Guia: Shadows of the Damned

Conquistas: 50
Pontos: 1000 

Shadows of the damned é fruto da parceria de Goichi Suda e Shinji Mikami as mentes por trás de ‘No More Heroes‘ e ‘Resident Evil‘ respectivamente. Recriando a sua visão distorcida do inferno, Shadows of the Damned mistura humor negro e exagerado com um shooter na 3ª pessoa, resultando numa aventura tresloucada e repleta de momentos de ficar de queixo caído, seja pela acção over the top ou pela ofensa do conteúdo. Não é um jogo para toda a gente, mas é certamente algo que recomendo a darem pelo menos uma olhada, nem que seja para experimentarem um jogo fora do normal.

Antes de mais terão que passar o jogo 3 vezes para conseguirem todas as conquistas, nas 3 dificuldades existentes.

1º Passo: Dificuldade Easy e coleccionáveis. Na dificuldade mais fácil as Red Gems são mais baratas o que facilita e muito apanhá-las para a conquista “High in Las Vegas“. Nesta dificuldade além de se familiarizarem com o jogo, podem ter em atenção algumas das conquistas relacionadas com Skill e algumas das conquistas relaccionadas com armas.

2º Passo: Dificuldade Normal e conquistas em falta. Na vossa segunda passagem pelo jogo na dificuldade Normal, recomendo tentarem alguma das conquistas de matar X inimigos com uma dada arma, ou de fazer uma morte especial que não tenham conseguido na vossa primeira vez. Tentem ter todas estas conquistas completas antes de começarem o jogo pela 3ª vez, porque na dificuldade mais difícil vai ser mais complicado manterem-se atentos a elas.

3º Passo: Dificuldade Hard. Com a experiência que acumularam previamente, passar o jogo nesta dificuldade não será assim tão difícil. Tentem coleccionar bastantes Red Gems e White Gems pois os upgrades vão-vos ser essenciais para vos facilitar o trabalho.

As conquistas em baixo estão divididas por várias categorias. Em baixo têm um pequeno índice com atalhos para cada uma dessas categorias, para visualizarem as coisas mais rapidamente.

História
Armas
Skill
Coleccionáveis


Conquistas relacionadas com a História


You Go To Hell – 5
Start a new game for the first time. (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


An Ordinary Life – 15
Story Progression in Act 1 – Chapter 1 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


Take Me To Hell – 15
Story Progression in Act 2 – Chapter 1 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


Adios George (Human form) – 20
Defeat George Human Boss

Conquista obtida ao longo da história.


Cannibal Carnival – 15
Story Progression in Act 2 – Chapter 2 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


What a Wonderful World – 15
Story Progression in Act 2 – Chapter 3 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


Adios George (Beast form) – 20
Defeat George Beast Boss

Conquista obtida ao longo da história.


Riders of the Lost Heart – 15
Story Progression in Act 2 – Chapter 4 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


Don’t Fear the Reaper 1 – 20
Defeat Maras Grim (Sister Grim) Boss

Conquista obtida ao longo da história.


It’s a Bughunt – 15
Story Progression in Act 3 – Chapter 1 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


My Dying Concubine – 15
Story Progression in Act 3 – Chapter 2 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.

 
Don’t Fear the Reaper 2 – 20
Defeat Kauline Grim (Sister Grim) Boss

Conquista obtida ao longo da história.


As Evil As Dead – 15
Story Progression in Act 3 – Chapter 3 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.

 
Annoying Mosquito – 20
Defeat Elliot Beast Boss

Conquista obtida ao longo da história.

 
The Bird’s Nest – 15
Story Progression in Act 3 – Chapter 4 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


The Big Boner – 15
Story Progression in Act 4 – Chapter 1 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


Great Demon World Village – 15
Story Progression in Act 4 – Chapter 2 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


Don’t Fear the Reaper 3 – 20
Defeat Giltine Grim (Sister Grim) Boss

Conquista obtida ao longo da história.


Ghost Hunter – 15
Story Progression in Act 4 – Chapter 3 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.

 
Great Demon World Forest – 15
Story Progression in Act 4 – Chapter 4 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.

 
Suburban Nightmares – 15
Story Progression in Act 4 – Chapter 5 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.

 
Flat Lust – 20
Defeat Justine Boss

Conquista obtida ao longo da história.

 
Justine For All – 15
Story Progression in Act 4 – Chapter 6 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.

