Guia: Ms. Splosion Man

Conquistas: 12
Pontos: 200
Preço: 800MSP

Ms. Splosion Man é a sequela do exclusivo Xbox Live, Splosion Man. Feito pela Twisted Pixel, conjuga humor e visuais coloridos com puzzles e uma jogabilidade simples mas desafiante. Nesta sequela a estrela é Ms. Splosion Man, uma versão feminina da criatura explosiva criada no jogo anterior.
Com uma nova personagem vem uma história nova com novos cenários e desafios, mas mantendo toda a essência dos puzzles que fez do jogo original um sucesso. Com 2 campanhas distintas, singleplayer e multiplayer e inúmeros coleccionáveis e desbloqueáveis, este jogo manter-vos-á ocupados por muitas e longas horas, isto é, se não ‘explodirem’ de frustração com a grande dificuldade dos últimos níveis.

Conquistas Offline: 11 | Online: 1

Não existem conquistas perdíveis em Ms. Splosion Man. Poderão jogar ao vosso próprio ritmo, mas se quiserem ir apanhando algumas conquistas pelo meio, sem ter que repetir a grande maioria dos níveis terão que fazer o seguinte:

1º Passo – Campanha Singleplayer e coleccionáveis.

Enquanto estiverem a passar a campanha singleplayer, tenham em atenção os sapatos coleccionáveis em cada nível. Existem 47 (um par de sapatos por nível) e se os apanharem logo a primeira vez que passam o nível não terão que o repetir novamente. Procurem também pelos níveis secretos. Vejam as conquistas “Sore Thumbs, Inflated Ego (Polegares Doridos, Ego Inchado)” e “The Golden Left Shoe Award (Prémio Sapato Esquerdo Dourado)” para mais detalhes.

2º Passo – Campanha Multiplayer e coleccionáveis.

Tal como na campanha em singleplayer existe um par de sapatos por nível, com um total de 50. Apanhem-nos quando jogarem os níveis pela primeira vez e não terão que repetir os níveis. Procurem também pelos níveis secretos. Vejam as conquistas “Score One for Team Awesome (Ganha Uma pela Equipa Fantástica)” e “The Golden Right Shoe Award (Prémio Sapato Direito Dourado)” para mais detalhes.

Estes 2 passos a cima podem ir trocando um com o outro de modo a irem diversificando a jogabilidade, se se aborrecerem.

3º Passo – Conquistas específicas

Existem 3 conquistas que consistem em passar um determinado nível de determinada maneira. Estas conquistas são: “You’ll Believe a Ms. Can Fly (Acreditas na Ms. Pode Voar)“, “Helped a Lady Across the Street (Ajudar Sra. a Atravessar a Rua)” e “Found Star Road (Caminho das Estrelas Encontrado)“.

4º Passo – Modo Hardcore

Este modo é desbloqueado após completarem a campanha em singleplayer. É bastante díficil porque não tem checkpoints. Vejam a conquista “Best of the Best (Melhor dos Melhores)” para mais detalhes.

What Did You Do, Ray? (O que Fizeste, Ray?)  – 5 
Download and play against a Ghost from a Leaderboard entry. (Transfere e joga contra um Fantasma de uma entrada na Classificação.)

No ecrã de escolha de níveis, escolham um nível qualquer e antes de o começarem carreguem no botão X para abrir o menu dos fantasmas (Ghost Menu). Neste menu escolham uma das tabelas de classificação e seleccionem por fim o fantasma de um dos jogadores da tabela. A conquista é desbloqueada após descarregarem o fantasma de um jogador.

To the Conservatory! (Para o Conservatório)  – 15 
Find a secret exit. (Encontra uma saída secreta)

Existem várias saídas secretas durante o jogo, tanto no modo single-player como no modo multiplayer. A primeira saída secreta encontra-se no nível 1-7, no final do nível na secção das paredes cor de rosa. Ao passarem esta secção, em vez de continuarem para a saída normal, deslizem pela parede e encontrarão a saída secreta.

Na conquista “Found Star Road (Caminho das Estrelas Encontrado)” encontra-se um vídeo que mostra a localização desta saída secreta.

Hell Hath No Fury  (Inferno Sem Fúria) – 5 
Destroy 10 pieces of scenery. (Destrói 10 elementos do cenário.)

Esta conquista será muito provavelmente a primeira que irão desbloquear no jogo. Todos os níveis, seja em singleplayer ou multiplayer, possuem vários objectos destrutíveis no cenário, como mesas, computadores, ou várias máquinas. Apenas precisam de destruir 10 destes objectos. Para tal expludam quando se encontrarem à frente do objecto.

