Guia: Alan Wake’s American Nightmare

Conquistas: 12
Pontos: 200 

Alan Wake’s American Nightmare é o segundo jogo da saga mas ao contrário do primeiro, este é um XBLA e como grande novidade, traz um novo modo de jogo chamado Arcade Mode onde temos de sobreviver a várias ondas de inimigo. Quanto à campanha, esta proporciona um enredo simples e com um desenrolar bastante peculiar. Se gostaram do primeiro jogo, então este é obrigatório.

1º Passo: Campanha

Existem quatro conquista obtidas automaticamente com o progresso da história por isso, com essas não terão de se preocupar. Relativamente ainda a este modo, existe uma dos colecionáveis, os quais não precisam ser apanhados de uma só vez. Podem acabar a campanha e voltar aos capítulos que precisem para apanhar os restantes. Ainda no modo campanha irão começar a progredir para a conquista de matar 2000 inimigos, o que só irão conseguir quando estiverem a jogar o modo Nightmare.

2º Passo: Arcade Mode

O modo Arcade é um gênero de horda onde temos de matar inimigos que vêm em várias ondas e onde existe um tempo limite de jogo de 10 minutos.  Irão que ter 24 estrelas no total para conseguir desbloquear todos os mapas, inclusive os com dificuldade Nightmare. A outra conquista complicada deste modo é acabarem com 100,000 pontos e não serem atingidos durante 6 minutos de seguida mas podem ver os conselhos na respetiva conquista.

Escape! – 10

Escape the Taken to the motel.

Conquista obtida com o progresso da campanha.

Rewrite – 10

Rewrite reality for the first time.

Conquista obtida com o progresso da campanha.

Cool It – 20

Make sure Dr. Meadows can take another look at the skies.

Conquista obtida com o progresso da campanha.

Happy Ending – 25

Rewrite reality for the last time.

Conquista obtida com o progresso da campanha.

Glorious Dawn – 10

Survive until dawn in any Arcade Mode level.

O Arcade Mode é um género de horda onde temos de derrotar os Taken e tentar sobreviver durante dez minutos e fazer o maior número de pontos possíveis. Para esta conquista, precisam então de aguentar os 10 minutos de duração do modo e para isso dou o seguinte conselho de forma a facilitar as coisas. Os inimigos aparecem por ondas e a primeira onda são somente dois inimigos. O que devem fazer é andarem às voltas no mapa durante 10 minutos sem matar nenhum deles. Se eles estiverem muitos perto de vocês, usem a lanterna para os afastar um bocado. Têm candeeiros em certas zonas do mapa caso precisam recuperar vida. Se fizerem isto, será bastante fácil obter a conquista. A parte difícil será mesmo o ter que andar às voltas durante dez minutos. Já agora, se não matarem nenhum deles como sugeri, irão conseguir também a conquista seguinte que exige sobreviver durante 10 minutos usando só a lanterna e os flares.

Skill Beats Gun – 10

Survive an Arcade level using nothing but the flashlight and handheld flares.

Nesta conquista, precisam sobreviver a um nível Arcade somente com a lanterna e os flares. Tal como expliquei na conquista anterior, ao tentarem a mesma, deverão conseguir esta também automaticamente. Para isso basta andarem às voltas no mapa e não matarem os dois primeiros inimigos (vêm por ondas e a primeira são só dois) e aguentar assim durante 10 minutos. Se forem atingidos, podem sempre recuperar vida nos postes de luz.

Poetry in Motion – 20

Get a six-minute survivor streak and over 100,000 points in an Arcade level.

Esta conquista pode ser um pouco complicada de se obter e só a prática e conhecimento do mapa poderão ajudar-vos melhor. O objetivo é ficarem seis minutos de seguida sem serem atingidos e acabaram o nível com mais de 100,000 pontos. Convém ter o multiplicador alto e para tal, se andarem a desviar-se dos inimigos, o mesmo vai começar a aumentar como podem ver no primeiro vídeo. Como na primeira onda só vêm dois inimigos, matem um e comecem a desviar-se do outro para aumentar o multiplicador. Entretanto, vão apanhando também munição, flares e as armas que vos derem mais jeito para poderem sobreviver melhor ao assalto final. A caçadeira e a magnum são boas escolhas, tal como a metralhadora principal. Assim que faltarem uns 7 a 8 minutos para o fim, comecem então a jogar a sério. Relativamente ao primeiro vídeo, coloquem-se na posição onde ele está porque do lado direito tem uma luz, a qual impede os inimigos de virem daquele lado e depois só têm que cuidar do outro lado esquerdo. Para quem não sabe, qual o sol aparecer aos 10 minutos, matará todos os inimigos que estiverem no mapa e quantos mais estiverem, mais pontos irão ganhar. Volto a saliento que só a prática e conhecimento do mapa é que vos ajudará na obtenção da conquista.

