Guia: Dust: An Elysian Tail

Conquistas: 30
Pontos: 400 
Preço: 1200MSP

Dust: An Elysian Tail foi lançado durante o Summer of Arcade de 2012 como exclusivo Xbox Live Arcade. Originalmente previsto para a secção de jogos indie do Xbox Live, depressa ganhou a atenção com os seus visuais e estilo artístico. Inspirado em jogos como Metroid e Castlevania, Dust: An Elysian Tail é um RPG side-scroller com bastante exploração e evolução do personagem principal Dust e da sua acompanhante Fidget enquanto tentam descobrir o passado esquecido de Dust. Com alguma variedade de ataques e bastantes combos, bem como os clássicos segredos escondidos em todas as zonas, Dust consegue proporcionar a experiência dos jogos em que se inspira bem como trazer um novo ar ao género, mostrando ser um bom jogo na prateleira digital de qualquer jogador de Xbox 360.

D04-T03

Conquistas Offline: 30
Conquistas Secretas: 8
Conquistas Perdíveis: 2

Antes demais importa referir que o jogo tem 2 conquistas perdíveis que resultam de uma decisão numa missão secundária (Out to Dry) entregue pela personagem Colleen em Aurora Village. Se escolherem uma opção desbloqueiam uma conquista, se escolherem a outra opção desbloqueiam outra conquista. Caso se esqueçam de gravar o jogo antes de fazer a missão não se preocupem muito, uma vez que começando o jogo do inicio na dificuldade mais fácil demorá no máximo uns 30 minutos a chegarem novamente a essa missão. O resto das conquistas poderão ser feitas a qualquer altura, uma vez que o jogo vos deixa andar livremente por todas as zonas.

– Para não terem que jogar o jogo 2 vezes, recomendo que comecem a jogar logo na dificuldade Though, que vos dará a conquista “Above and Beyond the Call – 10” ao completarem a história.

Dito isto, poderão sentir alguma dificuldade em certas partes, principalmente nos bosses. No entanto podem facilmente ultrapassar essas dificuldades ao subirem o vosso nível em zonas mais fáceis do jogo. Se subirem uns 3-5 níveis e voltarem a tentar passar uma zona difícil rapidamente verão que essa zona fica com uma dificuldade muito mais acessível.

– Terminada a história principal é tempo de completar as missões secundárias que vos faltem, para a conquista “Savior of Falana – 10“, salvar todos os 12 personagens presos para a conquista “Baker’s Dozen – 10“, completar todas as arenas com quatro estrelas para a conquista “The Stuff of Legends – 40” e uma ou outra conquista que não tenham feito entretanto.

well-on-your-way-achievement - dust     
Well on your Way – 10 
Pick Up an Ability Orb

Apanham várias Ability Orbs ao longo do jogo, portanto não têm como falhar esta conquista.

distant-thunder-achievement - dust     
Distant Thunder – 10 
Use the DUST STORM on Fidget’s Projectiles

Para usar esta técnica apenas terão que que usar os projectéis da Fidget (botão B) e de seguida usar o vosso ataque Dust Storm (Manter pressionado o botão Y). Uma vez que vos ensinam a usar esta combinação logo no início do jogo, não têm como falhar a conquista.

push-and-turn-achievement - dust     
Push and Turn – 10 
Unlock a Treasure Chest

Ao longo do jogo encontrarão várias chaves e vários baús que necessitam dessas chaves para serem abertos. Basta abrir um desses baús e desbloquearão a conquista. O primeiro baú que poderão desbloquear no jogo encontra-se logo no início. Ao começarem o jogo desloquem-se para a esquerda e encontrarão uma chave. Mais à frente quando descerem a árvore encontrarão à esquerda um baú. Abram-no e a conquista é vossa. Deixo um pequeno vídeo que mostra em maior detalhe este procedimento.

with-great-power-achievement - dust     
With Great Power… – 10 
Level Up by Assigning Skill Gems

Ao subirem de nível terão a hipótese de colocar uma skill gem numa de 4 opções, que melhoraram o vosso personagem (através do menu do jogo). Ao fazer isso a primeira vez, desbloquearão a conquista.

the-blacksmith-of-archers-pass-achievement - dust     
The Blacksmith of Archer’s Pass – 10 
Meet Haley

Desbloquearão esta conquista quando encontrarem e falarem com a Haley que se encontra no topo de Archer’s Pass. Impossível de falhar ao longo da história.