 
Twelve Feet Under – 15
Story Progression in Act 5 – Chapter 1 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.

 
Different Perspectives – 15
Story Progression in Act 5 – Chapter 2 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


The Castle of Hassle – 15
Story Progression in Act 5 – Chapter 3 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


I Defeated the Last Big Boss! – 20
Defeat Fleming Boss

Conquista obtida ao longo da história.


The Final Chapter – 15
Story Progression in Act 5 – Chapter 4 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


Love Suicide – 20
Secret

Conquista obtida ao longo da história.


Til Death Do Us Part – 15
Story Progression in Act 5 – Chapter 5 (any difficulty setting)

Conquista obtida ao longo da história.


Lemon Hunter – 20
Complete all chapters on Easy difficulty setting

Conquista obtida ao terminarem a História na dificuldade mais fácil.


Demon Hunter – 50
Complete all chapters on Medium difficulty setting

Conquista obtida ao terminarem a História na dificuldade média.


Legion Hunter – 100
Complete all chapters on Hard difficulty setting

Conquista obtida ao terminarem a História na dificuldade mais difícil.

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Conquistas relacionadas com armas


The Talkative One – 15
Defeat 20 enemies with the TEETHER

Recebem a arma ‘Teether‘ após derrotarem George na sua forma humana, no acto 2-2. Terão que derrotar 20 inimigos com esta arma antes do acto 3-3, uma vez que nessa altura receberão o upgrade para esta arma, impossibilitando acabarem esta conquista sem começar o jogo do início. Esta arma funciona como uma metralhadora, utiliza dentes como munições e é de cor azul.

Com isto em conta utilizem sempre esta arma mal a recebam até acumularem as mortes necessárias para garantir que desbloqueiam a conquista.


Meatballs Lover – 15
Defeat 30 enemies with the SKULLCUSSIONER

Recebem a arma ‘Skull Cussioner‘ após derrotarem George na sua forma besta, no acto 2-4. Terão que derrotar 30 inimigos com esta arma antes do acto 3-3, uma vez que nessa altura receberão o upgrade para esta arma, impossibilitando acabarem esta conquista sem começar o jogo do início. Esta arma funciona como uma shotgun, utiliza caveiras como munições e é de cor verde.

Com isto em conta utilizem sempre esta arma mal a recebam até acumularem as mortes necessárias para garantir que desbloqueiam a conquista.


That’s So Hot! – 15
Defeat 20 enemies with the HOTBONER

Recebem o upgradeHot Boner‘ para a vossa pistola (arma vermelha) após derrotarem Maras Grim, no acto 3-1. Terão que derrotar 20 inimigos com esta arma até ao final do jogo, por isso terão muito tempo para ir eliminando os demónios a vosso bel-prazer.


The Orthodontist – 15
Defeat 30 enemies with the TEETHGRINDER

Recebem o upgradeTeeth Grinder‘ para a arma ‘Teether’ após derrotarem Kauline Grim, no acto 3-3. Terão que derrotar 30 inimigos com esta arma antes do acto 4-3, uma vez que nessa altura receberão o upgrade para esta arma, impossibilitando acabarem esta conquista sem começar o jogo do início.

Com isto em conta utilizem sempre esta arma mal a recebam até acumularem as mortes necessárias para garantir que desbloqueiam a conquista.


Now That’s a Big Fuckin’ Gun – 15
Defeat 40 enemies with the SKULLFEST 9000

Recebem o upgradeSkullfest 9000‘ para a arma ‘Skull Cussioner’ no final do acto 3-3. Terão que derrotar 40 inimigos com esta arma antes do acto 4-6, uma vez que nessa altura receberão o upgrade para esta arma, impossibilitando acabarem esta conquista sem começar o jogo do início.

Com isto em conta utilizem sempre esta arma mal a recebam até acumularem as mortes necessárias para garantir que desbloqueiam a conquista.


Orthodontic Pleasures – 15
Defeat 50 enemies with THE DENTIST

Recebem o upgrade The Dentist‘ para a arma ‘Teeth Grinder’ após derrotarem Giltine Grim no acto 4-3. Terão que derrotar 50 inimigos até ao final do jogo, mas não se iludam. Apenas desbloqueiam este upgrade numa fase final da história, portanto não terão assim tanto tempo para fazer as 50 mortes.

