Guia: Insanely Twisted Shadow Planet

Conquistas: 17
Pontos: 250 
Preço: 800MSP

Insanely Twisted Shadow Planet. Até o nome dá nas vistas, pela sua complexidade mas também por ser algo de misterioso. O jogo é mesmo isso só que a sua complexidade é ironicamente bastante simples fazendo com que este jogo seja uma aventura misteriosa e fantástica num mundo completamente diferente do normal com uma jogabilidade estilo metroid mas com naves.

Conquistas Offline: 17 | Online: 0
Contém DLC com conquistas

As conquistas estão divididas em diversas e campanha, havendo 7 de campanha e 5 de diversas, sendo que estas últimas 5  conseguem fazer com que o jogo seja bastante mais complicado de fazer os 200 pontos.

1º Passo – Modo História: Ao início não se preocupem com as conquistas, podem ir apanhando artefactos e melhoramentos desde que apontem o nível. Joguem o jogo normalmente pois é excelente e deve ser desfrutado, irão conseguir as 7 conquistas da campanha e com sorte até a conquista “Explorer”.

2º Passo – Explorer, Archaeologist e Fully Loaded: Depois de acabarem a campanha podem continuar a jogar a partir do último save, que os bosses já não estarão lá nem nada. Podem ir explorar o mapa por completo, apanhar os artefactos e os melhoramentos.

3º Passo – Marathon Run e Millionaire: Já só falta duas conquistas, por ventura das duas mais difíceis. Aconselho a arranjar um parceiro ou mais para fazerem estas conquistas. Levem o vosso tempo e não tentem apressar, não são fáceis e precisam de prática e calma.

4º Passo – DLC – Shadow Hunters: Se adquiriram o DLC deste jogo recomendo passarem-no depois da história principal, para ficarem bem habituados à mecânica do jogo. Apenas precisarão de jogar o novo modo de jogo uma vez, mas aviso desde já que vai dar algum trabalho. Vejam as estratégias deste DLC na conquista “Master Hunter“.

    
Complete Homeworld – 10 
Play through your homeworld and get transported to the Shadow Planet.

Conquista obtida ao longo da história.

    
Complete Organic – 10 
Beat the boss at the end of the organic zone.

Conquista obtida ao longo da história.

O boss deste nível é muito fácil de derrotar. Apenas terão que disparar para os sítios que o boss dispara. No vídeo abaixo poderão ver melhor como o fazer.

    
Complete Ocean – 10 
Escape the water chamber at the bottom of the ocean.

Conquista obtida ao longo da história.

    
Complete Ice – 10 
Shatter the red crystal and make your way into the magnetic zone.

Conquista obtida ao longo da história.

Para derrotar este boss, terão que mandar um míssil para dentro dele, por uma abertura de um dos lados do boss. Ele estará sempre a rodar e a disparar uns lasers o que dificulta a tarefa.
No vídeo abaixo poderão ver em maior detalhe como o derrotar.

    
Complete Mechanical – 10 
Defeat the boss at the end of the mechanical zone.

Conquista obtida ao longo da história.

Para derrotarem o boss desta zona, terão que roubar o core de dentro do boss. Para tal usem a arma de sucção (para os objectos roxos). Só conseguirão remover o core quando o boss estiver exposto. Até lá agarrem-se aos locais próprios nas paredes, enquanto se desviam dos detritos lançados pelo boss. Repitam estes passos até o derrotarem.

Em baixo deixo um vídeo que mostra esta batalha.

    
Complete Electrical – 10 
Defeat the boss at the end of the electrical zone.

Conquista obtida ao longo da história.

A estratégia deste boss passa por colocarem o objecto azul que trouxeram do início do nível nos suportes eléctricos que o boss irá activar. Uma vez colocado, terão que usar o choque eléctrico, para destruir esse suporte, enquanto se desviam de inimigos. Uma vez destruídos todos os suportes, o boss é derrotado.

Deixo um vídeo em baixo que mostra esta batalha.

    
Complete Game – 50 
Defeat the final boss.

Conquista obtida ao longo da história.

Este último boss tem duas etapas durante a sua batalha.

A primeira fase, passa por destruírem os braços/tentáculos do boss, enquanto se desviam e destroem outros inimigos mais pequenos. Uma vez feito isto, terão que atacar o olho em baixo, enquanto se desviam também de lasers.
Após tirarem dano suficiente ao olho, este sairá do corpo e passarão à segunda fase do boss, onde terão que derrotar o olho, enquanto este se move e dispara contra vocês.
Uma vez derrotado, entrem dentro do corpo do boss e apreciem o final do jogo.

