Guia: Shank 2

Conquistas: 20
Pontos: 200 
Preço: 800MSP

Shank 2 está mais divertido do que nunca. Os níveis de dificuldade baixaram, temos novos inimigos, novos armas e até um novo modo de jogo chamado Survival. Este modo consiste numa horde onde temos de defender três bombas por entre vagas enormes de inimigos, onde a confusão se instala com o avançar do jogo. Entre estas e outras coisas, este é sem dúvida uma grande sequela.


Conquistas Offline: 20 | Online: 0

Shank 2 não precisa de um planeamento rígido pois nenhuma conquista é perdível.

Tanto podem começar o jogo pela campanha como pelo modo Survival. Seja qual for, qualquer um ajudar-vos-á a ganhar o espírito do jogo para enfrentar doses de inimigos mais fortes que irão aparecer com o tempo.

Atenção para a conquista “Too Easy” que consiste em terminar a campanha em Hard. A conquista não é acumulativa, ou seja não desbloqueiam simultaneamente a conquista “The Story Ends” de terminar a campanha em Medium. Posto isto, aconselho a jogarem primeiro no Normal para entrarem no ritmo do jogo e ganharem logo as armas todas para depois poderem atacar a dificuldade mais difícil, uma vez que terão que passar nas duas dificuldades.

Como já tinha dito, nenhuma conquista é perdível. Sendo assim, divirtam-se e se tiverem alguma dúvida, é só perguntarem.

     
The First Dozen – 5
Kill 12 enemies

Esta será a primeira conquista do jogo. Ganham 5 pontos assim que matarem 12 inimigos no jogo.

     
And the Kitchen Sink – 5
Find the kitchen sink and kill someone with it

Este conquista requer que peguem num lavatório de cozinha e matem alguém com ele. Aparentemente, só existe um local onde essa peça está e é no nível 7. Vejam o vídeo para saber a sua localização.

     
That Is Gonna Leave A Mark – 15
Perform 100 Machete Counter Kills

Para este conquista, têm de matar 100 inimigos com a arma machete numa counter kill. Para contar como counter kill, os inimigos têm que ter um ponto de exclamação vermelho sobre eles, o que significa que estão quase a morrer. Nesse momento, carreguem no gatilho RT e matarão os inimigos com um golpe de machete. Não se esqueçam que só conta para os inimigos que tenham uma machete na mão. Pode ser feito na campanha ou no modo Survival.

     
Pistol Heimlich – 15
Perform 60 Pistol Counter Kills

Para este conquista, têm de matar 100 inimigos com uma pistola numa counter kill. Para contar como counter kill, os inimigos têm que ter um ponto de exclamação vermelho sobre eles, o que significa que estão quase a morrer. Nesse momento, carreguem no gatilho RT  e matarão os inimigos com a pistola. Não se esqueçam que só conta para os inimigos que tenham uma pistola na mão. Pode ser feito na campanha ou no modo Survival.

     
Combo King – 15
Do 10 combos of 20 hits or more

Para esta conquista, precisam fazer 10 combos de 20 hits, ou seja, acertarem 20 vezes no inimigo sem que este vos toque. Façam isso 10 vezes e obterão a conquista. Irão consegui-la provavelmente com o progresso do jogo.

     
Up Close and Personal – 10
Beat a Campaign level with no ranged attacks

Esta conquista não tem muito para explicar. Para ganharem estes 10 pontos, precisam de passar qualquer nível da campanha sem usar ataques de longa distância. Para quem não estiver a ver quais são as armas, são as pistolas, metralhadoras, caçadeiras e as facas que se atiram. O que podem usar são todos os tipos de granadas, a serra, a machete e tudo aquilo que não se atirar ou disparar. Tentem logo o primeiro nível pois é capaz de ser o mais rápido e acessível para tal.