tinkerer-achievement - dust     
Tinkerer – 10 
Craft an item from a blueprint

Após o vosso encontro com a Haley ganharão a habilidade de construir itens (armas, armaduras, etc) utilizando os materiais respectivos e algum dinheiro, bastando para tal possuírem uma blueprint de um item qualquer. Os materiais para a construção são descobertos matando inimigos, ou comprados na loja. Quando tiverem os materiais necessários para uma das vossas blueprints, falem com a Haley e peçam-lhe para eles vos construir o item. A conquista é desbloqueado quando o fizerem pela primeira vez.

friend-of-falana-achievement - dust     
Friend of Falana – 10 
Complete 5 Sidequests

Ver a conquista “Savior of Falana – 10“.

hero-of-falana-achievement - dust     
Hero of Falana – 10 
Complete 10 Sidequests

Ver a conquista “Savior of Falana – 10“.

savior-of-falana-achievement - dust     
Savior of Falana – 10 
Complete 20 Sidequests

Existem um total de 21 missões secundárias durante todo o jogo. Estas missões são dadas por NPC’s nas aldeias Aurora Village e Mudpot. A maioria das missões consiste em ir a um determinado lugar, falar com determinada pessoa ou apanhar determinado item e todas elas terão um sinal no mapa a indicar onde terão que ir a seguir. Podem também ir ao menu de quests e ver também qual o estado actual das vossas missões.

Das 21 missões secundárias, 6 delas pertencem ao personagem Fale e uma vez completadas desbloqueiam a conquista “Opposite of Fail – 10“.  Outra missão secundária ‘Snowflakes’ dada pelo personagem Bopo desbloqueia-vos a conquista “One Last Wish – 10“.

Em baixo deixo a lista completa de missões secundárias (referentes ao local onde podem ser encontradas) bem como um vídeo que mostra e explica como passar todas as missões.

Começo do Jogo

– A New Venture

Aurora Village
– The Blacksmith
– Reunion
– Number One Fan
– Lost Time
– Out to Dry
– C-C-C-COMBO BREAKER
– What’s in the Box?

(missões do personagem FALE para a conquista “Opposite of Fail – 10“)
– Better than Nothing
– Taking Point
– Slimed
– Reinforcement
– Freedom of Movement
– Find the Sparklies

Mudpot
– A Better Fidget
– Hittin’ Stick
– Trolk Vengeance
– Pearly Whites
– Red Moss
– Over the Fence
– Snowflakes (Desbloqueia a conquista “One Last Wish – 10“)

opposite-of-fail-achievement - dust     
Opposite of Fail – 10 
Complete all Fale Quests

Esta conquista requer que completem todas as missões para o personagem Fale que se encontra na zona mais à direita de Aurora Village. Este personagem tem 6 missões em que precisam de recolher alguns materiais. A lista de materiais é a seguinte:

– 5 Imp Hides
– 8 Beast Spears
– 4 Slimy Spikes e 4 Slimy Coats
– 2 Giant Rocks e 2 Giant Cores
– 6 Avee Wings e 6 Avee Claws
– 3 Florn Tentacles e 3 Florn Sparks

Os materiais são apanhados dos monstros que matam ao longo do jogo. A minha recomendação é que sempre que vão a uma loja vendam pelo menos 1 de cada tipo de material que apanharam uma vez que após fazerem isto, as lojas ficam com um stock ilimitado desse material. Desta maneira poderão comprar os materiais que vos faltem em vez de terem que ficar a matar monstros até vos calharem. Todos os monstros que deixam cair os materiais que precisam encontram-se em Abadis Forest bem como noutros locais ao longo do jogo. Não deverão encontrar problemas em encontrá-los ao longo do jogo.

one-last-wish-achievement - dust     
One Last Wish – 10 
Fulfill Bopo’s wish for snow

Completem a última missão secundária dada pelo personagem Bopo. Esta missão dar-vos-á a rainbow orb, necessária para salvar um dos personagens para a conquista “Baker’s Dozen – 10“. Para mais detalhes de como obter e completar esta missão, vejam a conquista “Savior of Falana – 10“.

bringer-of-death-achievement - dust     
Bringer of Death – 10 
Kill 500 Enemies

Esta conquista requer que matem 500 inimigos ao longo do jogo. É bastante fácil de conseguir durante a história e poderão estar sempre a repetir áreas caso vos faltem matar alguns.

blue-bomber-achievement - dust     
Blue Bomber – 10 
Simultaneously Kill 6 Enemies with a Single Bomb

