Guia: Battlefield 3

Conquistas: 58
Pontos: 1480

Finalmente chegou o tão aguardado Battlefield 3! Após vários anos em produção, o sucessor do Battlefield 2, regressa agora com um novo motor de jogo, um modo de campanha, um modo de cooperação e muitas mais horas de diversão no seu grandioso multiplayer.


Conquistas Secretas: 6
Contém DLC com conquistas

Quase todas as conquistas do Battlefield 3 não são difíceis de ganhar. Principalmente as do Single-Player e da Cooperação.
No entanto, são as Multiplayer que exigem mais dedicação e experiência por parte do jogador.
Isto até se compreende. Pois, apesar de este jogo ter também um modo de campanha e um de cooperação. A série Battlefield sempre se distinguiu pela sua jogabilidade no modo Multiplayer.

1º Passo – Modo Single-Player na dificuldade “Easy”: Eu bem sei que, assim que colocarem este jogo pela primeira vez nas vossas consolas, vão querer ir direitos ao Multiplayer. No entanto, quando quiserem começar a jogar para ganhar as conquistas, aconselho-vos a começar por aqui.
Apesar de o jogo ter uma conquista de passar o modo campanha em qualquer dificuldade e outra por passar em Hard. Sendo que estas duas podem ser ganhas apenas com uma passagem pela história. Aconselho-vos a passar primeira a campanha na dificuldade mais fácil.
Com este primeiro passo, irão ganhar 12 conquistas especificas de cada missão, mais as 6 conquistas secretas e ainda a conquista por passar o modo Single-Player em qualquer dificuldade. Isto dá 19 conquistas, um total de 420 .

Sobre as conquistas especificas de cada nível. Aqui fica uma lista:

Operation Swordbreaker: “Not on my watch
Uprising: “Roadkill” e “Involuntary Euthanasia
Going Hunting: “You can be my wingman anytime
Comrades: “The Professional
Thunder Run: “Scrap Metal
Night Shift: “Army of Darkness” e “Twofor
Rock and a hard place: “What the hell *are* you?” e Butterfly
Kaffarov: “Practice makes perfect
The Great Destroyer: “Between a rock and a hard place

Todas estas conquistas dos variados níveis são muito mais fáceis de serem ganhas na dificuldade “Easy”. E além disso, com esta primeira passagem pelo modo Single-Player, já vão saber imediatamente o que têm de fazer assim que começarem a passar novamente a história, mas desta vez na dificuldade “Hard”. O que nos leva ao próximo passo.

2º Passo – Modo Single-Player na dificuldade “Hard”: Existem muitos jogos que têm histórias bem engraçadas e viciantes no seu modo Single-Player. Não digo que a história deste jogo seja má, apenas digo que não é o seu forte.
Eu sei bem que é chato passar a história novamente dum jogo, quando a terminamos de fazer e esta não é assim tão boa. E toda este segunda passagem será apenas por uma conquista. Mas ei! Se nunca mais fizerem o frete de a passar novamente, nunca chegarão a ter os 1000 neste jogo.
Se preferirem, deixem este passo para mais tarde. Divirtam-se nos outros dois modos, mas não se esqueçam de cá voltar.

3º Passo – Modo Cooperação na dificuldade “Easy”: Tal como no Single-Player, também o modo Cooperativo tem conquistas especificas de cada missão. E é novamente por isso que devem jogar na dificuldade mais fácil.
Sendo que estão no modo Cooperativo, aconselho-vos a jogar com alguém da vossa lista de amigos e que ambos vocês usem o headset para comunicar.
Eu digo isto porque, neste modo, se não houver comunicação constante entre vocês, vai ser impossível ultrapassarem algumas das missões, assim como, ganharem quase todas as conquistas especificas de cada missão.

Aqui ficam as conquistas especificas de cada missão:
Operation Exodus: “Car Lover
Fire from the Sky: “Untouchable
Exfiltration: “Ninjas
Hit and Run: “Push On
Drop ‘em Like Liquid: “Bullseye
The Eleventh Hour: “In the nick of time

Alem destas seis conquistas relativas a cada missão, irão também ganhar uma conquista por terem passado as seis missões deste modo em qualquer dificuldade.

4º Passo – Modo Cooperação na dificuldade “Hard” e acumular pontos: Bem, a parte de passar todas as missões em Hard não tem muito que se diga. Já as passarão uma vez, já sabem como todas elas são.
A dificuldade mais difícil não será um bicho de sete cabeças, desde que com vocês esteja outro bom jogador. Quando terminarem de passar todas as missões nesta dificuldade receberão a conquista “Army of Two“.
Contudo, a vossa passagem pelo modo Cooperativo não se fica por aqui.
A conquista “Lock ‘n’ Load” requer que acumulem 441,000 pontos neste modo para desbloquearem todas as armas. Estas duas passagem que fizeram neste modo, apenas vos darão cerca de metade dos pontos necessários para chegarem a este número.

5º Passo – Modo Multiplayer: Finalmente chegamos à cereja no topo do bolo, ou então, a todo o bolo com a cereja incluída.
Este sem dúvida é o modo rei na série Battlefield, e com toda a certeza que será o modo em que precisarão de mais horas de jogo, para alcançarem as restantes conquistas.
Desde que jogam o Multiplayer pela primeira vez, concentrem-se em tentar conseguir ganhar (aos poucos), todos os ribbons existentes no jogo. Acreditem que ao usarem isso como prioridade, tanto receberão as restantes conquistas enquanto fazem os requisitos de certas ribbons, como ao mesmo tempo, ganharão experiência muito mais depressa.
Essa experiência ganha durante as ronda, com o acréscimo dos pontos adicionais vindos de recompensas como ribbons ou medalhas, será um factor muito importante, para chegarem rapidamente à conquista “Colonel“, que passa por atingirem o nível 45 no Multiplayer.

6º Passo – DLC “Back to Karkard”: A dificuldade e a paciência é que algo que perdura até conseguirem desbloquear as principais conquistas deste DLC.
A partir do momento que começam a jogar o Multiplayer já com o “Back to Karkand” instalado, foquem-se principalmente em concluir os requisitos dos 10 Assignments. Pois este é o primeiro passo para conseguirem fazer a conquista “Gunslinger“.
No mapa “Gulf of Oman” podem ganhar a conquista mais fácil deste DLC, a “Jaws“; assim como matar um inimigo com o veiculo BTR-90 (este é o único mapa com este veiculo) e com o jacto F-35, para a conquista “Third Tour“.
Ainda falando em mapas específicos, o “Wake Island” é o único mapa em que podem ganhar a conquista “Like a Boss“. Se não conseguiram matar ninguém usando o jacto F-35 no “Gulf of Oman”, também neste mapa existem esses mesmos jactos no porta-aviões.
Para terminar, a conquista “Complete Warrior“, pode ser ganha em qualquer mapa do jogo (seja deste DLC, do jogo original ou em mapas de futuros DLCs) que tenha jactos.

7º Passo – DLC “Close Quarters”: As conquistas deste DLC são bastante fáceis e rápidas de se ganhar.
Escolham como vosso primeiro jogo, um Gun Master no mapa Ziba Tower. Assim poderão adequirir as conquistas “Man of Calibre” e “Grinding the Crack“, numa só ronda.
A “Deadly Tools” e a “Dominator“, podem ser ganhas durante os vários jogos que fazem para aumentar o progresso dos novos Assignments.
Caso ainda não tenham desbloqueado a “Show of Force” usando outros métodos, quando completarem os 10 novos Assignments, já terão as armas desbloqueadas para fazer esta conquista.

8º Passo – DLC “Armored Kill”: Este é outro DLC com conquistas de pouca dificuldade.
No entanto, como este é o primeiro DLC que não trás nenhuma conquista semelhante à “Gunslinger” do Back to Karkand e à “Show of Force” do Close Quarters, torna-se dificil para mim dar-vos uma ordem certa para fazer as conquistas neste DLC. A única coisa que vos posso aconselhar é deixarem a “Destroyer” para último.

9º Passo – DLC “Aftermath”: Apesar deste conteúdo também contar com um novo modo de jogo, a maioria das conquistas centra-se na nova arma – o XBOW (arco e flecha).
No entanto, o XBOW não está disponível logo de inicio. Para o desbloquearem necessitam de vencer três rondas no modo “Scavenger”, o novo estilo de jogo deste DLC.
Comecem com um jogo de Conquest, no mapa Epicenter. A escolha inicial para jogarem neste mapa prende-se ao easter egg da estatueta do dinossauro, que vos dá imediatamente a conquista “Bite your finger”. Sendo esta a conquista mais fácil desta expansão, podem-na fazer em primeiro lugar, ou deixarem para outra altura.
De seguida, joguem algumas rondas no modo Scavenger. Durante o jogo, tentem mudar de arma, sempre que encontrarem uma nova no chão. Assim que apanharem 50 armas – o que não acontecerá numa só ronda, talvez em seis ou sete – receberão a conquista “Extreme Hoarder”.
Se durante as várias rondas que fizeram neste modo para ganharem a conquista previamente mencionada tiverem ganho três delas, é porque já ganharam o XBOW e não necessitam de voltar novamente a este modo para as próximas conquistas.
Entrem agora num outro modo, de preferência um Conquest normal. Não interessa se decorre ou não nestes novos mapas. Agora, enquanto tentam fazer os requisitos para completar os vários assignments, e deste modo desbloquear os vários acessórios do XBOW, assim como a conquista “Handyman”; tentem ganhar a conquista “Pocket full of death”.
Mesmo que ainda não tenham desbloqueado todos os acessórios do XBOW, caso já tenham completado o assignment “A Good Demo Man”, comecem a utilizar as flechas explosivas (HE Bolt) na XBOW para que possam tentar ganhar a conquista “Home made javelin”, assim que virem um veiculo ou equipamento inimigo.

Divirtam-se…


Not on my watch – 25
Protect Chaffin from the soldiers in the street in Operation Swordbreaker

Para ganharem esta conquista, necessitam de proteger o soldado Chaffin dos inimigos que vão aparecendo na rua, na missão “Operation Swordbreaker”.
Durante a missão “Operation Swordbreaker”, logo depois de matarem o sniper com a bazooka, terão de ajudar a vossa unidade a evacuar o soldado Chaffin da rua. Usem a vossa sniper para matarem os inimigos que vão surgindo, até que a vossa equipa e o Chaffin atravessem a rua em segurança. Depois disso vão surgir vários inimigos que começarão a correr na direcção do prédio onde se encontrão. Matem alguns deles, até que a conquista desbloqueie.


Roadkill – 20

Kick the car to kill the soldiers in Uprising

Durante a missão “Uprising”, chegarão a um checkpoint onde se encontra uma caixa com munições por cima. Irão também notar que, logo a seguir a esse checkpoint, a estrada destruída forma um grande desnível, onde na parte de baixo se encontram vários inimigos. Em vez de descerem para a parte inferior, sigam para o vosso lado direito e encontrarão lá um carro junto ao desnível. Assim que chegarem junto ao carro, irão reparar que existe uma interação usando o botão B. Ao carregarem repetidamente nesse botão, a vossa personagem irá matar dois inimigos em simultâneo com a queda do carro, e vocês vão desbloquearão esta conquista.