Deixo um vídeo em baixo para vos ajudar nesta batalha final.

    
Explorer – 20 
Visit every corner of the Shadow Planet map.

Para esta conquista precisam de explorar o mapa a 100%. Podem muito facilmente ver no mapa os locais que ainda não foram, uma vez que estes nem sequer aparecem.

Em baixo deixo uma imagem do mapa completo feito pelo utilizador osakamitsu do site xbox360achievements.org. O mapa tem algumas localizações de artifactos, fragmentos, arte e upgrades, mas não todos. Por isso guiem-se pelos vídeos das conquistas respectivas e usem apenas este mapa para comparação do vosso dentro do jogo.

    
Archaeologist – 20 
Locate and collect all artifacts located on the Shadow Planet.

Agora precisam de encontrar todos os artefactos e apanhá-los. Muitos são complicados de apanhar, muitos estão escondidos e alguns até são fáceis. Podem tentar a sorte e tentar encontrá-los sozinhos mas eu deixo aqui um vídeo com as suas localizações. No vídeo está a sua localização e a ordem dos artefactos.

    
Fully Loaded – 20 
Collect all ship upgrades on the Shadow Planet.

Enquanto fazem a conquista “Explorer” devem muito provavelmente conseguir esta pois todos os melhoramentos estão à vista e dado que têm de explorar o mapa inteiro não é difícil encontrá-los a todos.  Para além disso os melhoramentos situam-se marcados no mapa o que torna isto ainda mais fácil.
Precisam de ambos os melhoramentos para as armas e os melhoramentos para a armadura. Caso não encontrem algum dêem uma olhadela nos vídeos em baixo onde se mostra as suas localizações.

No segundo melhoramento, no nível Ocean Zone, precisam de usar três bolhas de ar para levantar a medusa. Para o último melhoramento precisam de voltar ao nível Ocean Zone mas mais tarde quando possuem o poder roxo que permite puxar-vos através da corrente.

    
Marathon Run – 20 
Reach the 9th arena in Lantern Run.

Esta conquista é ganha se fizerem a conquista abaixo “Millionaire“. Apesar disso, esta conquista precisa que cheguem à nova arena do modo de jogo “Lantern Run” que consiste em levar umas lanternas até o máximo que conseguirem. Recomendo vivamente que façam com amigos, para terem uma melhor coordenação. Na conquista em baixo têm também um vídeo com mais umas dicas para esta conquista.

    
Millionaire – 10 
Score one million points in Lantern Run.

Tecnicamente a conquista mais complicada do jogo, requer que vocês façam um milhão de pontos no modo de jogo “Lantern Run”. Podem fazer sozinhos ou acompanhados mas aconselho vivamente com amigos, de preferência com microfone.

A melhor estratégia é deixarem um de vocês ficar com todos os melhoramentos para a armadura e a primeira arma enquanto que os outros apanham para as outras armas. Depois quando o jogador que estava a apanhar todos os melhoramentos estiver ao máximo começa outro. Tentem não deixar o jogador que está a fazer os melhoramentos morrer. Comuniquem e depois também é uma questão de sorte.

Em baixo deixo um vídeo para vos ajudar nesta conquista bem como na “Marathon Run“.

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DLC – Shadow Hunters
Conquistas: 5

Pontos: 50 
Preço: 400MSP

    
Apprentice Hunter– 5
Defeat the first boss in Shadow Hunters.

Ver conquista “Master Hunter“.

    
Journeyman Hunter– 10 
Defeat two bosses during one match in Shadow Hunters.

Ver conquista “Master Hunter“.

    
Master Hunter– 20 
Defeat four bosses during one match in Shadow Hunters.

O objectivo das missões deste DLC passa por levar um artifacto (bomba de luz) até ao final do nível sem esta explodir. Cada dano que a bomba leve faz decrescer o temporizador, por isso terão que jogar com cuidado e com alguma velocidade. O final de cada nível (asteróide) encontra-se sempre a Sul, com vários upgrades espalhados ao longo do caminho. Existem sempre inimigos a guardar os upgrades, por isso terão que planear previamente se o update compensará o esforço e possível dano causado á luz.