Esta conquista requer que com uma única bomba (aqueles frutos roxos) matem 6 inimigos simultaneamente. A melhor área do jogo para fazer esta conquista é em ‘Abadis Forest’. Chegarão a uma zona que contém inúmeros inimigos voadores sobre uma ponte. Atraiam uma grande quantidade deles para ao pé das bombas dessa zona e usem o vosso dust storm (botão Y) para atirar a bomba contra os inimigos. Se não conseguirem à primeira tentativa, basta saírem da zona em que se encontram e voltar a entrar, que os inimigos irão renascer. Em baixo deixo um vídeo que vos ajudará a localizar esta área e a fazer a conquista.

sad-way-to-go-achievement - dust     
Sad Way to Go – 10 
Kill an enemy with the slide attack

No 2º capítulo, nas Cirromon Caverns, irão aprender o golpe de rasteira. Para o efectuarem basta pressionarem o botão A enquanto estiverem agachados. Para esta conquista, apenas terão que matar um inimigo com rasteiras. Golpeiem-no o suficiente para ficar com pouca vida e dêem uma rasteira como golpe final.

cutting-it-close-achievement - dust     
Cutting It Close – 10 
Successfully Parry with less than 10% health remaining

Irão aprender a defender logo no início do jogo. Para tal apenas terão que atacar com o botão X no preciso momento em que um inimigo vos está a atacar. Para esta conquista terão que estar a 10% ou menos da vossa vida total, e bloquear um ataque inimigo. É bastante fácil de fazer e recomendo que o façam numa altura inicial do jogo uma vez que nas fases avançadas os inimigos estarão mais fortes e poderá ser complicado ficarem com menos de 10% da vida. E se evoluírem demais o vosso nível, ficarão fortes demais e terão que esperar alguns minutos até os inimigos vos deixarem a menos de 10% da vida.

a-decent-start-achievement - dust     
A Decent Start… – 10 
Successfully complete a 200+ hit combo

Vejam a conquista “That’s More Like It – 10“.

thats-more-like-it-achievement - dust     
That’s More Like It – 10 
Successfully complete a 1000+ hit combo

Existem vários locais onde poderão fazer facilmente um combo de +1000, mas recomendo irem para a zona ‘The Sorrowing Meadow’. Da primeira vez que aqui chegarem terão que dar uma quantidade grande de golpes aos inimigos para os matarem o que torna o sítio especialmente bom para acumularem o vosso combo. A estratégia a adoptar é a de usarem os projecteis da Fidget (botão B) com o vosso Dust Storm (botão Y). Têm que ter cuidado para não levarem nenhum golpe, uma vez que resetará o vosso combo. Caso tenham evoluído demasiado o vosso personagem podem sempre retirar o vosso equipamento, o que vos dá mais alguns golpes antes de matarem os inimigos, ideal para subir ainda mais o combo.

NOTA: Uma vez atingirem um combo superior a 1000 terão que esperar até o combo acabar para desbloquearem a conquista. Caso sejam atingidos o combo é cancelado e a conquista não é desbloqueada.

O vídeo abaixo mostra um dos vários métodos usados nesta área para irem acumulando o vosso combo.

an-impressive-display-achievement - dust     
An Impressive Display – 10 
Earn a Four-Star Rating in any Challenge Arena

Vejam a conquista “The Stuff of Legends – 40“.

the-stuff-of-legends-achievement - dust     
The Stuff of Legends – 40 
Earn a Four-Star Rating in EVERY Challenge Arena

Existem 6 arenas espalhadas pelas seguintes zonas do jogo:

Abadis Forest
Archer’s Pass
Aurora Village
Cirromon Caverns
The Sorrowing Meadow
The Glade

Estas arenas aparecem marcadas no mapa a vermelho e requerem que completem um desafio focado numa das vossas habilidades. Cada uma das arenas contém um prémio no final, bem como um rank de 1 a 4 estrelas. Para esta conquista terão que obter 4 estrelas em todas as arenas. Recebem estrelas consoante o tempo que demoram a completar o desafio, consoante o dano que tiram aos inimigos (se houver algum) e consoante a quantidade de estátuas que destroem ao longo do desafio.

Para conseguirem as 4 estrelas terão em primeiro lugar, que saber as arenas de cor. Terão de saber onde se encontram as estátuas, uma vez que é essencial partirem todas para conseguirem as 4 estrelas. Nas arenas que contenham inimigos, se forem com um nível muito alto para essas arenas, matarão os inimigos num instante o que facilita tanto a nível dos pontos ganhos como do tempo salvo, resultando em 4 estrelas fáceis.