Involuntary Euthanasia
– 25

Kill the 2 soldiers before the building falls on them in Uprising

Durante a missão “Uprising”, irão chegar a uma parte em que irão sofrer uma emboscada, enquanto estiverem no interior de um autocarro. Matem os inimigos que vos fizeram a emboscada e assim que tiverem limpo o caminho, dirijam-se para a parte de trás do autocarro e preparem-se para sair. Depois de saírem do autocarro, à medida que avançam, o edifício que está de fronte, à vossa esquerda irá começar a ruir lentamente. Rapidamente matem dois inimigos que se encontram ao lado do prédio, antes do mesmo cair sobre eles.

Existe uma maneira alternativa, que comigo resultou à primeira.
Assim que matam todos os inimigos que se encontram à volta do autocarro, rastejem até perto da saída do autocarro e atirem uma granada na direção onde os outros dois inimigos se encontram. Logo que atirem a granada levantem-se e desatem a correr naquela direção.
E pronto…desbloquearam a conquista!

NOTA: Por vezes, apenas um inimigo aparece ao lado do prédio.



You can be my wingman anytime
– 30

Complete Going Hunting in a perfect run

Na missão “Going Hunting”, vocês serão o co-piloto num caça. Enquanto o piloto dirige o avião, o vosso objectivo passa por lançar foguetes luminosos para vos proteger dos misseis inimigos, e lançar os vossos para os derrubarem. Para esta conquista necessitam de destruir sete inimigos, cada um apenas com um míssil.
Tal como os bosses dos jogos antigos, também este nível tem todo uma sequência de eventos. Se conseguirem decorar toda essa série de eventos sabem ao certo a que determinada altura é que devem usar os foguetes luminosos ou disparar contra os inimigos depois de eles falharem os deles.
Tenham em conta que se por alguma razão falharem um deles, terão de começar o nível todo do inicio. Recomeçar do ultimo checkpoint não vos dará a conquista, mesmo que depois não falhem nenhum.

O padrão pelo qual se devem seguir, de modo a destruir os sete jactos com um míssil em cada, é este:

Jacto 1: Usem 2 foguetes para se protegerem, o inimigo avança e esperem que ele lance 2 foguetes, depois disparem o míssil.
Jacto 2: O jacto aparece à frente a vir na vossa direcção. Lancem o míssil assim que marcarem o jacto.
Jacto 3: Este aparece a perseguir um jacto de um vosso colega. Disparem assim que puderem.
Jacto 4: Aparece a vir na vossa direção. Esperem que ele passe por vós e defendam-se com um foguete do míssil dele. Depois ele irá passar pelo vosso lado esquerdo e irá lançar uns foguetes. Assim que ele terminar, disparem.
Jacto 5: Disparem assim que ele aparecer, pois ele não irá usar qualquer foguete.
Jacto 6 e 7: Estes irão surgir atrás de vocês. Usem os foguetes para os 3 ataques. Depois disso, o “jacto 6” irá passar para a vossa direita. Depois de ele usar os seus foguetes, destruam-no. O último jacto irá passar para o vosso lado esquerdo.Lancem o vosso míssil final, assim que ele largar 2 foguetes.



The Professional – 30

Complete the street chase in Comrades in under 2 minutes 30 seconds without dying

Perto do final da missão “Comrades”, assim que começarem a perseguir o homem pelas ruas, ignorem todos os outros tiroteios entre policias e terroristas e foquem-se apenas na perseguição. Se forem atingidos, protejam-se rapidamente atrás de algo até deixarem de sangrar e continuem a vossa perseguição.
Para a conquista, precisam de completar a perseguição em menos de 2 minutos e meio. Não é difícil, tendo em conta que a perseguição é relativamente curta, mas mesmo assim, aconselho-vos a fazer isto na dificuldade mais fácil.



Scrap Metal – 25
Destroy 6 enemy tanks before reaching the fort in Thunder Run

No inicio da missão “Thunder Run”, vocês e os vossos companheiros dos outros tanques, começarão uma batalha contra tanques inimigos antes de chegarem ao forte. Se destruírem os seis tanques inimigos antes de entrarem no forte, ganham esta conquista.
Levem o vosso tempo, lembrem-se que vocês é que estão no controlo do vosso tanque. Por isso, se quiserem podem parar o vosso tanque para terem uma melhor pontaria.



Army of Darkness
– 30
Shoot out the 4 lights with 4 bullets in Night Shift

Logo no inicio da missão “Night Shift”, ser-vos-á pedido que destruam as lâmpadas que iluminam o parque de estacionamento, que se encontra do outro lado da rua a partir da vossa posição. Façam zoom com o LT e com cuidado destruam as quatro lâmpadas, com quatro tiros consecutivos. Se tiverem sucesso, desbloqueiam a conquista.

DICA: Se manterem pressionado o analógico esquerdo para dentro, a vossa personagem irá aguentar o fôlego durante um curto espaço de tempo. Fazendo assim com que, por breves segundos, consigam parar a mira.
Tenham também em conta que no Battlefield, as balas quando disparadas à distância, vão perdendo altitude. Neste caso, aconselho para que façam mira no topo de cada lâmpada antes de dispararem.



Twofor – 15
Take down 2 enemies with 1 bullet in Night Shift

Durante a missão “Night Shift”, chegarão a um momento em que têm de proteger os vossos soldados enquanto eles tentam atravessar uma rua. O vosso parceiro irá-vos indicar para que matem dois soldados que encontram alinhados, a partir da vossa posição. Usem a vossa sniper, e se matarem os dois apenas com uma bala, recebem a conquista.



What the hell *are* you?
– 20
Take a russian Dog Tag in the forest ambush in Rock And A Hard Place

O nome e imagem desta conquista é uma referencia ao filme “O Predador”
No inicio da missão “Rock and a Hard Place”, chegarão a uma ponto da floresta em que serão emboscados pelos russos. Depois de verem onde se encontra pelo menos um dos inimigos, tentem cotornar-lhe e mata-lo com a faca. E já está…conquista desbloqueada!



Butterfly – 25
Take down the jet in one attempt in Rock And A Hard Place

No final da missão “Rock and a Hard Place”, irá surgir nos céus, um jacto inimigo que vos irá tentar matar, bem como aos vossos companheiros. À medida que fogem do jacto para um local seguro, irão chegar até a um local em que encontram um javelin. Para ganharem a conquista, necessitam de destruir o jacto inimigo apenas com um disparo.
Para conseguirem esse feito, usem o javelin e façam mira sob o inimigo. O beep que começar a soar, significa que estão a tentar marcar um veiculo inimigo. Não percam o jacto da mira do javelin até que o som fica estável. Isso significa que o veiculo está marcado e assim que disparem, não há como ele fugir. Ao destruírem o jacto, ganham a conquista.



Practice makes perfect
– 15

Headshot each of the targets in the gun range in Kaffarov

Na missão “Kaffarov”, logo depois de passarem o armazém de armas na vila e de atravessarem uma divisão cheia de soldados. Serão avisados que terão de seguir por um caminho alternativo.
E é agora que chega a altura para ganharem mais uma conquista. Este local onde acabam de chegar, é uma zona para a pratica de tiro com alvos e inimigos à mistura.
Nesta zona existem 13 alvos. Para ganharem a conquista, necessitam de disparar na cabeça de cada um dos alvos. É aconselhável que vocês mudem o modo da vossa arma para “single shot” (disparo único) e matem primeiro os inimigos.
Tenham atenção para onde disparam, porque em algumas ocasiões, os inimigos surgem ao lado dos alvos. Além disso, alguns inimigos usam miras laser, o que vos impossibilita muitas vezes de terem uma noção acertada para onde estão a disparar.



Between a rock and a hard place – 15
Beat Solomon, flawlessly, in The Great Destroyer

No final da missão “The Great Destroyer”, ir-se-ão envolver num confronto com o Solomon logo após provocarem o acidente. Para desbloquearem a conquista, necessitam de pressionar com êxito, todos os botões (sem falhar nenhum) que vão surgindo neste quick-time event. Assim que a luta terminar, recebem a conquista.



Ooh-rah! – 30
Complete the campaign story

Para conseguirem esta conquista, necessitam de completar todas as missões do Single-Player em qualquer dificuldade. Leiam a conquista “Semper Fidelis” para mais informação.


Semper Fidelis – 50
Complete the campaign story on Hard

Para conseguirem esta conquista, necessitam de completar todas as missões do Single-Player na dificuldade mais difícil, ou seja, em “Hard”.

Nesta dificuldade não se podem “aventurar” tanto como nas dificuldades inferiores.
Os inimigos serão mais inteligentes, sendo que vos detectam com mais facilidade e utilizam tácticas de fogo supressivo para vos tentarem atrapalhar.
Usem bastante a opção de se deitarem no chão e tirem também partido de vários locais do cenário para se protegerem. Exponham-se apenas o tempo suficiente para matarem um ou dois inimigos, e voltem-se a baixarem para se protegerem.
Tenham em conta que nesta dificuldade é muito fácil vocês morrerem. Por vezes, basta levarem com um ou dois tiros de uma distância relativamente curta, para que vos matem. Não pensem sequer em andar a correr em espaços abertos com o intuito de matar os inimigos com a faca. Pois apesar de esta campanha ter influências em outros jogos, vocês estão a jogar Battlefield.
Para terminar, a maior parte dos checkpoints neste jogo encontram-se localizados entre grandes distâncias. Por isso, levem o vosso tempo até chegarem ao vosso objectivo.


Car Lover – 20
Complete the mission without losing a humvee in Operation Exodus

Na missão de cooperação “Operation Exodus”, terão atrás de vós, vários humvees (jipes) alinhados para vos ajudarem a proteger as diferentes linhas de defesa.
Para receberem esta conquista, necessitam de terminar a vossa missão sem que qualquer humvee seja destruído.
Logo no inicio do missão, aconselho a irem à caixa das armas perto da ponte e pegarem em minas Anti-Tank. Coloquem três dessas minas no beco do lado esquerdo que se encontra um pouco à frente da caixa das armas. Nesse beco, passado algum tempo, irá aparecer um tanque que vos destruirá um ou dois jipes muito facilmente caso não tenham lá colocado as minas.

O resto dos inimigos não é muito difícil de derrotar. Protejam-se dos tiros e usem o Javelin contra os tanques que forem aparecendo.



Untouchable – 20
Complete the mission without using the fire extinguisher in Fire From The Sky

Na missão de cooperação “Fire from the Sky”, vocês e o vosso colega serão o piloto e co-piloto de um helicóptero. A pessoa que está a jogar como piloto, tem a opção de usar o extintor de incêndios (usando o RB), assim que o helicóptero sofrer um certo dano e começar a pegar fogo.

Para conseguirem esta conquista, necessitam de completar a missão sem utilizarem esta opção.
A melhor maneira para ganharem esta conquista é jogarem na dificuldade fácil. Além disso facilitar significativamente, a pessoa que joga como piloto deve manter o helicóptero sempre em movimento (de preferência as voltas, sempre virado para o objectivo). A pessoa que está encarregue das armas tem de matar rapidamente todos os inimigos, mas sempre tendo como prioridade, a destruição de armas Anti-Aereas, pois são essas que provocam mais dano ao helicóptero.



Ninjas – 20
Reach the VIP without setting off the alarm in Exfiltration

Na primeira parte da missão de cooperação “Exfiltration”, têm como objectivo entrar num edifício para capturar e extrair um VIP.
Para desbloquearem esta conquista, necessitam de chegar até ao VIP sem que sejam detectados. Isso significa que vocês e o vosso amigo têm de matar vários inimigos sincronizadamente e, em certas alturas, dispararem também em câmeras de segurança. Usem apenas a vossa pistola com silenciador e tentem não dar uso à vossa faca, pois pode comprometer todo o progresso para a conquista.