A minha recomendação mantém-se, utilizem sempre esta arma mal a recebam até acumularem as mortes necessárias para garantir que desbloqueiam a conquista.


Skullblaster Master – 15
Defeat 50 enemies with the SKULLBLASTER

Recebem o upgradeSkull Blaster‘ para a arma ‘Skullfest 9000’ no acto 4-6. Terão que derrotar 50 inimigos até ao final do jogo, mas não se iludam. Apenas desbloqueiam este upgrade numa fase final da história, portanto não terão assim tanto tempo para fazer as 50 mortes.

A minha recomendação mantém-se, utilizem sempre esta arma mal a recebam até acumularem as mortes necessárias para garantir que desbloqueiam a conquista.

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Conquistas relacionadas com Skill


Nasty Headache – 20
Perform 5 Head Shots in a row with any weapon except Big Boner

Para esta conquista terão que fazer 5 headshots de seguida (sem falhar e sem atordoar os inimigos com o flash shot), com qualquer arma exceptuando a Big Boner (que apenas usam no acto 4-1).
Esta conquista é sem dúvida uma das mais difíceis do jogo, pois para o headshot contar terá que fazer um zoom em câmara lenta contra a cabeça do inimigo (muitas vezes rebentam com a cabeça dos inimigos mas isto não acontece, o que reinicia o contador). Existem 3 secções durante o jogo que são a vossa melhor aposta de conseguirem fazer esta conquista:

– Logo no início do jogo, quando ainda estão no apartamento, aparecerão uns quantos demónios mais lentos e fracos do que os do resto do jogo (pois servem como introdução ao mesmo). Isto dá-vos a hipótese de conseguir os 5 tiros na cabeça mais facilmente. Caso falhem algum dos tiros e já não sobrem mais demónios, recomecem o checkpoint.

– No acto 3-2, no lago onde têm que salvar a Paula, terão um spawn infinito de demónios, o que vos dá a hipótese de ficarem o tempo que quiserem a tentar fazer os 5 headshots seguidos.

– No mesmo nível que em cima, existirá uma parte com várias jaulas, sendo que uma delas terá um daqueles demónios macaco que apagam as luzes à vossa volta. Soltem-no da jaula e matem-no. Feito isto passado alguns segundos sairá outro demónio idêntico da mesma jaula. Agora apenas precisam de se alinhar como deve ser e, com a Hot Boner (a pistola vermelha) fazer os 5 head shots seguidos.

A 3ª solução é a melhor na minha opinião. O inimigo encontra-se sempre na mesma posição, está sempre a aparecer e apenas precisam de se alinhar e acertar no timing. Em baixo deixo um vídeo que mostra este método com mais pormenor:


The Puppeteer – 30
Perform a Head Shot right after a Leg Mutilation when the enemy is flying back in the air

O objectivo desta conquista passa por fazer um headshot num inimigo depois de lhe terem destruído as pernas e o terem mandado pelos ares. Na prática a ideia é dispararem para as pernas de um demónio e quando este estiver no ar a fazer a animação de cair, disparar-lhe sobre a cabeça. É um tiro que precisa de habilidade para sair bem.

A minha recomendação é usarem a arma Teeth Grinder, que recebem no acto 3-3 (só a têm até ao acto 4-3). Esta arma funciona como uma metralhadora, o que é ideal, pois disparam uns quantos tiros contra as pernas de um demónio e depois descarregam os tiros restantes contra a cabeça do mesmo quando este está a cair e eventualmente desbloquearão a conquista.

Em baixo deixo um vídeo que mostra esta técnica (a conquista em questão é só durante a 1ª metade do vídeo).


A Hole in your Head – 20
Perform 5 headshots in a row with the BIG BONER

Esta conquista apenas pode ser feita no acto 4-1, altura em que têm a arma Big Boner. Esta secção do jogo é um género de tiro ao alvo, com demónios a virem de vários caminhos diferentes. Para a conquista terão que fazer 5 headshots seguidos, o que conseguem apontando à parte vermelha na cabeça dos demónios. Não é uma conquista difícil e podem sempre sair do jogo e recomeçar do início do nível caso não consigam ganhá-la.

Em baixo deixo um vídeo para vos ajudar nesta conquista.