Em primeiro lugar, aconselho a jogar este modo com 4 pessoas, uma vez que dá para dividir tarefas e facilita muito os níveis.
A estratégia para 4 jogadores passa por ter um sempre a transportar a bomba. Esse jogador terá a função de colocar a bomba longe do alcance dos inimigos e posicionar a arma da bomba (que pode ser ganha com um upgrade) a jeito de eliminar os inimigos.
Outra das naves terá a função de ‘tank’ (comum nos MMO’s) e apanhará todos os upgrades para a arma que conseguir. O upgrade máximo para a arma é de nível 3, o que garante um disparo triplo.
As restantes duas naves terão a função de proteger a bomba, bem como pegar os inimigos de escudo para o ‘tank’ os conseguir eliminar mais rapidamente. Caso a nave que transporta a bomba seja destruída, um destes dois jogadores terá a função de ser o transportador até o outro renascer.

Poderão ver o mapa ao pressionarem o botão LB. Sempre que virem os postos de carregamento da bomba amarelos, tentem ir até lá, uma vez que recupera um pouco o tempo de detonação e repara/regenera as vossas naves. Os upgrades azuis para as naves tentem evitar uma vez que o esforço para os apanhar não compensa a vantagem que vos dá, depois de já terem uma nave com disparo triplo.

Durante o vosso percurso até ao núcleo do asteróide existirão uma espécie de arenas, salas que se fecharão quando entrarem lá dentro. Estas salas dão sempre um upgrade aleatório para as naves, um para a bomba e uma zona para reparar um pouco os danos causados. Estas salas podem ser alcançadas quando fazem desvios do caminho principal (virarem para a esquerda e/ou direita em vez de andarem sempre para baixo). É recomendado fazerem estas arenas para irem mais apetrechados contra os bosses.

Para esta conquista terão que derrotar pelo menos 4 bosses neste modo de jogo, sem perderem. Os bosses de cada nível bem como o design dos níveis são aleatórios e requerem sempre algum método específico de os derrotar.
O que se parece com um floco de neve terão que destruir os seus braços para deitarem abaixo os seus lasers.
O boss que dispara mísseis tem um escudo a proteger o seu centro (ponto fraco). Terão que disparar para essa área quando ele desviar o escudo.
O boss que atira bombas requer que agarrem nessas bombas e as atirem nas zonas vermelhas ao longo do seu corpo.

Uma última dica quanto aos níveis. Nos níveis mais avançados poderão haver múltiplos caminhos para baixo e o boss apenas se encontra num deles. Isto fará com que tenham que voltar atrás algumas vezes caso desçam pelo caminho errado. Como disse acima, os níveis gerados são sempre aleatórios por isso não há maneira de saber o caminho correcto. Com isto em conta não se preocupem de chegar ao mais perto do núcleo possível e não descobrirem aí o boss.

Refiro também que ao tentarem esta conquista, conseguirão desbloquear pelo caminho todas as outras conquistas do DLC.

Por fim deixo 1 vídeo dividido em duas partes de uma pessoa a chegar até ao 6º nível deste modo de jogo (mais do que o necessário para esta conquista). É apenas um jogador no vídeo, o que não recomendo por ser mais difícil, mas dá-vos uma boa ideia de como são as salas, os upgrades e principalmente os bosses.

    
Sweep Up – 5
Score 250,000 points in Shadow Hunters.

Desbloqueiam esta conquista ao fazer 250.000 pontos no modo de jogo Shadow Hunters. Ao passar um asteróide o vosso multiplicador de pontos sobe, o que faz com que nos asteróides mais avançados do jogo recebam muitos mais pontos. Estes multiplicadores desaparecem se morrerem. Ganham pontos por derrotar inimigos e bosses. Tendo em conta que irão explorar bastantes salas em busca dos upgrades deverão conseguir os 250.000 pontos quando derrotarem o boss do 2º asteróide.

Vejam a conquista “Master Hunter” para uma estratégia mais detalhada de como passar os níveis neste modo de jogo.

    
Cleaning Crew – 10 
Score 500,000 points in Shadow Hunters.

Desbloqueiam esta conquista ao fazer 250.000 pontos no modo de jogo Shadow Hunters. Ao passar um asteróide o vosso multiplicador de pontos sobe, o que faz com que nos asteróides mais avançados do jogo recebam muitos mais pontos. Estes multiplicadores desaparecem se morrerem. Ganham pontos por derrotar inimigos e bosses. Tendo em conta que irão explorar bastantes salas em busca dos upgrades deverão conseguir os 500.000 pontos quando derrotarem o boss do 3º asteróide.

Vejam a conquista “Master Hunter” para uma estratégia mais detalhada de como passar os níveis neste modo de jogo.

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Posted on 21 de Setembro de 2011, in Acção, Aventura and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

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