Push On – 20
Reach the garage without going into man-down state in Hit and Run

De modo a desbloquearem esta conquista, na missão de cooperação “Hit and Run”, terão que chegar até à garagem, sem que vocês ou o vosso amigo sejam abatidos.
O melhor conselho que existe, é rastejarem muito ou simplesmente protegerem-se atrás de algo resistente. Avancem com muito cuidado e sempre que levarem um tiro, sigam as indicações acima referidas.



Bullseye – 20
Reach and save the hostages without alerting any enemies in Drop ’em Like Liquid

Na missão de cooperação “Drop ‘em Like Liquid”, o vosso objectivo passa por ajudar a “Alpha Team” a salvar a vida de vários reféns.
Para conseguirem esta conquista, têm de passar todo o nível sem alertar qualquer inimigo, sendo que a única excepção são os inimigos que se encontram dentro de um apartamento. Esses não contam para a conquista.

Visto que esta conquista é um pouco difícil de explicar passo-a-passo, aconselho a que vejam o vídeo abaixo.



In the nick of time – 20
Disarm the bomb in under 20 seconds in The Eleventh Hour

Na missão de cooperação “The Eleventh Hour”, um dos vossos objectivos primários será desarmar uma bomba, numa das carruagem na estação de metro. Quando chegarem ao local, a bomba será armada e começará uma contagem decrescente de 60 segundos. Para ganharem esta conquista, apenas necessitam de desarmar a bomba quando faltarem menos de 20 segundos para a mesma explodir.
O desarmamento da bomba trata-se de um quick-time event.



Two-rah! – 30
Complete all co-op missions

Para desbloquearem esta conquista, completem todas as missões de Cooperação em qualquer dificuldade. Leiam também a conquista “Army of Two” para mais informações.


Army of Two – 50
Complete all co-op missions on Hard

Para desbloquearem esta conquista, necessitam de passar todos os níveis de Cooperação na dificuldade difícil (Hard).
Vocês podem fazer estas missões encontrando um outro jogador qualquer que também queira fazer. No entanto, aconselho seriamente a jogarem com alguém que conheçam que também tenha o jogo. Isto porque é muito importante que no decorrer das missões, ambos estejam sempre em comunicação.

Tal como disse na conquista de passar o Single-Player no Hard, volto a dizer aqui. Usem bastante a opção para se deitarem no chão ou encontrem bons locais para se abrigarem. Nesta dificuldade, o perigo é constante. Por vezes, até a má decisão de um dos jogadores, pode levar tudo a perder.
É igualmente importante que muitas vezes, ambos os jogadores permaneçam juntos. Se um dos dois, tiver a infelicidade de ser abatido, o outro jogador deve estar sempre num lugar em que o possa curar o mais depressa possível, sem que o caminho até chegar ao jogador abatido ponha em risco toda a missão.


Lock ‘n’ Load – 30
Unlock all unique co-op weapons

Para conseguirem esta conquista, precisam de desbloquear todas as armas do modo Cooperativo. Para tal, precisam de jogar várias vezes quaisquer missões deste modo para irem acumulando pontos.
Estas armas que vão ganhando neste modo, depois de desbloqueadas, poderão ser utilizadas nos modos de Multiplayer. No entanto, não pensem que apenas uma passagem por cada missão do jogo será o suficiente para desbloquearem todas as armas.
No menu principal do jogo, se quiserem saber qual o vosso progresso de pontuação no modo Cooperativo vão a “My Soldier” e depois a “Stats & Progression”.

Sem mais demoras, deixo-vos aqui a lista:

Arma: MP412 Rex
Categoria em que pode ser usada: Todas
Pontuação necessária para desbloquear: 63,000 pts

Arma: KH2002
Categoria em que pode ser usada: Assault
Pontuação necessária para desbloquear: 126,000 pts

Arma: MP7
Categoria em que pode ser usada: Todas
Pontuação necessária para desbloquear: 189,000 pts

Arma: M39 EMR
Categoria em que pode ser usada: Recon
Pontuação necessária para desbloquear: 252,000 pts

Arma: 93R
Categoria em que pode ser usada: Todas
Pontuação necessária para desbloquear: 315,000 pts

Arma: SG553
Categoria em que pode ser usada: Engineer
Pontuação necessária para desbloquear: 378,000 pts

Arma: G3A3
Categoria em que pode ser usada: Assault
Pontuação necessária para desbloquear: 441,000 pts


Decorated – 50
Obtain one of each ribbon in the game

Os Ribbons – ou “fitas” em português – são recompensas que recebemos no Multiplayer por completar-mos certas tarefas numa só ronda.
O requisito para desbloquearem esta conquista, passa por ganharem todos os ribbons do jogo.
Esta tarefa é acumulativa, por isso não pensem que têm de ganhar todos eles numa só ronda, porque isso seria impossível.

Algumas destes ribbons são fáceis de desbloquear, outras exigem mais trabalho ou talvez sorte, outras exigem que usem certas ferramentas que só ganham com o progresso dos vossos níveis e ainda existem outras que para ganharem, necessitam de escolher uma certa categoria.
Deixo-vos em baixo a lista de todos os ribbons e os seus requisitos.

Assault Rifle Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 7 inimigos com Assault Rifles. (Vejam a descrição da conquista “Infantry Efficiency” para mais informações.)

Light Machine Gun Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 7 inimigos com Light Machine Guns. (Vejam a descrição da conquista “Infantry Efficiency” para mais informações.)

Carbine Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 7 inimigos com Carabines. (Vejam a descrição da conquista “Infantry Efficiency” para mais informações.)

Hand Gun Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 4 inimigos com Pistolas.

Sniper Rifle Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 7 inimigos com Sniper Rifles. (Vejam a descrição da conquista “Infantry Efficiency” para mais informações.)

PDW Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 7 inimigos com Personal Defense Arms.
Estas armas são as seguintes:
* PP-2000 – Desbloqueada no nível 7
* UMP-45 – Desbloqueada no nível 16
* PDW-R – Desbloqueada no nível 32
* P90– Desbloqueada no nível 40
* AS Val – Desbloqueada no nível 45
* MP7 – Desbloqueada assim que atingirem um XP acumulativo de 189,000 no modo Cooperativo
* MP5 – Desbloqueada com o DLC “Back to Karkand”
* PP-19 – Desbloqueada com o DLC “Back to Karkand”

Shotgun Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 7 inimigos com Shotguns.
Esta é a lista das Shotguns.
* 870MCS
* M1014
* Saiga 12K
* DAO-12
* USAS-12
* Jackhammer – Desbloqueada com o DLC “Back to Karkand”

Disable Vehicle Ribbon (200 XP)
Numa ronda, façam “disable” a 4 veiculos inimigos.

Melee Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 4 inimigos com a faca.

Surveillance Efficiency Ribbon (200 XP)
Numa ronda, consigam 5 motion Sensor Assists. (Vejam a descrição da conquista “Support Efficiency” para mais informações.)

Medical Efficiency Ribbon (200 XP)
Numa ronda, revivão 5 companheiros de equipa. (Vejam a descrição da conquista “Support Efficiency” para mais informações.)

MVP Ribbon (500 XP)
Numa ronda, sejam o melhor jogador.
Não interessa se são o melhor jogador da vossa equipa. Para ganharem este ribbon, necessitam de ser o jogador com mais pontuação entre as pontuações da vossa equipa e da equipa adversária.

MVP 2 Ribbon (400 XP)
Numa ronda, sejam o segundo melhor jogador.
Tal como no “MVP Ribbon”, aqui vocês necessitam de ser o segundo melhor jogador entre ambas as equipas.

Suppression Ribbon (200 XP)
Numa ronda, façam 7 Suppression Assists.

Avenger Ribbon (200 XP)
Numa ronda, consigam 2 Avenger Kills.

Savior Ribbon (200 XP)
Numa ronda, consigam 2 Savior Kills.

Anti Vehicle Ribbon (200 XP)
Numa ronda, destruam 3 veiculos inimigos.

Accuracy Ribbon (200 XP)
Numa ronda, façam 5 headshots.

MVP 3 Ribbon (300 XP)
Numa ronda, sejam o terceiro melhor jogador.
Tal como no “MVP Ribbon”, aqui vocês necessitam de ser o terceiro melhor jogador entre ambas as equipas.

Ace Squad Ribbon (500 XP)
Numa ronda, façam parte do melhor Squad.
Para receberem este ribbon, necessitam de fazer parte do Squad que conseguiu fazer mais pontos entre todos os Squads de ambas as equipas.

Flag Defender Ribbon (200 XP)
Numa ronda, consigam 5 flag defends.
Para tal, necessitam de jogar no modo Conquest. Assim que a vossa equipa tiver conquistado uma bandeira, permaneçam naquela zona à espera que os inimigos apareçam para a conquistar. Por cada inimigo que matem enquanto ele está a tentar capturar uma zona da vossa equipa, conta como um “flag defense”.
Por isso, matem 5 inimigos que tentem conquistar uma zona vossa e recebem este ribbon.

Flag Attacker Ribbon (200 XP)
Numa ronda, façam 4 flag captures.
Tal como na Flag Defender Ribbon, para ganharem este também necessitam de jogar no modo Conquest.
Um “flag capture” é quando vocês são o primeiro elemento da vossa equipa a chegar a uma zona e conquistá-la. Se não forem o primeiro elemento da vossa equipa a tentar conquistar uma certa zona, assim que ajudarem a conquistar, vocês recebem um “flag capture assist” (sendo que apenas o que chegou em primeiro é que recebe o “flag capture”) e isso não conta para este ribbon.
Assim sendo, sejam os primeiros a chegar a uma zona e conquistem-na. Se entretanto surgir alguém da vossa equipa a ajudar-vos, melhor!

Resupply Efficiency Ribbon (200 XP)
Numa ronda, reabasteçam 7 vezes os vossos companheiros de equipa. (Vejam a descrição da conquista Support Efficiency para mais informações.)

Maintenance Efficiency Ribbon (200 XP)
Numa ronda, façam 7 reparos. (Vejam a descrição da conquista “Support Efficiency” para mais informações.)

Conquest Ribbon (200 XP)
Terminem uma ronda no modo Conquest.
Não interessa se a vossa equipa sai vitoriosa ou derrotada.

Team Deathmatch Ribbon (200 XP)
Terminem uma ronda no modo Team Deathmatch.
Não interessa se a vossa equipa sai vitoriosa ou derrotada.

Squad Rush Winner Ribbon (500 XP)
Vençam uma ronda no modo Squad Rush.

M-COM Defender Ribbon (200 XP)
Numa ronda, defendam 4 M-COM Stations.
Este ribbon só é alcançável jogando pela defesa no modo Rush.
Para o ganharem, necessitam de matar um inimigo enquanto ele estiver a plantar a bomba numa das M-COMs.

Nemesis Ribbons (200 XP)
Numa ronda, consigam 2 Nemesis kills.
Ser um Nemesis de alguém pode revelar-se uma tarefa difícil. Para tal, necessitam de matar 5 vezes o mesmo jogador numa ronda, sem que ele vos mate. Se o conseguirem, passam a ser o Nemesis dele.
Agora para ganharem este ribbon, necessitam de ser o Nemesis de duas pessoas durante uma ronda. Estarão à altura?