You’ll Believe a Ms. Can Fly (Acreditas na Ms. Pode Voar) – 10 

Complete Single Player level 3-14 without touching the ground. (Conclui o nível 3-14 em Um Jogador sem tocar no chão.)

O nível em questão (3-14 do modo singleplayer) não tem muitas zonas com chão para vocês tocarem, apenas as necessárias para existir um checkpoint. No entanto não poderão morrer nenhuma vez durante a vossa passagem pelo nível, uma vez que ao recomeçar num checkpoint estarão a tocar no chão.

Como terão que passar o nível todo de uma vez sem morrerem ou sem tocarem no chão, poderão tentar a conquista logo no modo hardcore (desbloqueado depois de terminarem o modo singleplayer), que retira os checkpoints e vos obriga a começar o nível do início quando morrem. Deste modo escusam de tentar passar o nível 2 vezes sem morrer e fazem logo tudo de uma vez.

O melhor conselho que vos posso dar é estudarem primeiro o nível. Saibam os timings dos saltos e explosões e do que se encontra à frente no caminho. Deixo-vos também um vídeo que vos ajudará neste planeamento e vos mostra como passar o nível.

Helped a Lady Across the Street (Ajudar Sra. a Atravessar a Rua) – 10 
Complete Multiplayer level 2-14 without one of the players ‘sploding. (Conclui o nível 2-14 em Multijogadores sem que um dos jogadores spluda.)

Durante o nível multiplayer 2-14, o jogador principal não poderá explodir uma única vez. Se por acaso explodir terão que recomeçar o nível. No entanto é permitido morrer e recomeçar a partir de um checkpoint, não invalidando a conquista. Pode ser feito com apenas 2 jogadores, mas se estiverem com dificuldade arranjem mais um amigo ou dois, porque facilita bastante.

Para desbloquearem o nível 2-14 terão que descobrir a saída secreta no nível 2-13. O seguinte vídeo mostra onde esta saída secreta se encontra.

Mais uma vez a única ajuda que vos posso dar ao passarem este nível é terem cuidado para não explodirem acidentalmente e para estudarem bem o nível em questão. Saibam os timings de que deverão sair das plataformas e de quando se desviar dos lasers e não terão muitos problemas. Por fim deixo um vídeo que mostra o que devem fazer para passar o nível sem explodir.

Sore Thumbs, Inflated Ego (Polegares Doridos, Ego Inchado) – 20 
Complete all of the Single Player levels. (Conclui todos os níveis de Um Jogador.)

Concluir todos os níveis singleplayer inclui os níveis normais, os níveis de bosses e os níveis secretos. Os níveis normais e os bosses não precisam de explicação, uma vez que, se tencionam terminar o jogo, terão que os passar. Já os níveis secretos requerem que descubram saídas secretas em níveis normais para os descobrirem.

Para saberem quais são os níveis que contêm uma saída secreta, no menu de selecção do nível irá aparecer um ponto de interrogação dentro do monitor do nível. Se este ponto de interrogação aparecer significa que existe uma saída secreta nesse nível. Em baixo deixo uma lista dos níveis com saídas e secretas e uma playlist do youtube que vos mostra como passar todos os níveis singleplayer do jogo.
1-7
1-13
2-6
2-13
3-9
3-15

A playlist podem encontrá-la neste link.

Score One for Team Awesome (Ganha Uma pela Equipa Fantástica) – 20 
Complete all of the Multiplayer levels. (Conclui todos os níveis de Multijogadores)

Tal como nos níveis singleplayer, se quiserem completar a história multiplayer terão que passar todos os níveis normais e os dos bosses, o que não é muito difícil (tirando os níveis lá mais para a frente). Se não tiverem nenhum amigo para jogar com vocês online ou localmente não se preocupem, porque o jogo tem um modo ‘2 Girls 1 Controller” que pode ser comprado no ‘Mall’ (loja virtual do jogo), que vos permite controlar 2 Ms. Splosion Man apenas com um comando.

No que toca aos níveis secretos, tal como no singleplayer, os níveis que contenham alguma saída secreta estão identificados com um ponto de interrogação no visor desse nível. A lista dos níveis secretos é a mesma que do modo singleplayer e encontra-se em baixo. Como não existe nenhuma playlist no youtube com os niveis multiplayer todos passados, coloquei em cada um dos níveis acima um link com o vídeo a mostrar a saída secreta.
1-7
1-13

2-6

2-13

3-9

3-15

Por fim deixo um link que contém vídeos sobre como passar a maior parte dos níveis multiplayer.