Fiesta Caliente! – 30
Defeat 5 enemies at once using the Hot Boner

Quando recebem a arma ‘Hot Boner’ no acto 3-1 desbloqueiam com ela um novo tipo de ataque que consiste em disparar umas esferas de luz que se colam aos inimigos e superfícies e apenas explodem quando vocês disparam contra elas. Existirão várias ocasiões em que poderão derrotar 5 inimigos de uma vez usando esta arma.
Um bom sítio é no final do acto 3-3 numa caverna onde vos aparecem à frente 6 demónios. Disparem um dos tiros carregados e rebentem-no quando os inimigos estiverem dentro do seu raio. Para terem a certeza que apanham todos, podem disparar várias destas esferas para o chão, causando uma explosão em cadeia e aumentando a área da mesma.

Em baixo deixo um vídeo para vos ajudar na conquista.


Blood On The Dance Floor – 15
Defeat 10 enemies with the Stomp Attack

Para efectuarem o Stomp Attack (Pisar o inimigo) terão primeiro que meter os demónios no chão. Para tal apenas precisam de disparar contra as suas pernas até estes caírem. Uma vez no chão, aproximem-se deles e apertem o botão X. Terão que fazer este ataque 10 vezes ao longo do jogo.


Fire in the Hole! – 15
Defeat 3 enemies at once using the Barrels of Light

Para esta conquista terão que derrotar 3 inimigos com um barril de luz. Não existirão muitas hipóteses para tal durante o jogo, mas é uma conquista bastante fácil de fazer numa secção em particular.

No acto 2-3, enquanto estão a seguir a sushi lamp chegarão a um corredor estreito com barris de luz a tapar-vos o caminho. Ao chegarem a esta parte aparecerão 3 demónios atrás dos barris. Simplesmente rebentem com os barris e desbloqueiam a conquista. É bastante difícil falhar a conquista neste local, uma vez que terão que destruir os barris para avançarem no jogo.


Trash’em while they’re out! – 15
Perform all 5 brutal kills on Normal Demons frozen by the Light Shot

Para efectuarem uma morte brutal, terão primeiro que atordoar os inimigos com o vosso light shot (com a pistola vermelha, usem o ataque secundário com o botão RB). Uma vez atordoados, aproximem-se do inimigo e apertem o botão X. Estas mortes especiais são aleatórias portanto terão que fazer um pouco mais de 5 para desbloquear a conquista. Portanto continuem a eliminar os inimigos desta maneira até a desbloquearem.


Drunk in Public – 10
Knock back 3 drinks in a row

Esta conquista é muito simples. Apenas precisam de beber 3 bebidas de seguida, sem fazer nada. Basta carregarem 3 vezes no botão LB e já está.

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Conquistas Relacionadas com Coleccionáveis


Stingy Bastard – 10
Save more than 300 White Gems in your inventory

Para esta conquista terão que acumular no vosso inventário 300 pedras preciosas brancas (White Gems). Estas pedras servem como moeda de troca na loja do jogo (demónio Christopher), onde poderão comprar munições, bebidas ou Red Gems para upgrades. Têm 2 maneiras de conseguir ter 300 ao mesmo tempo no vosso inventário.

O 1º método consiste em nunca as gastarem ao longo do jogo. Desta maneira conseguirão alcançar o vosso objectivo por volta do acto 2-3.

O 2º método consiste em farmar as white gems em certos locais, como por exemplo no acto 3-2 no lago onde têm que perseguir a Paula, onde os demónios fazem spawn infinito. Nestas secções simplesmente fiquem a derrotar os inimigos até acumularem as 300 pedras preciosas e desbloqueiam a conquista.


High in Las Vegas – 75
Recover all available Red Gems in the game.

Existem um total de 80 red gems que terão que coleccionar durante o jogo. Atenção que estas pedras preciosas apenas se mantêm durante um jogo, ou seja, terão que as apanhar a todas antes de acabarem a história. Destas 80 red gems, 38 poderão encontrar escondidas pelos níveis e 42 apenas poderão comprar na loja (Cristopher) com as white gems. No entanto não se preocupem se não apanharem alguma das red gems num nível, uma vez que poderão comprá-la na loja, pois esta tem uma quantidade infinita de red gems à venda.

Em primeiro lugar, tentem esta conquista na dificuldade mais fácil, pois o valor das red gems varia com a dificuldade:

Easy – 45 white gems
Medium – 75 white gems
Hard – 120 white gems

Fazendo as contas, precisarão de um total de 1845 white gems, contando que não as gastam em munições ou bebidas. No entanto apenas conseguem carregar 999 white gems de uma vez, portanto sugiro que as vão gastando em red gems quando passam pelo Cristopher. Isto dá um total de quase 2 malas completas (2 stacks de 999 white gems) que terão que coleccionar. Para acumularem tal número de white gems, terão de as farmar em algumas áreas do jogo.