M-COM Attacker Ribbon (200 XP)
Numa ronda, destruam 3 M-COM Stations.
Este ribbon só é alcançável jogando pelo ataque no modo Rush.
Para o ganharem, necessitam de armar e destruir 3 M-COMs Stations numa só ronda. Lembrem-se que estas costumam estar muito bem protegidas pela equipa da defesa, por isso, chegar até lá pode revelar-se uma tarefa difícil.
Se costumam jogar bastante na categoria de Engineer, podem ter aqui uma certa vantagem em relação às outras categorias. O quinto desbloqueavel do Engineer (assim que atingem um acumulativo de 25000 xp nesta categoria), recebem o EOD Bot. Este pequeno robot é comandado à distância e tem como função principal, armar ou desarmar M-COMs.
Se já possuírem este robot, usem-no para chegar até ao território inimigo e armarem as M-COMs. Muitas vezes nem os próprios inimigos notarão a sua presença. Mas lembrem-se que se alguém destruir o vosso EOD Bot, precisam que alguém da categoria de Support vos dê munições, se quiserem ter outro na mesma vida.

Air Warfare Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 6 inimigos enquanto se encontram em veículos aéreos. (Vejam a descrição da conquista “Vehicle Warfare” para mais informações.)

Stationary Emplacement Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 2 inimigos com armas montadas.
As armas montadas são todas aquelas que estão fixas em certas zonas do mapa. Armas como turrets ou lança-misseis.
Matar 2 inimigos com estas armas nem é tarefa difícil, pois muitas vezes os veículos inimigos transportam mais que uma pessoa. E a destruição de um destes com uma arma montada pode ser o suficiente para ganharem o ribbon.

Transport Warfare Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 4 inimigos enquanto se encontram em veículos de transporte. (Vejam a descrição da conquista “Vehicle Warfare” para mais informações.)

Squad Wipe Ribbon (200 XP)
Numa ronda, consigam 2 bonus de Squad Wipe.
Um “Squad Wipe” é o bónus que recebem numa ronda, quando matam todos os membros de um Squad da equipa contraria. Em qualquer um dos modos principais do jogo (Conquest, Rush ou Team Deathmatch) este ribbon pode ser uma sorte vocês conseguirem desbloquear, pois vocês não sabem quem é que são os inimigos que se encontram no mesmo esquadrão (Squad). Apenas sabem que são os líderes dos mesmo, porque tal como na vossa equipa, os líderes de cada esquadrão possuem um símbolo de uma estrela por cima das suas cabeças.
A melhor maneira para ganharem este ribbon, é jogarem no modo Squad Rush e matarem todos os inimigos duas vezes.
Não tenham problema em arriscar muito, porque para ganharem um bónus de Squad Wipe, não precisam fazer nenhum killstreak. Consigam dois e recebem este ribbon.

Armored Warfare Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 7 inimigos com veículos terrestres. (Vejam a descrição da conquista “Vehicle Warfare” para mais informações.)

Anti Explosives Ribbons (200 XP)
Numa ronda, destruam 2 explosivos de inimigos.
Este ribbon até nem é difícil de ganhar. Para o conseguirem apenas necessitam de destruir dois engenhos explosivos colocados pelos inimigos.
Os engenhos explosivos a que me refiro são C4, Claymores ou Minas Anti-Tank.
Nomeadamente os inimigos costumam usa-los para protegerem as M-COMs no modo Rush, as zonas das bandeiras no modo Conquest ou simplesmente espalham Minas Anti-Tank em mapas com bastantes veículos terrestres.

Para saberem distinguir os explosivos da vossa equipa e da equipa adversária, simplesmente olhem para o Mini-mapa. Os explosivos da vossa equipa estarão marcados com uma bola, enquanto que os explosivos dos inimigos não aparecem marcados no Mini-mapa.

Squad Spawn Ribbon (200 XP)
Numa ronda, recebam 7 bonus de Squad Spawn.
Vocês recebem um bónus de Squad Spawn, sempre que alguém do vosso Squad aparece em vocês. Acreditem que de todos, este deve ser o ribbon mais fácil de ganhar. Apenas posicionem num bom local do mapa, que todos os membros da vossa Squad vão querer aparecer no local em que se encontram. Bastam 7 aparecerem em vocês para ganharem este ribbon.

Combat Efficiency Ribbon (500 XP)
Numa ronda, consigam 3 bonus de Killstreak.
Um Killstreak é quando vocês matam um certo numero de inimigos sem alguém vos mate. Não sei ao certo quantos inimigos é que necessitam de matar para que recebam 1 bonus de Killstreak. Mas sei que se conseguirem um Killstreak de 8 – ou seja, matarem 8 pessoas sem que morram – ganham imediatamente este ribbon.

Squad Rush Ribbon (200 XP)
Terminem uma ronda no modo Squad Rush.
Não interessa se a vossa equipa sai vitoriosa ou derrotada.

Squad Deathmatch Ribbon (200 XP)
Terminem uma ronda no modo Squad Deathmatch.
Não interessa se a vossa equipa saia vitoriosa ou derrotada.

Squad Deathmatch Winner Ribbon (500 XP)
Vençam uma ronda no modo Squad Deathmatch.

Rush Ribbon (200 XP)
Terminem uma ronda no modo Rush.
Não interessa se a vossa equipa saia vitoriosa ou derrotada.

Rush Winner Ribbon (500 XP)
Vençam uma ronda no modo Rush.

Conquest Winner Ribbon (500 XP)
Vençam uma ronda no modo Conquest.

TDM Winner Ribbon (500 XP)
Vençam uma ronda no modo Team Deathmatch.


Support Efficiency – 30
Obtain all 4 support efficiency ribbons

Para desbloquearem esta conquista, necessitam de ganhar a ribbon de especialização de cada uma das quatro classes.

Medical Efficiency Ribbon (200 XP)
Numa ronda, ressuscitem 5 companheiros de equipa.
A melhor maneira é escolherem a categoria de Assault e manterem-se-se com o vosso esquadrão (Squad). Sempre que algum dos vossos companheiros morrer, vão lá e revivam-no com o desfibrilador (desbloqueado assim que consigam 4000xp na categoria de Assault). Repitam este processo mais quatro vezes e recebem o ribbon.
Tenham em conta que para ganherem o ribbon, não necessitam que reviver somente colegas do vosso esquadrão. Qualquer colega de equipa que vocês revivam, conta para o progresso da ribbon.

Para saberem onde é que os vosso companheiros morreram, olhem à vossa volta e procurem o símbolo de uma caveira ou como alternativa olhem para o mini-mapa e dirijam-se para os locais em que aparece um simbolo de um batimento cardiaco com um circulo à volta.

NOTA: Matarem o vosso colega de equipa ou o mesmo se suicidar, não conta para a ribbon mesmo que vocês o ressuscitem.

Resupply Efficiency Ribbon (200 XP)
Numa ronda, reabasteçam 7 vezes os vossos companheiros de equipa.
Como Supporter, distribuam munições pelos vossos companheiros de equipa. Para o progresso desta ribbon necessitam de fazer 7 reabastecimentos. O que não significa atirarem 7 caixas de munição para o chão, mas sim para um jogador que precise delas.

Para saberem quem é que anda a necessitar de munições olhem para o mini-mapa e dirijam-se para os locais em que aparece um símbolo das munições com um quadrado à volta.
Lembrem-se que qualquer jogador da vossa equipa que gaste, nem que seja uma bala, aparecerá logo no mapa o símbolo a indicar de que precisará de munições.

Maintenance Efficiency Ribbon (200 XP)
Numa ronda, façam 7 reparos.
Escolham a categoria de Engineer e mantanham-se junto ou no interior de um veiculo. Assim que o inimigo começar a provocar dano no vosso veiculo, saiam do vosso veiculo e comecem a reparar com a Repair Tool.

Surveillance Efficiency Ribbon (200 XP)
Numa ronda, consigam 5 motion Sensor Assists.
Actualização: Com as constantes actualizações feitas ao jogo, este ribbon também já pode ser ganho usando o T-UGS.
A descrição dada pela DICE em como ganhar este ribbon, pode provocar alguma confusão. O uso do T-UGS (a pequena antena que detecta os inimigos) não conta para o progresso deste ribbon.
Para isto necessitam de usar o MAV (desbloqueado assim que consigam 45000xp na categoria de Recon). O MAV (Micro Air Vehicle) é um pequeno dispositivo voador que tem como funcionalidade, permitir-vos “espiar” através do ar, o que decorre no solo.
Para desbloquearem esta ribbon, vão para um local seguro e deitem-se no chão e coloquem o MAV.
Usem o RB para subir, o LB para descer e ambos os analógicos para o mover. Usem o botão Back para detectarem os inimigos, para que os vossos companheiros de equipa os consigam ver. Quando algum companheiro de equipa mata um inimigo que tenham previamente marcado, ganham um motion sensor assist e um spot assist.
Assim que os vossos companheiros matem 5 inimigos que tenham previamente marcado, recebem esta ribbon.


Infantry Efficiency – 30
Obtain all 4 weapon efficiency ribbons

Para desbloquearem esta conquista, necessitam de ganhar a ribbon do estilo de arma principal de cada uma das quatro classes.

Assault Rifle Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 7 inimigos com Assault Rifles.
Joguem na categoria de Assault. Aqui fica uma lista de todas as Assault Rifles.

* M16A3
* M16A4
* AK-74M
* M416
* AEK-971
* F2000
* AN-94
* G3A3
* KH2002
* L85 (BtK)
* FAMAS (BtK)

Light Machine Gun Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 7 inimigos com Light Machine Guns.
Joguem na categoria de Support. Aqui fica uma lista de todas as LMGs.

* M27 IAR
* RPK-74M
* M249 – PKP Pecheneg
* M240B
* M60E4
* Type 88 LMG
* MG36 (BtK)
* Type 95 (BtK)

Carbine Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 7 inimigos com Carabines.
Joguem na categoria de Engineer. Aqui fica uma lista de todas as Carabines.

* M4A1
* M4
* AKS-74u
* SCAR-H
* A-91
* G36C
* SG553
* Type 97 (BtK)

Sniper Rifle Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 7 inimigos com Sniper Rifles.
Joguem na categoria de Engineer. Aqui fica uma lista de todas as Snipers.

* SV-98
* M40A5
* M98B
* M82A3
* L96A1 (BtK)
* Type 88 (BtK)


Vehicle Warfare – 30
Obtain all 3 vehicle warfare ribbons

Para esta conquista, necessitam de ganhar os três ribbons relacionados com os veículos.

Air Warfare Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 6 inimigos enquanto se encontram em veículos aéreos.
Apesar da descrição da ribbon nos indicar que temos de matar 6 inimigos usando veículos aéreos, fiquem desde já a saber que nem todos os veículos aéreos funcionam para este ribbon. Apenas os jactos e os helicópteros de ataque é que são qualificados para tal.
Helicópteros de ataque são aqueles que apenas dão para dois jogadores, o piloto e o gunner. Assim sendo, descartem já as hipóteses de ganharem este ribbon sendo passageiros do Little Bird ou o responsável por uma das turretas em helicópteros como o Venom.
Num helicóptero de ataque não interessa se jogam como piloto ou gunner, desde que vocês consigam as 6 mortes numa ronda enquanto estiverem lá dentro, o ribbon é vosso.
Os mapas com veículos aéreos qualificados para o ribbon, são os seguintes:

Mapas com Helicópteros de Ataque: Caspian Border, Operation Firestorm, e Kharg Island.
Mapas com Jactos: Caspian Border, Kharg Island, Operation Firestorm

Transport Warfare Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 4 inimigos enquanto se encontram em veículos de transporte.
Os veículos que são considerados como “veículos de transporte” são lanchas, jipes, Vodnik (ou também apelidados de Anti-Aereos), veículos pequenos como o Buggy e também helicópteros como o Little Bird ou o Venom.
Qualquer tipo de morte usando estes veículos conta para este ribbon. Assim sendo, não pensem apenas nas armas montadas dos veículos. Porque atropelar alguém enquanto conduzem um destes, também conta.