Enter the Nightmare – 10

Unlock all of the Nightmare Arcade Mode levels.

Dos 10 mapas existentes no jogo, só 5 têm a versão Nightmare e são eles:

  • Cemetery
  • Ghost Town
  • Oil Field
  • Caves
  • Trailer Park

Só um mapa é que está disponível logo de início e terão de ganhar estrelas para irem desbloqueando novos. Das 30 estrelas disponíveis, terão de ganhar 24 para obterem esta conquista o que significa que terão de ter 3 estrelas em todos os mapas normais (15 estrelas) e mais 9 estrelas nos Nightmare. Para terem pontuação suficiente de 3 estrelas, a mesma terá que rondar entre os 40 e 45 mil pontos. Aviso que, como seria de esperar, no Nightmare os inimigos levam muito mais tempo a morrer e requerem o dobro da munição. Podem usar um pouco da solução que referenciei na conquista anterior. Não se preocupem se forem falhando pois vão acabando por conhecer os mapas e isso só trará vantagens futuramente.

Survivor – 30

Get 70,000 points in any Nightmare Arcade level.

Esta conquista pede que façam 70,000 pontos no nível Nightmare e a lista encontra-se na conquista acima. Nesta dificuldade, não existem ondas sendo que os inimigos vão aparecendo sem parar. Isto faz com que precisem de andar sempre em movimento no mapa a apanharem tudo o que puderem, seja munições, armas ou flares. No entanto, também podem esconder-se numa certa zona depois de apanharem tudo e deixar que eles vão chegando. Joguem no mapa que conhecem melhor e tentem apanhar rapidamente todas as coisas possíveis.

Ainda assim, aconselho a fazerem o que está neste vídeo pois realmente funciona. Saliento que não precisam chegar ao fim do nível para ganharem a conquista. Podem muito bem obter a meio e se perderem o multiplicador e voltar a um, não é o fim do mundo. Façam o que está no vídeo e deverão conseguir facilmente com alguma prática.

Split Splat! – 15

Take out two Splitter spawns with a single shot.

Existe um inimigo chamado Splitter, o qual se divide em dois e o objetivo da conquista é matar dois ao mesmo tempo com um único tiro. Convém ser com a caçadeira e a conquista pode ser feita logo no início do jogo como poderão ver no vídeo seguinte. A pessoa consegue a conquista no minuto 1.27 por isso podem passar para a frente se quiserem. Vocês serão obrigados a ir a esta zona na história por isso não se preocupem em chegar lá.

Pile ‘Em High – 20 

Defeat 2,000 Taken.

Bom, a descrição desta conquista é bem direta. Para estes 20 pontos, precisam matar 2,000 inimigos. Para tal, é repetir muitas vezes a campanha ou vários jogos no modo Arcada, caso queiram obter as conquistas das estrelas relacionadas com esse modo. Eu em média, mato cerca de quase 50 inimigos por cada nível Arcada por isso, não são necessários assim tantos jogos.

One Day I’ll Buy a Stapler – 20

Find all of the manuscript pages.

Existem 53 manuscritos para ser colecionados no jogo ao longo dos 3 atos. Não se preocupem porque se falharem um, podem sempre repetir o capítulo mais tarde. Apesar de serem 52, só terão que apanhar 49 pois os restantes 4 serão ganhos automaticamente com a história. Quanto à maneira de os apanhar, os níveis são um género de open world e, na maioria dos colecionáveis, estes podem ser apanhados quase logo à partida assim que comecem os atos. No menu do jogo, podem ver quais vos faltam pelo nome e respetivo ato. Sempre que tiverem um colecionável perto de vocês, deverá aparecer no mini mapa um ponto de interrogação por isso tomem atenção. Como se isso já não ajudasse bastante, os colecionáveis ainda brilham e podem ser vistos facilmente a uma média/longa distância, caso não tenham obstáculos no caminho claro.

Aqui ficam três vídeos, um para cada ato.

Voltar ao planeamento

Posted on 28 de Setembro de 2012, in Acção, Aventura, Terror, Third-Person Shooter, Thriller and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.