     
Ditch Digger – 5
Kill 100 enemies using the shovel

Para estes 5 pontos, precisam matar 100 inimigos com uma pá. Existem alguns inimigos que andam com uma e só têm de os matar e depois pegarem na mesma e começarem a matar outros inimigos. Se fizerem counters a inimigos com a pá, também conta para a conquista. Um bom nível para ajudar nas 100 mortes é o nível 4. A conquista também pode ser feita no modo Survival.

     
Batter Up – 5
Execute 150 kills with the baseball bat

Para estes 5 pontos, a descrição é a mesma da conquista anterior “Ditch Digger” só que com um taco de beisebol. A conquista pode ser feita na campanha e no modo Survival.

     
Shank SMASH – 5
Kill 50 enemies with the heavy object smash

Para esta conquista, têm de matar 50 inimigos com objectos pesados sejam eles caixas, barris, entre outras coisas. Existem até certos momentos durante a campanha em que terão de empurrar/conduzir empilhadoras e as mortes que fizerem com elas também irão contar para a conquista. Só pode ser feito na campanha.

     
Freedom Fighter – 5
Rescue 50 Civilians From The Militia

Para esta conquista, têm que salvar 50 civis durante a campanha. Os níveis costumam ter vários mas no nível 6 existe uma zona mesmo antes do boss que é boa para salvarem muitas pessoas rapidamente. Esse nível passa-se num barco e assim que chegarem a um local onde têm que abrir três contentores, abram só os dois primeiros, os quais contêm 4 civis e depois deixem-se morrer. O jogo faz load logo ali e repitam o processo as vezes que forem necessárias para desbloquearem a conquista rapidamente.

     
Gimmick Free – 10
Kill a Survival Boss with no traps or grenades

Ao início esta conquista pode parecer complicada mas não o é. Para estes 10 pontos, têm que matar um Boss no modo Survival sem armadilhas do mapa ou granadas. Isto é, tem que ser com as armas que têm nas vossas mãos.

Então é assim, o primeiro boss vai aparecer na onda 6 e é só ele por isso têm todo o tempo para o enfrentarem como preferirem. Joguem a dois e usem a serra e a caçadeira. Se um de vocês morrer, tem o outro para fazer revive por isso é uma questão de coordenação. Vão disparando a caçadeira sempre que puderem e assim que possível, ataquem-no com a serra a valer. Se ficarem com pouca vida, vão comprando. No entanto, tenham cuidado que se comprarem vida, depois têm que esperar um bocado até poderem comprar de novo e é aí que vão ter que se coordenar. Quando ninguém puder comprar vida, esperem os segundos que indica no jogo até poderem comprar. Comprem, tomem a vida e voltem a atacá-lo. Façam isto até terminarem e com calma, pois é o único inimigo e não têm tempo limite.

ATENÇÃO: Se jogarem a dois, só o jogador que der o tiro final ou golpe final, é que ganha a conquista. Pelo menos foi isso que aconteceu quando consegui a conquista com a outra pessoa e dei o último tiro e a outra pessoa não ganhou. A outra pessoa até era host por isso, nem isso valeu.

     
Surf’s Up – 10
Stay alive for 15 consecutive Survival waves

Nesta conquista, têm que sobreviver a 15 ondas no modo Survival. Se morrerem começam do início por isso tenham cuidado. A solução aqui é jogarem com personagens fortes ( ex: Junior e Defender) e coordenarem a maneira como atacam inimigos e como usam as granadas e armadilhas especiais dos mapas. Com o avançar das ondas, também vão podendo comprar novas armas na loja, o que facilita o vosso trabalho. Ao início pode parecer complicado chegar até à 15 mas vão ver que com o tempo é bastante acessível.

     
Trigger Happy – 15
Get 30 firetrap kills in one Survival match

Para esta conquista, têm que escolher o segundo mapa no modo Survival e matar 30 inimigos com as armadilhas de fogo. Eu consegui o número 30 na onda 6 em que é só um Boss mas porque tentei matar todos só mesmo com as duas armadilhas de fogo. Aconselho a conseguirem o mais rapidamente possível porque vai chegar um momento em que são tantos inimigos e alguns a mandar granadas e a disparar contra vocês, que as coisas vão acabar por se complicar bastante. Tentem atrair os inimigos para as armadilhas e depois ativem logo a mesma assim que possível.