Armored Warfare Ribbon (200 XP)
Numa ronda, matem 7 inimigos com veículos terrestres.
Para este ribbon, os veículos de transporte não contam. Apenas contam veículos como Tanques ou LAVs.
Tal como no ribbon do “Transport Warfare”, aqui também tanto as mortes usando as armas dos veículos como atropelando inimigos contam para ganharem este ribbon.


M.I.A – 20
Obtain your first enemy Dog Tag

Para ganharem esta conquista, necessitam de conseguir as Dog Tags (chapas de guerra) de um inimigo. Para que tal aconteça, durante um jogo Multiplayer, precisam de matar um inimigo usando a faca.
Não tenham presa em ganhar esta conquista, porque mais cedo ou mais tarde, enquanto estiverem a jogar no Multiplayer irão deparar-se com algum jogador que está tão concentrado que nem dá pela vossa presença. É nessa situação que se chegam junto a ele pelas costas e carregam no RB para o matarem de faca.
Ao matarem um inimigo com a faca, ficam com as suas Dog Tags para visualizarem no modo “Dog Tags” do “My Soldier”. Apenas as poderão ver e não utilizar.


It’s better than nothing! – 30
Finish as 3rd MVP in a ranked match

Para esta conquista necessitam de ser o terceiro jogador com mais pontuação entre os jogadores de ambas as equipas. Esta conquista não desbloqueia juntamente com a “Most Valuable Player” ou com a “1st Loser“. No entanto, leiam a conquista “Most Valuable Player” para verem algumas dicas sobre como ganhar pontuação com mais facilidade.


1st Loser – 30
Finish as 2nd MVP in a ranked match

Para esta conquista necessitam de ser o segundo jogador com mais pontuação entre os jogadores de ambas as equipas. Esta conquista não desbloqueia juntamente com a “Most Valuable Player“. No entanto, leiam a conquista “Most Valuable Player” para verem algumas dicas sobre como ganhar pontuação com mais facilidade.


Most Valuable Player – 30
Finish as MVP in a ranked match

Numa ronda, sejam o melhor jogador num jogo a contar para o rank.
Não interessa se são o melhor jogador da vossa equipa. Para ganharem esta conquista, necessitam de ser o jogador com mais pontuação entre as pontuações da vossa equipa e da equipa adversária.

A pontuação no Battlefield é ganhar através de várias acções feitas durante o jogo.
Não é só matar inimigos ou ajudar alguém da vossa equipa a matar um adversário que vos dão pontos. Cumprir acções como marcar adversários, cumprir objectivos, fornecer munições e kits médicos, reparar veículos, reviver companheiros, entre outros, também vos fornecem pontos.

A maneira mais fácil para se receber demasiados pontos é jogar como Assault ou Support e deixar junto dos vossos companheiros de equipa, kits médicos ou munições. Lembrem-se que apenas só podem deitar um kit de cada vez, ou seja, quando deitarem outro kit no chão, o anterior irá desaparecer.
Eu aconselho que escolham principalmente a categoria de Support, pois durante todo o jogo é mais frequente os vossos colegas de equipa necessitarem mais de munições que de vida. Pois se formos a ver bem, quando alguém é atingido, a sua vida volta a ficar cheia com o tempo. Com as munições não acontece isso.


Colonel – 50
Achieve rank 45

“Colonel” (nível 45) é o nível principal mais alto do Multiplayer e o necessário para ganharem esta conquista.
Apesar de esta conquista ser a que vos irá demorar mais tempo a desbloquear, existem sempre algumas dicas que vocês podem pôr em prática para ganharem mais experiência e chegarem mais rapidamente a esse nível.

Em primeiro lugar, joguem com a categoria à qual de adequa mais ao vosso estilo de jogo. Isto é extremamente importante, pois é jogando com a categoria do estilo de jogo que se sentirem mais à vontade, que irão ganhar bastantes pontos durante os vários jogos.
Ganhar ribbons durante os jogos, dá-vos alguns pontos adicionais. Mas lembrem-se tambem que a acumulação de um certo tipo de ribbons, levar-vos-á a ganharem medalhas, sendo que, cada uma dessas medalhas vos garante um bónus de 10,000 xp.
Além disso, a cada 100 mortes que consigam com uma arma especifica, ganham uma “Service Star” dessa arma. E cada “Service Star” rende-vos 2,000 xp.

Tal como expliquei na conquista “Most Valuable Player“, todas as ações durante o jogo dão-vos pontos. Por isso, mais cedo ou mais tarde, conseguem chegar a este nível e ganhar esta conquista, quer sejam vocês bons jogadores ou jogadores menos bons.

Voltar ao Planeamento



FlashForward – 10
Completed Semper Fidelis

Esta conquista está relacionada com a história e é impossível de se falhar.


Shock Troop – 15
Survived the quake

Esta conquista está relacionada com a história e é impossível de se falhar.


Where are the other two? – 20
Found the nuke

Esta conquista está relacionada com a história e é impossível de se falhar.


This is the end – 20
Failed to prevent the attack

Esta conquista está relacionada com a história e é impossível de se falhar.


Wanted: Dead or Alive – 20
Captured Al Bashir

Esta conquista está relacionada com a história e é impossível de se falhar.


No Escape – 30
Captured Kaffarov

Esta conquista está relacionada com a história e é impossível de se falhar.

Voltar ao Planeamento

DLC – Back to Karkand
Conquistas: 5
Pontos: 120
Preço: 1200MSP


Complete Warrior – 30
Get a kill with the following weapons in a single life: Assault Rifle, Jet, Tank

Esta conquista é sem dúvida a mais difícil de ganhar neste DLC.
Para a conseguirem, necessitam de conseguir uma morte enquanto usam uma Assault Rifle, um Jacto e um Tanque, tudo isto na mesma vida. Ou seja, se morrerem enquanto já tinham um ou dois tipo de mortes, terão de fazer novamente tudo isso na próxima vida.
Aviso também, que para ganharem esta conquista, não necessitam de conseguir as mortes exactamente pela ordem da descrição da conquista. Além disso, esta conquista pode ser ganha em qualquer mapa, não precisa de ser ganha especificamente nos mapas do “Back to Karkand”.

Para esta conquista, aconselho-vos seriamente a pedirem a um amigo que vos ajude a ganharem por boost. Eu consegui esta conquista enquanto jogava um Conquest no Caspian Border. Para que consigam isto com facilidade, o vosso amigo tem de estar na equipa contrária.

Assim que começarem o jogo, escolham a categoria de Assault e certifiquem-se que na mesma estão a usar uma Assault Rifle (vejam a lista das Assault Rifles na conquista “Infantry Efficiency“). Saiam de qualquer Squad em que estejam e tentem conseguir entrar num Jacto. O vosso amigo terá de conseguir também entrar num outro Jacto ou Helicóptero.
Voem ambos para bem longe da zona de acção, para que nenhum de vós seja abatido por um outro jogador. Quando estiverem num local distantes de qualquer outro colega de ambas as vossas equipas, terão de explodir com o Jacto do vosso amigo e este terá de se deixar morrer enquanto está lá dentro.
Depois de terem conseguido o vosso primeiro requisito para esta conquista. Voem até à vossa base e lá, em segurança aterrem de paraquedas.
Agora peçam ao vosso amigo que vá um local discreto, o mais perto possível da vossa base e que permaneça lá.
Nesta altura têm duas opções, ou encontram um tanque vazio na vossa base e dirigem-se para o local onde se encontra o vosso amigo, ou vão até lá a pé para o matarem com a vossa Assault Rifle.
Lembrem-se que independentemente do que vocês escolham fazer nesta segunda parte a seguir deverão fazer o requisito que vos falta. E pronto…conquista desbloqueada!

Como nota final, aconselho a que o vosso amigo jogue também na categoria da Assault com uma Assault Rifle. Isto no caso de vocês não se terem lembrado de alterarem a vossa categoria ou arma inicial. É que, no caso de não o terem feito, poderão apanhar a arma do vosso amigo, depois de o matarem.
Se estiverem desde o inicio com uma Assault Rifle equipada, aconselho a que o vosso amigo escolha a categoria de Recon para este tenha um Radio Beacon. Isto será útil para que ele coloque no local perto da vossa base, antes de vocês o matarem pela primeira vez nesse local. Assim ele poderá aparecer imediatamente lá, em vez de ter de percorrer todo o caminho entre o local mais próximo em que ele possa fazer respawn e o vosso local de ponto de encontro.
Tenham também em conta que, o vosso amigo não poderá estar em qualquer Squad. Pois se isso acontecer, correm o risco de um colega de equipa dele fazer respawn no vosso colega e matar-vos de seguida.


Third Tour – 20
Get a kill with each of the following vehicles: the BTR-90, DPV and F-35

Para ganharem esta conquista, necessitam de matar pelo menos um inimigo com cada um destes veículos: o BTR-90, o DPV e o F-35.

BTR-90: Este veiculo é muito semelhante a um LAV.
Poderão encontrar este veiculo junto à bandeira C (Construction Site) ou na base russa (RU) num típico “Conquest”.

DPV: Ou “Desert Patrol Vehicle”, é um veiculo facilmente reconhecível.
Não deverão ter nenhum problema a tentar encontrar este veiculo, nos mapas “Gulf of Oman” e “Wake Island”.

F-35: Este jacto difere dos outros presentes no jogo, principalmente pelo facto de descolar e aterrar na vertical, usando os seus propulsores.
Para o encontrarem, joguem no modo Conquest no mapa “Wake Island” ou “Gulf of Oman” e rezem para que calhem na equipa americana (US).
Em ambos os mapas, os F-35, encontram-se localizados no porta-aviões.


Gunslinger – 20
Get 10 kills with each of the ten Back to Karkand weapons

Se tiverem pedido a um amigo para vos ajudar a fazer boost nas conquistas “Complete Warrior” e “Like a Boss“, provavelmente esta será a que vos irá demorar umas horas até a obterem.

Para a receberem, necessitam de matar 10 inimigos com cada uma das 10 armas do Back to Karkand.
Bem, até aqui não parece ser nada de complicado. Mas a trabalheira ainda está para vir…
É que, para poderem utilizar cada arma, necessitam de as desbloquear. E para desbloquear cada arma, necessitam de completar uns requisitos respectivos da arma que pretendem desbloquear.

Os requisitos são variados e vão desde fornecer mantimentos aos colegas, matar “x” adversários com um determinado tipo de arma, completar objectivos dos modos de multiplayer e até jogar pelo menos 2 horas de alguns mapas deste DLC.
Para verem no jogo quais os requisitos para desbloquearem cada arma, deverão a ir a “My Soldier” e depois a “Assignments”. Isto no menu principal.
Todos estes requisitos são acumuláveis, por isso, não se preocupem em terem de fazer todos os requisitos para uma arma, numa só ronda.
Além disso, só depois de desbloquearem uma arma da fila superior é que os requisitos da arma abaixo começarão a contar.

Em baixo deixo os nomes das armas e os respectivos requisitos.