Em baixo deixo um vídeo que contém a localização das 6 arenas bem como se devem passar a fim de ganhar 4 estrelas em cada uma delas.

wait-arent-you-achievement - dust     
Wait, aren’t you…? – 10 
Unlock a Cage and Rescue a Friend

Vejam a conquista “Baker’s Dozen – 10“.

bakers-dozen-achievement - dust     
Baker’s Dozen – 10 
Hang out with Twelve Friends in the Sanctuary

Ao longo do jogo existem 12 personagens de outros jogos indie conhecidos, presos em jaulas que necessitam de 4 chaves para serem abertas. As chaves podem ser apanhadas durante o jogo ou compradas nas lojas, por isso não deverão ter problemas em conseguir as necessárias. Muitas das jaulas apenas podem ser acedidas com habilidades que ganham em fases avançadas do jogo portanto aconselho a irem apenas atrás das jaulas após terem todas as habilidades (a última a desbloquear é a habilidade de boost jump, onde usam correntes de ar para ir parar a plataformas muito elevadas). Precisam também de apanhar todas as gemas do jogo que vos abrem os caminhos, e para tal terão que completar a missão secundária ‘One Last Wish’ que poderão ver no guia da conquista “One Last Wish – 10“.

Em baixo deixo uma lista e um vídeo com as localizações e respectivos personagens e habilidades necessárias para os conseguirem desbloquear.

Aurora Village – Hyperduck #1
Archers’ Pass – Bastion (Completem a missão secundária ‘One Last Wish’)
The Glade – Super Meat Boy
Cirromon Caverns – Spelunky Boy (necessitam da habilidade de deslizar)
Cirromon Caverns – Spelunky Girl (necessitam da habilidade ‘boost jump’)
Abadis Forest – Bandage Girl
Abadis Forest – Hyperduck #2 (necessitam da habilidade de deslizar)
Sorrowing Meadows – Dishwasher (necessitam da habilidade de escalada e de duplo salto)
Sorrowing Meadows – Yuki
Blackmoor Mountains – Fez (necessitam da habilidade de duplo salto)
Blackmoor Mountains – Braid
Everdawn Basin – Maw (necessitam da habilidade ‘boost jump’)

above-and-beyond-the-call-achievement - dust     
Above and Beyond the Call – 10 
Complete the Game on Tough or Hardcore setting

Esta conquista requer que terminem o jogo na dificuldade ‘Tough’ ou ‘Hardcore’. Recomendo a dificuldade ‘Tough’ porque é mais fácil, a menos que gostem do desafio extra. A melhor dica que vos posso dar é evoluírem o vosso nível se estiverem com dificuldades. A experiência dada pelos inimigos é sempre a mesma portanto podem ficar a treinar numa zona onde os inimigos são bastante fáceis de matar (se bem que demorará mais tempo) e em grande quantidade. Há um item que vos permite ressuscitar caso morram, mas nestas dificuldades o dinheiro é escasso para esse item, por isso sugiro que o guardem para alturas em que precisarão mesmo dele como as lutas contra os bosses. Por fim os bosses poderão dar-vos algumas dores de cabeça a passar, portanto deixei nas conquistas respectivas de cada um deles (em baixo) um vídeo de como os passar.

defused-achievement - dust     

Defused – 20 
Defeat Fuse

Conquista desbloqueada com a história. Para desbloquearem a conquista necessitam de derrotar o primeiro boss do jogo ‘Fuse’. Em baixo deixo um vídeo que vos ajudará a derrotar o boss caso se encontrem em dificuldades. Podem também ficar a treinar mais tempo e subir vários níveis para tornar a batalha mais fácil.

O vídeo em baixo contém SPOILERS.

waters-of-life-achievement - dust     
Waters of Life – 20 
Defeat Lady Tethys

Conquista desbloqueada com a história. Para desbloquearem a conquista necessitam de derrotar o segundo boss do jogo ‘Lady Tethys’. Em baixo deixo um vídeo que vos ajudará a derrotar o boss caso se encontrem em dificuldades. Podem também ficar a treinar mais tempo e subir vários níveis para tornar a batalha mais fácil.

O vídeo em baixo contém SPOILERS.

high-spirits-achievement - dust     
High Spirits – 20 
Defeat Baron Kane

Conquista desbloqueada com a história. Para desbloquearem a conquista necessitam de derrotar o terceiro boss do jogo ‘Baron Kane’. Em baixo deixo um vídeo que vos ajudará a derrotar o boss caso se encontrem em dificuldades. Podem também ficar a treinar mais tempo e subir vários níveis para tornar a batalha mais fácil.