     
Zombie Killer – 10
Reach the zombie wave in each Survival map

O modo survival do jogo é como o próprio nome indica, um modo onde temos de sobreviver às várias ondas de inimigos, enquanto tentamos defender umas caixas/crates para que os inimigos não as rebentem. Para esta conquista, o objectivo é chegarem à onda zombie e que é a 13ª onda. Como existem 3 mapas para este modo, têm que chegar às ondas 13 de cada um deles. Aconselho a jogarem em coop pois torna as coisas bastante mais fáceis.

Se jogarem com a personagem principal do jogo, as coisas podem não ser muito fáceis no início mas eu fiz com outra pessoa e jogámos com duas personagens que não a principal. Eu joguei com o Defender que é obtido assim que matarem 100 inimigos com as turretas. Quem jogou comigo tinha a personagem Junior e que é obtida com matar 50 inimigos com as armadilhas de fogo no modo Survival.

Jogámos com estes dois inimigos e chegámos a ir várias vezes até à onda 20 por isso é uma questão de prática e coordenação.

     
No Bargains – 10
Buy nothing for 10 straight waves of Survival

Para esta conquista, não podem comprar nada durante as dez primeiras ondas. O que aconselho é jogarem em coop obviamente e o vosso companheiro é que compra o que for necessário para sobreviver. Ele pode comprar vida para vocês tomarem que não invalida a conquista. Conselhos: usem bastante as granadas que vão aparecendo no mapa, usem as armadilhas também, andem muito de um lado para o outro e não confrontem um monte de inimigos de uma só vez. Se estiverem muito apertados, fujam para outro lugar e depois vão matando os inimigos assim à medida que forem ter com vocês. Pode parecer difícil mas se tiverem um bom ajudante, é acessível.

     
Shopaholic – 5
Buy everything in Survival Mode

Esta conquista é acessível se jogarem com personagens fortes mas obviamente que também têm que saber aquilo que estão a fazer e ter um bom companheiro no jogo. São oito as coisas que se podem comprar na loja e a última só desbloqueia na onda 20. Portanto, não só têm de chegar á onda 20 como também têm de ter o dinheiro necessário para tal. Não precisam comprar tudo de uma só vez. Podem ir comprando à medida que jogam mas convém saber aquilo que já compraram, embora também não sejam assim tantas coisas. Aqui fica a lista dos itens da loja.

Item 1 / Onda 3 – Tequila
Item 2 / Onda 5 – Wild Boar
Item 3 / Onda 7 – Decoy
Item 4 / Onda 10 – Minigun
Item 5 / Onda 13 – Turret
Item 6 / Onda 15 – Thumper
Item 7 / Onda 17 – Fireballer
Item 8 / Onda 20 – Missile Barrage

     
Not So Fast – 5
Do 30 counters in one Survival match

Esta conquista pode ser matreira na medida em que fazer 30 counters não é assim tão fácil quando vierem ondas mais fortes e tudo fica uma confusão.

Para quem chegou a esta conquista e ainda não sabe o que é um counter, é quando o inimigo tem um sinal de exclamação vermelho sobre ele e nós carregamos no gatilho RT para fazer um contra-ataque e matá-lo. Para esta conquista, são necessários 30 counters num só jogo de Survival, ou seja, se morrerem, terão de começar de novo. Como já disse, sozinho ou com um amigo, se no início até se conseguem fazer counters sem problemas, com o tempo, as coisas começam a ficar confusas e são granadas a voar, bombas por desarmas e inimigos a disparar. o que aconselho, é a tentarem o mais rapidamente possível obterem as 30 porque com o avançar vai sendo sempre mais complicado. Se puderem, peçam ao vosso amigo para não matar ninguém e só os ferir, para vocês depois aplicarem o golpe final. Enquanto ele vê se ninguém vos ataca por trás, vocês vão matando.