Best Friend Forever: FAMAS (após ganha, desbloqueia os requisitos para a “Professional Russian” L85A2)
Ressuscitem 10 companheiros de equipa.
Consigam o bónus de curar por 10 vezes.

Professional Russian: L85A2 (para fazerem os requisitos desta arma, necessitam de já ter ganho a FAMAS)
Usando uma Assault Rifle, matem 100 inimigos.
Usando um lança-granadas, matem 20 inimigos.
Vençam 5 rondas no modo “Squad Deathmatch”.

Fixing It: G53 (após ganha, desbloqueia os requisitos para a “It Goes Boom!” QBZ-95B)
Reparem 10 veiculos de um companheiro de equipa.
Usando a tocha de reparar, matem 1 inimigo.

It Goes Boom!: QBZ-95B (para fazerem os requisitos desta arma, necessitam de já ter ganho a G53)
Usando um lança-rockets, matem 50 inimigos.
Usando a tocha de reparar, matem 1 inimigo enquanto este se encontra no interior de um veiculo.
Vençam 5 vezes no modo “Conquest”.

Let it Rain: QBB-95 (após ganha, desbloqueia os requisitos para a “Keep Your Head Down” MG36)
Usando uma Light Machine Gun, matem 20 inimigos.
Usando o morteiro, matem 2 inimigos.

Keep Your Head Down: MG36 (para fazerem os requisitos desta arma, necessitam de já ter ganho a QBB-95)
Usando uma Light Machine Gun, matem 100 inimigos.
Consigam 50 bónus de Suppression Assist.
Consigam o bónus de distribuir munições por 10 vezes.

Specops: QBU-88 (após ganha, desbloqueia os requisitos para a “Creeping Death” L96)
Usando uma Sniper Rifle, matem 20 inimigos.
Usando o SOFLAM, marquem 5 veiculos inimigos manualmente.

Creeping Death: L96 (para fazerem os requisitos desta arma, necessitam de já ter ganho a QBU-88)
Matem 50 inimigos com headshots.
Consigam 50 Spot Assist.
Usando a faca, matem 5 inimigos.

Familiar Territory: PP-19 (após ganha, desbloqueia os requisitos para a “Scarred Veteran” MK3A1)
Armem 10 MCOMs. (não interessa se explodem ou não)
Capturem 10 bandeiras.
Tenham 2 horas de jogo no mapa “Strike at Karkand”

Scarred Veteran: MK3A1 (para fazerem os requisitos desta arma, necessitam de já ter ganho a PP-19)
Usando uma PP-19, matem 10 inimigos.
Enquanto se encontram no interior de um DPV, matem 5 inimigos.
Enquanto se encontram no interior de um BTR-90, matem 10 inimigos.
Tenham 2 horas de jogo no mapa “Sharqi Peninsula”
Tenham 2 horas de jogo no mapa “Gulf of Oman”

NOTA: É de lembrar que todos estes requisitos podem ser feitos em qualquer mapa e não só especificamente em mapas do DLC. As únicas excepções são os requisitos que envolvem jogar por duas horas em determinados mapas, e os que envolvem matar inimigos usando veículos do DLC.

Aviso de Glitch: Quando vocês conseguirem ter as 10 mortes com cada arma do DLC caso a conquista não desbloquear, precisam de matar 10 inimigos usando a FAMAS numa só ronda.


Like a Boss – 30
Get a kill with the skid loader

Á semelhança da conquista “Complete Warrior“, esta também será uma bem difícil de ganhar se não tiverem um amigo para fazer boost. E tal como a outra, também vale 30G para mostrar a sua dificuldade.
De modo a desbloquearem esta conquista, necessitam de matar um inimigo, atropelando-o com um skid loader.

Um “skid loader” é uma mini carregadeira das obras. Mas se mesmo assim, não souberem o que isso é, basta verem a imagem em baixo.

Pelo que se sabe, o único skid loader existente nos mapas do Back to Karkand, encontra-se no mapa “Wake Island”.

A maneira mais fácil que encontrei para desbloquear esta conquista é a seguinte.
Entrem no mapa “Wake Island” no modo “Conquest” com um amigo e tenham a sorte de ficarem na equipa russa (RU). Pois é esta que no inicio da ronda, controla todas as bandeiras da ilha. O vosso amigo, precisa de ficar na equipa contrária.
Façam respawn na bandeira B (Airfield). A bandeira B, encontra-se no interior de um enorme hangar.
Se estiverem a olhar de frente para o hangar da bandeira, o skid loader encontra-se estacionado do lado esquerdo do hangar.
Subam para o skid loader e levem-o até à praia que fica por trás daquela antena gigante da pista de aviões. Vejam a zona assinalada no mapa em baixo.

Nesta zona, é raro aparecerem jogadores de ambas as equipas. Por isso é que acho que é o local ideal para vocês poderem atropelar o vosso amigo, sem que apareça um outro jogador de qualquer equipa para matar um de vocês.

No caso de terem calhado em equipas contrarias. O vosso amigo é que deve aparecer na bandeira B e levar o skid loader até à praia, e vocês têm de ir ter com ele.

Caso não tenham ninguém que vos possa ajudar, podem tentar fazer esta conquista à mesma, mas será muito difícil. O skid loader anda bastante devagar e é muito pouco resistente. Um tiro de tanque, de bazooka ou uns tiros de BTR-90 são o suficiente para o fazer explodir.


Jaws – 20
Take a swim in the Oman Hotel swimming pool

Esta é a conquista mais fácil e de certeza a primeira que vão desbloquear deste DLC.
Para a receber, necessitam de entrar numa das piscinas do mapa “Gulf of Oman”.

Poderão chegar à zona onde estas piscinas se encontram, seja no modo “Conquest” ou “Rush”.

Na minha opinião, o modo Conquest é o melhor para ganharem esta conquista, pois basta dirigirem-se logo para lá. Já no modo Rush, o local onde se encontram as piscinas, fica situado na zona das duas últimas MCOMs.
Seja em que modo preferirem lá chegar, aqui fica o mapa com a localização das piscinas.

Voltar ao Planeamento

DLC – Close Quarters
Conquistas: 5
Pontos: 120
Preço: 1200MSP


Dominator – 20
Win a round in Conquest Domination

Esta conquista não é nada difícil de ganhar. Para tal, apenas precisam de jogar uma ronda de Conquest Domination e terminarem fazendo parte da equipa vencedora.

O Conquest Domination é uma nova variante do modo Conquest, em que as únicas diferenças passam por:
– O numero de jogadores por equipa ser 8 em vez de 12
– As bandeiras são muito mais rápidas de serem capturadas
– Não é possivel fazer respawn nas bandeiras ganhas. Só mesmo nos membros de esquadrão ou num local aleatório.

Este modo somente pode ser jogado nos quatro mapas provenientes deste DLC. Ou seja, Ziba Tower, Donya Fortress, Scrapmetal e Operation 825.


Deadly Tools – 30
Without dying, get a kill with a Carbine, Pistol and Rocket Launcher

Matem alguém usando uma pistola, uma carabina e um lança-rockets, tudo isto numa só vida. Esta conquista pode ser ganha em qualquer mapa, não precisa de ser obrigatoriamente ganha nestes novos mapas. Eu aconselho que a tentem ganhar num servidor de Conquest no Operation Metro, com um elevado número de tickets. Acreditem que se quiserem ganhar esta conquista legitimamente, este é o mapa mais fácil.

Quando entrarem no jogo, escolham a categoria de Engineer (pois é a única categoria que pode carregar todas estas armas, de uma só vez) e escolham uma carabina e a RPG (se forem US) ou SMAW (se forem RU), como lança-rockets.
Tal como na conquista “Complete Warrior” (do DLC “Back to Karkand”), não existe qualquer ordem na morte com esses tipos de armas. No entanto, eu recomendo que matem o primeiro inimigo com a pistola e o último com o lança-rockets.Pois é mais acessível ganharem a conquista, começando na morte mais dificil e terminando na mais fácil.

Para terminar, e por experiência própria posso garantir que, enquanto estiverem a tentar ganhar esta conquista, caso sejam mortos a meio do vosso progresso, se alguém vos reviver ainda são capazes de ganharem a conquista. Caso contrário, terão de começar a matar novamente com cada arma.


Show of Force – 30
Get 10 kills with all ten CQ weapons

Para ganharem esta conquista, necessitam de acumular um total de 10 mortes com cada uma das 10 novas armas deste DLC.

As armas são as seguintes:

– AUG A3
– SCAR-L
– ACW-R
– MTAR-21
– L86A2
– LSAT
– M417
– JNG-90
– SPAS-12
– M5K

Existem três maneiras possiveis que funcionam para receberem esta conquista. No entanto, podem usar todas estas maneiras para ganharem a conquista mais depressa.

1. A primeira maneira é a legítima. Ao completarem cada um dos Assignments que vêm neste DLC, recebem a arma do respectivo Assignment. Quando completarem todos estes, têm acesso a todas as armas que precisam.
O progresso para cada requesito pode ser feito em qualquer mapa do jogo, até mesmo nos mapas do jogo principal ou de outros DLCs. Os únicos que necessitam de ser feitos especificamente nos mapas deste DLC, são os que necessitam de ser feitos nos novos modos de jogo.

Shepard: AUG A3 (após ganha, desbloqueia os requisitos para a “Set Us Up the Bomb” SCAR-L)
Usando uma Assault Rifle, matem 30 inimigos.
Ressuscitem 10 membros de esquadrão.

Set Us Up the Bomb: SCAR-L (para fazerem os requisitos desta arma, necessitam de já ter ganho a AUG A3)
Usando um Underslug Granade Launcher, matem 20 inimigos.
Usando granadas, matem 15 inimigos.

No Shortage: L86A2 (após ganha, desbloqueia os requisitos para a “Point Blank” LSAT)
Usando uma Light Machine Gun, matem 20 inimigos.
Consigam o bónus de distribuir munições ao vosso esquadrão por 20 vezes.

Point Blank: LSAT (para fazerem os requisitos desta arma, necessitam de já ter ganho a L86A2)
Usando C4s, matem 10 inimigos.
Usando a faca, matem 10 inimigos.

Done Fixing: ACW-R (após ganha, desbloqueia os requisitos para a “My Own Terminator” MTAR-21)
Usando uma Carabina, matem 30 inimigos.
Usando um lança-rockets, matem 20 inimigos.

My Own Terminator: MTAR-21 (para fazerem os requisitos desta arma, necessitam de já ter ganho a ACW-R)
Usando uma Carabina, matem 100 inimigos.
Usando a tocha do EOD Bot, matem 1 inimigo.

Team Player: M417 (após ganha, desbloqueia os requisitos para a “Bullet Point” JNG-90)
Usando o T-UGS, consigam 10 assistências.
Capturem 20 bandeiras.

Bullet Point: JNG-90 (para fazerem os requisitos desta arma, necessitam de já ter ganho a M417)
Usando uma Sniper Rifle, matem 50 inimigos.
Vençam 3 rondas de Conquest Domination.

These Hurt Too: SPAS-12 (após ganha, desbloqueia os requisitos para a “Hold the Trigger” M5K)
Usando o uma Pistola, matem 20 inimigos.
Usando o uma Shotgun, matem 20 inimigos.

Hold the Trigger: M5K (para fazerem os requisitos desta arma, necessitam de já ter ganho a SPAS-12)
Terminem nos 5 primeiros lugares numa ronda de Gun Master.
Usando o uma Submachine Gun, matem 100 inimigos.