O vídeo em baixo contém SPOILERS.

and-the-dust-settles-achievement - dust     
…And the Dust Settles – 50 
Defeat General Gaius

Conquista desbloqueada com a história. Para desbloquearem a conquista necessitam de derrotar o quarto e último boss do jogo ‘General Gaius’. Este boss é o mais complicado do jogo inteiro, porque terão que o derrotar em 3 fases diferentes, o equivalente a derrotar 3 bosses. Em baixo deixo um vídeo que vos ajudará a derrotar o boss caso se encontrem em dificuldades. Para este boss em particular aconselho a treinarem mais tempo e subir vários níveis para tornar a batalha mais fácil.

O vídeo em baixo contém SPOILERS.

paragon-achievement - dust     
Paragon – 10 
Opt out of putting poison ivy into Gianni’s laundry

Para esta conquista terão que escolher a boa opção na missão secundária ‘Out to Dry’ que vos é dada pela personagem Colleen em Aurora Village. Para esta missão, terão que encontrar o seu irmão desaparecido (Corbin). Terão que falar com Gianni que vos dirá que o Corby foi até Ivydale Glen lavar a sua roupa. Dirijam-se até essa zona. Aí gravem o jogo num slot diferente do que estão a jogar. Ao descobrirem o Corbin e a roupa do Gianni, surgirá uma opção onde poderão levar-lhe a roupa limpa ou então levar-lhe a roupa com algumas urtigas pelo meio. Para esta conquista terão que escolher a opção de lhe levar a roupa limpa. Uma vez entregue a roupa a conquista é desbloqueada. Para evitar ter que começar o jogo novamente para desbloquear a conquista “Renegade – 10“, carreguem o vosso save em Ivydale Glen e repitam o processo escolhendo a opção contrária.

renegade-achievement - dust     
Renegade – 10 
Reign chaos by putting poison ivy into Gianni’s laundry

Para esta conquista terão que escolher a má opção na missão secundária ‘Out to Dry’ que vos é dada pela personagem Colleen em Aurora Village. Para esta missão, terão que encontrar o seu irmão desaparecido (Corbin). Terão que falar com Gianni que vos dirá que o Corby foi até Ivydale Glen lavar a sua roupa. Dirijam-se até essa zona. Aí gravem o jogo num slot diferente do que estão a jogar. Ao descobrirem o Corbin e a roupa do Gianni, surgirá uma opção onde poderão levar-lhe a roupa limpa ou então levar-lhe a roupa com algumas urtigas pelo meio. Para esta conquista terão que escolher a opção de lhe levar a roupa com urtigas. Uma vez entregue a roupa a conquista é desbloqueada. Para evitar ter que começar o jogo novamente para desbloquear a conquista “Paragon – 10“, carreguem o vosso save em Ivydale Glen e repitam o processo escolhendo a opção contrária.

bad-therapist-achievement - dust     
Bad Therapist – 10 
Bug Matti

Quando encontrarem a Haley pela primeira vez (a blacksmith em Archer’s Pass), encontrarão também, na mesma sala, o seu irmão Matti. Para esta conquista apenas precisam de falar com ele várias vezes seguidas e a conquista desbloquear-se-á.

silence-those-guns-achievement - dust     
Silence Those Guns – 10 
Destroy every enemy Cannon

Durante o 5º capítulo do jogo, terão uma missão em que terão que destruir alguns canhões para poderem avançar. Esta conquista requer que os destruam a todos. Existem 4 canhões e se  falharem algum poderão sempre voltar atrás a qualquer altura do jogo para o destruir. Em baixo deixo um vídeo que mostra a localização de todos os 4 canhões.

Voltar ao Planeamento

Anúncios

Posted on 24 de Janeiro de 2013, in Acção, Role Playing Game and tagged , , , . Bookmark the permalink. 7 comentários.

  1. Como eu consigo o pulo duplo e a habilidade de escalar ? estou na hiden coven mas não tenho a habilidade de escalar?

  2. Vlw negada ja vi varios guias de vcs e nunca agradeci, felipe voce ganha com o tempo o pulo duplo é a penultima habilidade só ir completando as missoes da historia

  3. no jogo dust ja estou no nivel 44 mas cada nivel q eu passo não ganho mais ponto de habilidade sendo que nem encheu todos os quadrinhos ainda de saude ataque defesa e da fidquet la porque que eu não ganho mais ponto quanto passo de nivel?

  4. cara como ganho abilidade de deslizar na hidden cove

  5. Essa habilidade de deslizar vc consegue quando vai fazer a missão secundária para o velhinho em frente a um local que pode deslizar. Ele quer o pau de madeira dele…vc fala com ele e ele lhe dará a gema cor vermelha que vc usa lá embaixo do mapa e no fim conseguirá a habilidade.

  6. como faço pra escalar as redes coloridas