     
Ultimate Survivalist – 20
Defeat all the waves in any Survival map

O objectivo desta conquista é passarem as 30 ondas do modo Survival sem morrerem, por isso aconselho desde já a jogarem a dois. Para além de ser mais fácil, se algum morrer, o outro pode fazer revive.

Quanto aos mapas, existem três e todos eles têm armadilhas para poderem usar. O primeiro abre uns poços em que um deles é mortal para os inimigos; o segundo tem armadilhas de fogo e o terceiro têm turretas que disparam arpões e são implacáveis para com qualquer inimigo. Aconselho a jogarem um bocado em todos e decidirem então qual o melhor para o vosso tipo de jogo.

Agora quanto a conselhos:

– Joguem a dois
– Tentem nas primeiras ondas comprar só vida para poupar dinheiro para as ondas mais fortes e aí apostarem em armas mais fortes. Podem usar também o javali e os decoys que são baratos até e dão bastante jeito.
– Usem bastante as armadilhas dos níveis pois são fatais para os inimigos. Se jogarem de forma táctica, podem facilmente eliminar a maioria deles com as armadilhas.
– Cada vez que os inimigos morrerem, apanhem o dinheiro que deixarem cair para depois poderem comprar vida e armas.
– As primeiras ondas serão bastantes acessíveis mas vão aparecer pelo caminho ondas com bosses e zombies. Mais uma vez, usem as armadilhas dos níveis para dar uma ajudinha.
– Façam dos inimigos com armas de longo alcance (pistolas, lança chamas, granadas) inimigos primários pois serão verdadeiras pedras no vosso sapato.
– Aproveitem a mudança de onda para comprarem vida pois durante as mesmas as coisas nem sempre dão tempo para tal.

Deixo aqui dois vídeos que cobrem as 30 ondas caso tenham dúvidas em como abordar certos inimigos ou ondas.

     
The Story Ends – 15
Complete Campaign Mode on Normal difficulty

Ler a descrição da conquista seguinte “Too Easy“.

     
Too Easy – 15
Complete Campaign Mode on Hard difficulty

Shank 2 é bem más fácil que o seu antecessor e agora existem checkpoints e vidas infinitas, por isso não se preocupem em morrer que podem voltar a repetir até se fartarem. No entanto, se saírem do jogo, terão de começar de novo o nível onde ficaram.

Aviso já que passarem a campanha no Hard não dá a conquista no Normal por isso aconselho a jogarem primeiro na dificuldade inferior para ganharem conhecimento sobre o jogo e bosses. Além do mais, vão poder desbloquear todas as armas logo no Normal e depois podem começar o Hard logo com elas.

– Relativamente a conselhos, usem bastante o gatilho LT, o qual faz com que Shank dê um salto para cima dos inimigos e os comece a matar. Bastante útil para os inimigos grandes.
– Usem o martelo para despachar os inimigos de maior porte sempre que possível.
– Utilizem de forma inteligente as granadas pois serão sem dúvida uma ajuda muito importante nesta aventura.
– Utilizem bastante o movimento da cambalhota e que permite desviarem-se nos inimigos mais pesados quando vierem a correr contra vocês. Podem sempre saltar mas é menos seguro
– Tenham bastante cuidado com os inimigos que têm armas pois podem ferir-vos de longe, o que é um grande problema. Façam deles alvos primários.
– Existem armadilhas espalhadas nos níveis e estas serão uma grande ajuda no combate.
– Explorem os níveis para poderem encontrar tequila (vida).
– Se acharem que as armas dos inimigos são melhores que as vossas, podem sempre apanhar as mesmas do chão sempre que eles morrerem.

Se precisarem de alguma ajuda relativa aos bosses, perguntem que eu respondo.

Voltar ao Planeamento.

Posted on 7 de Março de 2012, in Acção and tagged . Bookmark the permalink. 5 comentários.

  1. muito bom isso

  2. para jogar em co op no pc é preciso controle ou da pra joga online quero jogar com meu amigo –‘

  3. Tem como jogar esse jogo a 2 pessoas ?

Deixe um comentário