2. O modo Gun Master é uma excelente ajuda para conseguir usar e acumular mortes em cada arma, sem ter de desbloquea-las previamente.
Destas 10 armas, só a M5K é que não aparece neste modo. Todas as outras são usadas nos vários níveis deste modo. Aqui fica a lista dos níveis que precisam de atingir para usarem cada arma:

nível 6: SPAS-12 com Buckshot
nível 8: ACW-R com Reflex e Laser sight
nível 9: MTAR-21 com Holographic, Foregrip e Laser sight
nível 10: AUG A3 com Reflex, Foregrip e Laser sight
nível 11: SCAR-L com Holographic, Foregrip e Laser sight
nível 12: LSAT com M145, Foregrip e Laser sight
nível 13: L86A2 com ACOG, Foregrip e Heavy barrel
nível 14: M417 com ACOG, Foregrip e Flash suppressor
nível 15: JNG-90 com ACOG e Laser sight

Lembrem-se que, segundo as regras do Gun Master, só têm a oportunidade de matar dois inimigos com a mesma arma em cada ronda.

3. A última maneira, e provavelmente a que irão menos usar, passa por apanharem esta arma de algum jogador morto. Esta é mesmo a maneira mais improvavel de se conseguir usar uma destas armas, dado a imensa quantidade de armas que existem no jogo e que cada jogador possa usar.


Man of Calibre – 20
Complete a round of Gun Master

Como a descrição diz, para recebem esta conquista necessitam de completar um jogo no modo “Gun Master”. Isto não significa que precisem de ser o vencedor, apenas precisam de participar até ao fim.



Grinding the Crack – 20
Fell over the edge on Ziba Tower

A única conquista secreta é a mais fácil de todo o DLC. Para a receberem, só precisam de saltar do terraço da Ziba Tower para a morte.
Entrem em qualquer modo de jogo que decorra no mapa Ziba Tower, partam um vidro (ou não) e saltem do prédio lá para baixo. Como vêm, são os 20G mais fáceis que alguma vez devem ter ganho.

Voltar ao Planeamento

 

DLC – Armored Kill
Conquistas: 5
Pontos: 120
Preço: 1200MSP


Death from above – 20
Get one kill with the Gunship

Para além dos mapas de grande escala, outra das principais novidades deste DLC é a inclusão de um AC-130 que sobrevoa os novos mapas.
O AC-130 é um avião de combate enorme, que tornou-se bastante conhecido entre os entusiastas de video-jogos através da série Call of Duty.
Lembram-se, nos (Call of Duty) Modern Warfare, daquela sensação óptima de matar outros jogadores, com as grandes explosões causadas pelas armas deste avião? Pois bem, agora podem fazer o mesmo no Battlefield e na primeira que conseguirem, recebem esta conquista.

Esta ameaça voadora não pode ser pilotada por nenhum jogador (anda às voltas, junto às extremidades do mapa), tem dois lugares para atiradores e a sua localização no mapa pode servir de respawn aéreo para a equipa que o possuir.
Ele encontra-se disponível em todos os mapas deste DLC, nos modos Conquest e Rush. Porém, existem alguns factores que podem determinar se é a vossa equipa ou a inimiga, a ter posse deste avião.

No modo Conquest, a vossa equipa deverá ser a detentora da bandeira que tem o icon de um avião de combate (bandeira “C” nos mapas Alborz Mountains, Armored Shield e Death Valley; bandeira “E” no Bandar Desert), para que possam usufruir do AC-130. Contudo, se a equipa inimiga conseguir roubar-vos o domínio da bandeira, enquanto esta se encontrava na posse da vossa equipa, o AC-130 será automaticamente destruído.
Já no modo Rush, o uso deste avião é exclusivo da equipa atacante.

Tal como tinha mencionado anteriormente, o AC-130 tem dois lugares para atiradores. São eles o principal (apresentado como “Gunship”) e o alternativo (apresentado como “A-10 Thunderbolt).
O lugar principal (Gunship) é quem tem direito à munição pesada (ideal contra veículos terrestres) e a munições mais rápidas e leves, ideais contra soldados e helicópteros. Podem alterar entre estas duas armas usando o Y.
No lugar alternativo (A-10 Thunderbolt), o jogabilidade é exactamente igual à de um Gunner de um helicóptero de ataque.
Numa pequena nota, o AC-130 não recupera o dano após ataques (como acontece com os outros veículos pilotáveis) e a pessoa que se encontra no lugar principal é responsável pelo uso das flares.

Caso não tenham ficado esclarecidos no inicio desta solução, a conquista só pode ser desbloqueada para a pessoa que fica no lugar principal (Gunship) desta aeronave. Eu aconselho a que tentem esta conquista no modo Rush, pois a acção é mais concentrada num só local do mapa e não têm o perigo que o AC-130 passe para as mãos inimigas.


Destroyer – 30
Get 10 kills each with Tank destroyers and Mobile Artilleries

Os “Tank Destroyers” e os “Mobile Artilleries” são dois novos tipos de veículos terrestres, que vêm com este DLC e que estão disponíveis nos modos Tank Superiority, Conquest e Rush, nestes quatro novos mapas.
Enquanto os Tank Destroyers tem um formato semelhante a um tanque misturado com um LAV, já os Mobile Artilleries são uns camiões com um lança-rockets montado na traseira.
Cada um destes veículos tem a sua variante para a equipa RU e US, como podem ver na imagem abaixo:

Para ganharem esta conquista, tudo o que têm de fazer é acumular 10 mortes com cada um destes novos tipos. Ou seja, 10 mortes com Tank Destroyers (SPRUT-SD ou M1128) e 10 mortes com Mobile Artilleries (BM 23 ou M142).
É recomendado que acumulem estas mortes em jogos de Conquest, uma vez que é nesse modo que os veículos são mais fáceis de encontrar.
Os Mobile Artilleries aparecem nas bandeiras “A” e “E” dos mapas Armored Shield e Dead Valley, nas bandeiras “B” e “D” do mapa Alborz Mountains e na bases (Deployment area) do Bandai Desert.
Os Tank Destroyers aparecem somente nas bases (Deployment area).

Entre estes dois, os Mobile Artilleries são os mais difíceis para conseguirem matar alguém. Mas vejam o video abaixo para uma boa estratégia num Conquest, no mapa Alborz Mountains.


Offroad – 20
Get one kill with the Quad bike

Se estavam com saudades das Moto-4 do Bad Company 2, fiquem sabendo que elas estão de volta e trazem consigo uma conquista dedicada.
Para ganharem estes 20G, tudo o que precisam de fazer é matar um inimigo com a Quad bike (Moto-4). Apesar de este veiculo ter dois assentos (um para o condutor e outro para um passageiro), só o condutor é que pode ganhar esta conquista atropelando alguém.
O jogador que vai no veiculo como passageiro, não consegue ganhar a conquista matando alguém com a sua arma.

Se tiverem dificuldades em ganhar esta conquista podem usar o método das minas anti-tanque.
Isto é, espalhem o máximo de minas anti-tanque que puderem pelo mapa e entrem numa Moto-4 para a posição de condutor, vão para um sitio seguro e fiquem lá estacionados. Enquanto ainda se encontram na posição de condutor, se algum veiculo inimigo passar por cima das minas que colocaram anteriormente e morrer, a morte conta como se fosse feita no veiculo em que se encontram.


Superiority – 20
Win one round of Tank Superiority

O modo “Tank Superiority” é um “King of the Hill” com um nome diferente.
Neste modo existe apenas uma bandeira no mapa e ambas as equipas têm de lutar pelo seu domínio.

Para ganharem esta conquista necessitam de jogar uma ronda neste modo e no final, fazerem parte da equipa vencedora.
Esta é uma conquista que pode demorar, mas que conseguem adquirir com o tempo. No entanto, se andam numa maré de azar ao calharem constantemente em equipas fracas e se quiserem ganhar esta conquista rapidamente, sejam batoteiros e troquem de equipa a meio do jogo. Isto só será possível, caso a equipa contrária tenha menos jogadores que a vossa.


Dropship – 30
Destroy the Gunship

Se na “Death from above” o vosso objectivo passava por matar alguém usando o AC-130, já nesta conquista, vocês têm de ser a pessoa que o destrói.
Bazookas, Stingers, armas terrestres e veículos anti-aéreos, helicópteros de ataque e jactos são todos um arsenal que torna o AC-130 vulnerável. Eu aconselho a optarem pelo uso de misseis não-guiados para destruírem esta aeronave, uma vez que os seus tripulantes podem usar flares para se defenderem.

Voltar ao Planeamento

DLC – Aftermath
Conquistas: 5
Pontos: 120
Preço: 1200MSP


Handyman – 20
Unlock all xbow parts

Para ganharem esta conquista necessitam de desbloquear todas as partes do XBOW (arco e flecha), incluindo o mesmo.
O XBOW bem como as suas partes são desbloqueados à medida que vão completando Assignments específicos desta expansão. No entanto, e tal como nos dos outros DLCs, o cumprimento dos requisitos destes novos Assignments não estão limitados apenas aos novos mapas. Por isso, se acharem que conseguem fazer mais facilmente alguns requisitos em mapas ou modos do jogo normal ou de outros DLCs, estão à vontade.

São cinco, no total, o numero de Assignments que necessitam de completar. Um é para ganharem o XBOW; quatro são dos acessórios.
Sem mais demoras, fiquem com a lista:

Sticks and Stones: XBOW
Vençam 3 rondas no modo Scavenger.

It Is OK to Thank Me: Scan Bolt (para fazerem os requisitos deste acessório, necessitam de já ter ganho o XBOW)
Consigam 20 spot assists.
Marquem 10 veículos com o SOFLAM.
Consigam uma assistência a partir da destruição de um veiculo, previamente marcado pelo vosso SOFLAM.

Stay Away From My Tent: BA Bolt (para fazerem os requisitos deste acessório, necessitam de já ter ganho o XBOW)
Usando uma Sniper Rifle, matem 50 inimigos.
Usando uma arma secundária, matem 10 inimigos com headshots.

A Good Demo Man: HE Bolt (para fazerem os requisitos deste acessório, necessitam de já ter ganho o XBOW)
Usando granadas de mão, matem 5 inimigos.
Usando um lança-granadas de encaixe, matem 5 inimigos.
Usando C4, matem 5 inimigos.

Go Play Close Quarters: HE Bolt (para fazerem os requisitos deste acessório, necessitam de já ter ganho o XBOW)
Usando Sniper Rifles, consigam um total de 150 metros de todas as mortes que resultam de headshots.
Usando Assault Rifles, consigam um total de 150 metros de todas as mortes que resultam de headshots.
Usando Carabines, consigam um total de 150 metros de todas as mortes que resultam de headshots.


Bite your finger – 30
Find the secret reptile

Tal como nos DLCs anteriores, também neste existe uma pequena estatueta de um dinossauro (easter egg) perdido num mapa. A única diferença entre este dinossauro e o dos outros DLCs, é que se encontrarem este, recebem uma conquista.

A estatueta do dinossauro encontra-se no mapa Epicenter, dentro de um cano junto à zona da bandeira C do modo Conquest. Se estiverem com problemas a encontra-lo, sigam este video:

Nota: Só é possível ganharem esta conquista no decorrer de uma ronda. Ou seja, se entrarem no mapa e a ronda ainda não ter começado por faltarem jogadores, não conseguem desbloquear a conquista.