Best of the Best (Melhor dos Melhores) – 30 
Complete all of the Single Player levels in Hardcore Mode. (Conclui todos os níveis de Um Jogador em Modo Hardcore.)

Sem dúvida, esta é a conquista mais difícil do jogo. Em primeiro lugar terão que terminar o modo singleplayer a fim de desbloquearem o modo hardcore. Neste modo de jogo não terão checkpoints, o que significa que se morrerem num nível terão que recomeçar esse nível do início.

Terão que passar todos os níveis singleplayer (incluindo os bosses e os níveis secretos) de modo a desbloquear esta conquista. As saídas secretas encontram-se na conquista “Sore Thumbs, Inflated Ego (Polegares Doridos, Ego Inchado)“. Nessa mesma conquista encontram também uma playlist que mostra como passar todos os níveis o que será uma mais-valia para o vosso planeamento e preparação. De resto apenas posso sugerir prática e muita atenção, em especial com o timing de saltos e explosões, com os lasers e com os bosses.

The Golden Left Shoe Award (Prémio Sapato Esquerdo Dourado) – 25 
Collect all 47 pairs of shoes in Single Player mode. (Apanha todos os 47 pares de sapatos no modo de Um Jogador.)

Os níveis singleplayer do jogo incluindo os níveis secretos e excluindo os niveis dos bosses, contêm um par de sapatos secreto. Terão que os coleccionar a todos para desbloquearem esta conquista. Para a localização das saídas secretas vejam a conquista “Sore Thumbs, Inflated Ego (Polegares Doridos, Ego Inchado)“.

Em baixo deixo 3 vídeos que vos mostram onde e como coleccionar todos os sapatos.

The Golden Right Shoe Award (Prémio Sapato Direito Dourado) – 25 
Collect all 50 pairs of shoes in Multiplayer mode. (Apanha todos os 50 pares de sapatos no modo de Multijogadores.)

Tal como no modo singleplayer também o multiplayer tem sapatos secretos escondidos nos seus níveis. Precisarão de apanhar todos os 50 sapatos, incluindo os dos níveis secretos. Para a localização das saídas secretas vejam a conquista “Score One for Team Awesome (Ganha Uma pela Equipa Fantástica)“.

Em baixo encontram 3 vídeos com a localização de todos os sapatos a coleccionar.

Credit Card Is Maxed (Cartão de Crédito Ultrapassado) – 20 
Buy all of the unlockables. (Compra todos os desbloqueáveis)

Esta conquista requer que comprem todos os desbloqueáveis do jogo no ‘Mall’ (loja virtual do jogo).

Ao completarem um nível, recebem moedas consoante a vossa performance. 20 moedas por terminar o nível, +5 moedas se acabarem o nível mais rapidamente que o pedido, e por fim +5 moedas se coleccionarem os sapatos desse nível.

Ao completarem o modo single e multiplayer terão provavelmente créditos suficientes para todos os desbloqueáveis. Se tal não acontecer continuem a jogar, que eventualmente acumularão o necessário. Precisarão de um total de 3365 créditos para comprarem tudo.

Importa também referir que na secção da loja ‘Exclusivos’ encontra-se um modo de jogo chamado ‘2 Girls 1 Controller’. Este modo de jogo permite-vos jogar o modo multiplayer apenas com um comando, o que é útil para o modo multiplayer se não tiverem ninguém com quem jogar.

Found Star Road (Caminho das Estrelas Encontrado)  – 15 
Find Star Road. (Encontra o Caminho das Estrelas.)

Como tem acontecido com os anteriores jogos da Twisted Pixel, existe um participação especial de um personagem de um outro jogo da companhia. Neste caso é a ‘estrela’ do jogo “Comic Jumper”, desenhada com traços de caminho do mapa do jogo. Para descobrirem este ‘caminho estelar’ terão que descobrir a saída secreta no nível singleplayer 1-7 e passar o nível secreto 1-8, desbloqueando assim um caminho que ao seguirem vos dá a conquista.

Em baixo encontra-se um vídeo da localização da saída secreta e de como passar o nível secreto.

Voltar ao Planeamento

Posted on 8 de Abril de 2012, in Platforma, Puzzle and tagged , , . Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. Parece um pouco mais do mesmo,
    apesar que o primeiro era bem divertido.

  2. Eu de início também pensava o mesmo.
    Mas o jogo tem muito mais conteúdo que o primeiro. Começando pelos cenários (que não são apenas salas de laboratório) existem fios, carros, uma robots verdes para saltar entre outras coisas.
    Acho que valeu bem a pena esta sequela.
    Também existe sempre a demo, para experimentar😛