Um dos melhores sítios para tal, encontra-se no acto 3-2 no lago onde perseguem a Paula. Se não a seguirem e apenas ficarem a derrotar demónios, estes continuarão a nascer infinitamente. Aproveitem isto e percam algum tempo para encher os vossos bolsos de white gems.
Existem também várias áreas durante o jogo pelos vários capítulos que têm um spawn infinito de demónios. As zonas onde aparece uma mão que tapa a luz ou zonas onde aparecem os demónios gigantes são alguns exemplos onde os demónios mais pequenos continuarão sempre a aparecer enquanto não eliminarem a presença mais forte da área.

Se não tiverem paciência para fazer as coisas de uma maneira mais legítima, podem sempre aproveitar-se de um método para apanhar várias vezes a mesma red gem.

No acto 2-1, na secção em que vêem os barris de luz explosivos pela primeira vez, existe uma red gem por baixo de umas arcadas. Ao passarem esta secção e entrarem no portão de saída o vosso progresso é salvo. Se não se mexerem mal entram no portão e fizerem reload checkpoint após o jogo gravar, aparecerão na área anterior, com a red gem ainda por apanhar e a red gem que apanharam previamente no vosso inventário. Este método funciona impecavelmente, mas terão que ter o cuidado para após entrarem o portão não darem um passo em frente senão já não conseguem voltar atrás sem recomeçar o jogo do início. Em baixo deixo um vídeo que mostra em detalhe este método:

Por fim deixo mais 2 vídeos em baixo que mostram a localização das 38 red gems que podem encontrar ao longo do jogo. Mais uma vez digo que não se preocupem se falharem algumas delas. Poderão sempre farmar white gems como expliquei em cima e comprar as red gems em falta na loja, ou então farmar as red gems.

Parte 1

Parte 2

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Posted on 29 de Julho de 2012, in Acção, Terror, Third-Person Shooter and tagged , , , . Bookmark the permalink. 11 comentários.

  1. Felipe Fereguetti - Brasil

    Qual o nível de dificuldade e o tempo para platina? E são quantas horas para fechar o game aproximadamente?

    • Já actualizei o guia com essa informação Felipe.
      Eu demorei cerca de 8 horas para acabar o jogo na dificuldade mais díficil e para além das conquistas de acabar em fácil e médio, só me faltavam umas 4 conquistas, sendo uma delas a de coleccionar as red gems.

      Portanto diria que para desbloquear tudo seja precisam umas 20 horas no máximo contando que demore menos tempo quando repetir o jogo uma 2ª e 3ª vez.

  2. Felipe Fereguetti - Brasil

    Obrigado tairum, dúvida esclarecida

  3. Felipe Fereguetti - Brasil

    Olá amigos do chievebox, comprei esse game na internet hoje, mas vou demorar a vê-lo ainda pq só vou pagar dia 9 (dia que posso), de qualquer forma vou jogando os outros da prateleira.

  4. Felipe Fereguetti - Brasil

    Ah uma dúvida, esse game possui seleção de capítulos após o zeramento?

    • Não. Tal como referi no guia terá que passar 3 vezes para as conquistas de dificuldade (não acumukam sequer). Só pode jogar no capítulo em que se encontra, ou então começar do início.

    • Eu não considero o jogo difícil. Passei a 1ª vez logo na dificuldade mais difícil e faz-se bem. Quando se rebola para esquivar dos ataques é invulnerável (mesmo que lhe acertem enquanto está a rebolar). Portanto se estiver sempre a fazer isto para se esquivar e ponderar o seu ataque (contra os bosses) não deverá ter muitos problemas.

      • Felipe Fereguetti - Brasil

        E é recomendavel mesmo que termine o game 3 vezes? Ou é possivel platinar sem tanto “sacrificio”? rsrs

      • Tem mesmo que passar as 3 vezez (1 em cada dificuldade para platinar). Eu ainda não platinei por isso mesmo, faltam-me 3 conquistas, duas delas de acabar em fácil e médio 😦

  5. Felipe Fereguetti - Brasil

    Mas agora é a parte fácil tairum 😉

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