Home made javelin – 20
Destroy an enemy vehicle using the xbow

Esta conquista é obtida após destruírem um veiculo inimigo utilizando o XBOW (arco e flecha).
Para tal terão de utilizar as flechas explosivas (HE Bolt). Saibam como as desbloquear, lendo o assignment “A Good Demo Man”, na conquista “Handyman”.
Após desbloquearem este tipo de flechas, para as usarem deverão carregar na seta de baixo do D-Pad (enquanto têm o Xbow nas mãos) para trocar entre os vários estilos de setas. Tal como fazem nas armas normais para mudar o estilo do disparo.

Por incrível que pareça, estas flechas explosivas não causam bastante dano a veículos, e à data a que este guia foi escrito, é possível ganhar-se esta conquista destruindo gadgets inimigos como EOD Bots, MAVs, etc.
Se na eventualidade sair alguma actualização que “corrija” esta conquista, tentem encontrar um veiculo inimigo bastante danificado (de preferência um tanque, por ser dos mais lentos)para que o consigam explodir usando as setas.


Pocket full of death – 30
Without dying, get a kill with xbow, primary weapon, and hand grenade

As conquistas de matar três inimigos de formas diferentes numa só vida, é algo com o qual já estamos habituados desde o primeiro conteúdo de download. Ainda assim, a conquista deste DLC é das mais fáceis que recebemos até agora.
Para a ganharem, necessitam de matar um inimigo usando o XBOW, outro com a vossa arma principal e um terceiro utilizando uma granada de mão. E como é normal, a ordem das armas que utilizam não interessa, tudo tem é de ser feito sem morrerem.

Tal como nas conquistas dos anteriores conteúdos, eu aconselho a começarem pela morte mais difícil e terminarem com a mais fácil. Assim sendo, a ordem com que devem fazer deverá ser a seguinte: primeiro a granada, depois o XBOW e por fim a vossa arma principal (escolham a com qual jogam melhor).
Não sei se é possível ganharem a conquista após matarem o terceiro inimigo, no caso de terem sido mortos e rapidamente revividos, durante o vosso progresso. Tal como é possível na conquista “Deadly Tools”, do Close Quarters.


Extreme Hoarder – 20
Pick up 50 weapons in Scavenger mode

“Scavenger” é o nome do novo modo de jogo que vem com o Aftermath.
Este modo de jogo é bastante semelhante ao Conquest Domination, do Close Quarters. No entanto, neste modo todos os jogadores começam somente com a faca, uma granada de mão e uma pistola com quatro carregadores. Durante a ronda poderão apanhar várias armas que se encontram espalhadas pelo mapa – desde as mais fracas às mais fortes – para que assim possam aumentar as suas possibilidades de sobrevivência frente aos inimigos.

As armas consideradas menos poderosas encontram-se à volta do mapa, mais perto das extremidades. Desta categoria fazem parte a P90 ou PP-19 cada uma com um carregador, e armas um pouco inferiores a estas, cada uma com dois carregadores.
As armas de nível 2, as intermédias, encontram-se mais no interior dos mapas, nomeadamente nos caminhos que vão dar a cada bandeira. Da sua lista fazem parte os XBOWs (com 10 flechas cada) e as Shotguns. As Shotguns manuais e semi-automáticas contêm três carregadores, enquanto que as automáticas só contêm dois.
As armas mais poderosas, as de nível 3, encontram-se perto das zonas das bandeiras, onde a acção está mais concentrada. Desta categoria fazem parte as Assault Rifles (com dois carregadores), as Carabines (também com dois carregadores) e as Light Machine guns (possuem somente o carregador que se encontra na arma).
Algumas armas estão equipadas com miras, mas a grande maioria delas não possui. No entanto, muitas outras estão equipadas com silenciadores, miras laser, bipods, foregrips e outros acessórios.

Agora que estão explicadas as regras deste novo modo, tudo o que têm de fazer para ganhar esta conquista é simplesmente apanharem 50 armas. Como é óbvio, isto é impossível de ser feito numa só ronda, por isso essa conquista será ganha com naturalidade à medida que participam em vários jogos deste modo.
Para ficarem a conhecer quantas armas é que já apanharam, confiram as estatísticas do assignment “On Top Of The Richter Scale”.

Voltar ao Planeamento

About Project K-2

Sou um jogador de longa data. Com o passar dos anos fui conhecendo e até coleccionando algumas consolas e jogos de diversas gerações. Gosto de debater sobre jogos, conhecer as últimas novidades e...ganhar conquistas! Se são como eu, então sigam-me em "twitter.com/ProjectK2"

Posted on 10 de Novembro de 2011, in Acção, First-Person Shooter and tagged , , . Bookmark the permalink. 26 comentários.

  1. Excelente guia. Parabéns.🙂

    • Obrigado.🙂
      Apesar do guia estar publicado à algum tempo, só agora é que notei que tinha-me esquecido de colocar os vídeos.
      Agora que os coloquei, já posso dizer que o guia está 100% completo.

  2. Certamente um jogo a arranjar sem falta! Juntamente com este guia e está tudo pronto.

  3. Felipe Fereguetti - Brasil

    Não consegui a The Professional…mais rapido que corri é impossivel
    Também não consegui a butterfly…sendo que só dei um tiro no caça… !?!?!?

    • Estou a achar isso um bocado estranho.
      De todas as conquistas do jogo, a mim só me falta ganhar a “Colonel”. E mesmo assim, já estou a nível 44 e a faltar-me quase metade da barra para subir para o nível 45.

      A “The Professional” e a “Butterfly” consegui à primeira passagem pelas respectivas missões.
      Na “The Professional”, depois da cutscene, comecei a correr e passei por todos os policias sem parar ou disparar. Quando cheguei à parte em que aparece a carrinha cheia de forças especiais francesas, apenas atirei uma granada (que matou todos eles) e continuei a correr.
      Na “Butterfly”, também só dei um tiro no caça, e disparei num das vezes que ele passou por mim.

  4. Eu também só dei um tiro no caça e não ganhei a conquista. Estranho… mas afinal não fui o único.

  5. Felipe Fereguetti - Brasil

    tem vários com o mesmo problema, olha os comentarios do video no youtube

  6. Eu dei um único tiro e até pensei que ia falhar quando vejo aquilo passado um bocado a bater no avião e a passar por cima abatido, tal como vi num vídeo. Todo contente a pensar que ia ganhar a conquista e depois nada…

  7. Felipe Fereguetti - Brasil

    eu vou repetir a missão para ver se consigo a conquista na sexta feira

  8. Felipe Fereguetti - Brasil

    Consegui, todas, falta as online. As do coop são dificeis ainda mais pq quase ninguem joga o coop

  9. Guia actualizado com as conquistas do DLC, “Back to Karkand”.

  10. ai valeu consegui quase todas a agora so falta a do coop se alguem estive afim de jogar me add na live falcao87 valeu

  11. Em 18horas de jogo no Multiplayer eu to no nível 25, eu to na média eu é muito ruim ?

    (melhor site de conquistas q já vi)

    — MW3-100%–
    — BF3-só falta Coop e chega no nível 45–

    • JoãoGabriel isso é impossivel!
      Só com 18hrs estar no nivel 25 e faltar somente a conquista de chegar no nivel 45. Você é ninja.

      • Te juro cara, desde q eu comecei eu só jogo Team Death Match, todo o jogo eu tenho media de 2.500 só de Assault.
        Antes de começar online eu completei a historia no Hard primeiro e depois voltei repetindo as missão no Easy pra pega as conquista.

      • Ok, se você está falando, quem sou eu para discordar.. rsrs
        Tenho 100% nesse jogo e sei como foi suado para conseguir.
        Conquistas como Complete Warrior, Gunslinger, Decorated são bem complexas e demoradas de conseguir, jogando só Team Death Match você não vai conseguir nunca.

      • Nível 25 em 18 horas é um bom registo, mas também é verdade que hoje em dia, com as constantes actualizações no jogo, é muito mais fácil evoluir do que quando o jogo foi lançado.

        Para ter uma ideia, o Supression ribbon era dos ribbons mais difíceis de se ganhar quando o jogo saiu. Só o conseguia ganhar mesmo se houvesse alguém que matasse um inimigo exactamente na altura em que tivesse a fazer supressão nele.
        Esse foi um dos três últimos ribbons que me faltavam ganhar para ter a conquista “Decorated”. No dia 13 de Novembro lá consegui ganhar essa conquista, e com a primeira actualização ao jogo (que foi na altura de lançamento do primeiro DLC), passou a ser muito, mas mesmo muito mais fácil ganhar esse ribbon.
        Tanto é que desde esse dia até hoje, tenho 212 Suppression ribbons. Sendo um dos que tenho em maior número.

        E concordando com o MulekAtentado, só jogando em Team Deathmatch será impossível chegar a ganhar conquistas como Decorated, Support Efficiency e Vehicle Warfare. Isto sem contar com quase todas as que vem nos DLCs que já saíram.

  12. Ótimo guia, não só este mas todos os outros do site!! Meus parabéns e continuem o trabalho que com certeza vão ter ainda muito, graças aos outros DLC’s que estão chegando…haha.

    Abraços.

  13. Olá, não consigo fazer download do AK. Notei que você já o está a jogar…
    Será possível enviar-me um mail dizendo o que tenho que fazer? Ficaria muito agradecido, já não posso ouvir mais o meu filho😦
    Obrigado

    P.S. – Gostei muito do seu guia

    • Boas, realmente o Armored Kill era suposto aparecer, desde terça-feira dia 11, na store do jogo para todos os jogadores que são Premium. No entanto, não sei o que aconteceu, mas esse conteúdo ainda não apareceu disponível para quem usa contas Xbox Live de Portugal, do Brasil e da Republica Checa.

      A solução para conseguir fazer o download passa por criar uma conta Americana ou Inglesa (não precisa de ser Gold), e entrar no jogo usando essa conta. A consola vai detectar que o conteúdo Premium está guardado no disco rígido, e assim será possível fazer download do Armored Kill, a custo zero, na store do jogo.
      Depois de fazer download do DLC é só voltar à sua conta normal e jogar.

  14. Thiago T D ( nick na live )

    Muito bom tuto, peguei umas 300 conquistas graças a seu tuto, tou com 625G agora, preste a chegar a 1000 vlw ai, se joga na live adc😀

  15. muiito bom esse blog, excelentes dicas, estão de parabéns….

  16. Alguém com o premmium e o skype que quiser ajuda e puder me ajudar, igor.lovison, add que depois conversamos melhor por lá!

  17. Estou com problemas para pegar a Conquista Army of Two, já completei todas as missoes no Hard e a conquista não aparece, ja até reentrei no jogo mas nada acontece, alguem pode me ajudar?

    • Acho estranho que isso esteja a acontecer consigo. Em muitos sites que costumo visitar sobre o Battlefield, nunca encontrei ninguém que tivesse esse mesmo problema.
      No menu de Co-op, certifique-se que todas as suas classificações estão registadas com passou no Hard. As classificações podem ser vistas no menu que se encontra debaixo da descrição de cada missão (no mesmo menu onde escolhe a missão que quer jogar).
      Se realmente todas elas estiverem registadas como passou no Hard, contacte a EA sobre o assunto e não se esqueça de mencionar o nome da sua Gamertag do Live.

  18. FIZ UM GUIA DE CONQUISTA DO COD GHOSTS NO MEU CANAL LMCSGAMES EM FORMATO DE VIDEO OLHEM LA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: