Guia: Halo 4

Conquistas: 49 + 8 DLC
Pontos: 1360 

Halo 4 é a continuação da saga de Master Chief passando-se 4 anos depois dos acontecimentos de Halo 3. Após salvar o universo da extinção nos jogos anteriores, Master Chief vê-se agora num planeta Forerunner descobrindo segredos que se acreditavam extintos. Com novos modos de jogo e um modo cooperativo por episódios, Halo 4 consegue manter o nível dos seus antecessores e possivelmente superá-los em alguns aspectos, mostrando-se um concorrente de peso no catálogo da Xbox 360.

D07-T08

Conquistas Offline: 44|Online: 13
Contém DLC com conquistas

Halo 4  não tem uma única conquista perdível. Dito isto poderão jogar o jogo ao vosso ritmo preferido e tentar as conquistas mais tarde.

Campanha
A minha recomendação é que comecem por aqui. Pessoalmente sou fã da saga Halo, e tendo em conta que o modo cooperativo tem alguns acontecimentos acontecimentos em comum com a história, é uma boa maneira de evitar spoilers. Em termos de dificuldade, se já se sentirem à vontade com o jogo recomendo começarem logo na dificuldade Lendário, com um parceiro coop. Deste modo também desbloqueiam as conquistas referentes ao coop e a conquista “The Legend of 117 (A Lenda de 117)” de passar a campanha nesta dificuldade.

Uma vez familiarizados, sugiro que tentem passar a campanha novamente, mas desta vez a Solo, uma vez que agora já conhecem o layout dos níveis.
Existem também 1 conquista por missão que poderão fazer enquanto jogam nestas duas dificuldades acima, no entanto, como são objectivos bastante rápidos e directos de se fazer recomendo que para essas conquistas joguem na dificuldade indicada no guia a fim de se tornar mais fácil.

Spartan Ops
Este é o modo cooperativo do Halo 4. Seguindo a tripulação a bordo da nave Infinity, o jogador controla um membro de um esquadrão Spartan, por várias e distintas missões. A novidade deste modo de jogo é o seu formato episódico, onde todas as semanas sai um novo capítulo com um pequeno vídeo e história associada a ele. Na altura de lançamento deste guia, já se encontram os primeiros 5 episódios completos para jogar, portanto todas as conquistas referentes a eles são possíveis de serem feitas.

Tal como na campanha, sugiro que joguem primeiro em coop e ou solo a fim de completarem a história e depois façam as conquistas de missões específicas.

War Games
Se forem jogadores ávidos de online este é sem dúvida o modo onde passarão mais tempo. Apenas existem 2 conquistas que requerem que ganhem até 20 jogos neste modo, algo bastante fácil com o tempo. Têm também 2 conquistas para ganharem desafios, mas tal como as de ganhar jogos, são feitas facilmente com o tempo de jogo.

Dawn – 10 
Complete mission 1 on any difficulty. (Conclua a Missão 1 em qualquer dificuldade.)

Conquista desbloqueada durante a história.

halo4-requiem-achievement     
Requiem – 10 

Complete mission 2 on any difficulty. (Conclua a Missão 2 em qualquer dificuldade.)

Conquista desbloqueada durante a história.

halo4-forerunner-achievement     
Forerunner – 10 

Complete mission 3 on any difficulty. (Conclua a missão 3 em qualquer dificuldade.)

Conquista desbloqueada durante a história.

halo4-infinity-achievement     
Infinity – 10 

Complete mission 4 on any difficulty. (Conclua a Missão 4 em qualquer dificuldade.)

Conquista desbloqueada durante a história.

halo4-reclaimer-achievement     
Reclaimer (Reclamante) – 10 

Complete mission 5 on any difficulty. (Conclua a Missão 5 em qualquer dificuldade.)

Conquista desbloqueada durante a história.

halo4-shutdown-achievement     
Shutdown (Desligamento) – 10 
Complete mission 6 on any difficulty. (Conclua a missão 6 em qualquer dificuldade.) 

Conquista desbloqueada durante a história.

halo4-composer-achievement     
Composer – 10 
Complete mission 7 on any difficulty. (Conclua a missão 7 em qualquer dificuldade.)

Conquista desbloqueada durante a história.

halo4-midnight-achievement     
Midnight – 10 
Complete mission 8 on any difficulty. (Conclua a Missão 8 em qualquer dificuldade.)

Conquista desbloqueada durante a história.

halo4-wake-up-john-achievement     
Wake Up, John (Acorda, John) – 20 

Complete the Campaign on Normal or harder. (Conclua a Campanha em Normal ou mais difícil.)

Conquista desbloqueada quando terminarem a história. Terão que completar todos os capítulos a solo ou Coop na dificuldade Normal ou superior.

halo4-i-need-a-hero-achievement     
I Need a Hero (Preciso de um Herói) – 40 

Complete the Campaign on Heroic or harder. (Conclua a Campanha em Heroico ou mais difícil.)

Conquista desbloqueada quando terminarem a história. Terão que completar todos os capítulos a solo ou Coop  na dificuldade Heróico ou superior.

halo4-the-legend-of-117-achievement     
The Legend of 117 (A Lenda de 117) – 70 

Complete the Campaign on Legendary difficulty. (Conclua a Campanha em dificuldade Lendário.)

Conquista desbloqueada quando terminarem a história. Terão que completar todos os capítulos a solo ou Coop na dificuldade Lendário. Se tiverem dificuldade joguem com mais um amigo e levem os níveis com calma, matando os inimigos de longe quando possível. Se jogarem cooperativamente e um jogador morrer, renasce passado pouco tempo ao pé do jogador ainda vivo, desde que este não esteja num tiroteio. Usem isto para recuperarem munições e aguentar mais tempo em partes difíceis.

halo4-lone-wolf-legend-achievement     
Lone Wolf Legend (Lenda do Lobo solitário) – 90 

Complete the Campaign solo on Legendary difficulty. (Conclua a Campanha sozinho em dificuldade Lendária.)

Conquista desbloqueada quando terminarem todos os capítulos a solo na dificuldade Lendário. Esta é talvez a conquista mais difícil de obter no jogo. A minha recomendação é levarem as coisas com calma tentando eliminar os inimigos de longe. Utilizem muito a DMR ou Battle Riffle (e tentem fazer o máximo de headshots), juntamente com a Plasma Pistol para desabilitar os escudos dos inimigos. Usem e abusem dos vossos equipamentos (holograma, invisibilidade, etc) uma vez que vos poderão salvar de inúmeras situações. Em espaços abertos podem também tentar fazer uma corrida até um checkpoint sem eliminar todos os inimigos poupando assim munições e tempo. Existem também várias secções de veículos onde poderão passar por todos os inimigos se tiverem perícia o suficiente para se desviar dos tiros.

Uma outra solução caso estejam muito desesperados passa por completarem o jogo todo uma primeira vez (sugiro coop em lendário para se habituarem à dificuldade e desbloquearem a conquista “Bromageddon“) e ao jogarem em solo na dificuldade lendário em cada uma das missões metam para começar do último checkpoint. Desta maneira apenas terão que completar a última parte de cada missão, conseguindo terminar a campanha mais depressa e facilmente.

halo4-skullduggery-achievement     
Skullduggery (Ardiloso) – 15 
Complete any Campaign mission with 3 or more Skulls on Heroic or harder. (Conclua qualquer missão de Campanha com 3 ou mais Crânios em Heroico ou mais difícil.)

Esta conquista é bastante fácil, contando que escolhem 3 caveiras fáceis. A minha recomendação são as caveiras: ‘Cowbell’, ‘Grunt Birthday Party’ e ‘IWHBYD’ que não influenciam em nada a dificuldade da missão. Uma vez escolhidas façam uma missão à vossa escolha, completem-na e a conquista é vossa. Notem que poderão começar do último checkpoint da missão, acelerando assim a finalização da mesma.

halo4-bropocalypse-achievement     
Bropocalypse – 10 

Complete any Campaign mission cooperatively on Heroic or harder. (Conclua qualquer missão de Campanha em cooperativa em Heroico ou mais difícil.)

Completem uma missão da campanha cooperativamente com um parceiro na dificuldade Heróico ou superior.

halo4-bromageddon-achievement     
Bromageddon – 40 
Complete the Campaign cooperatively on Heroic or harder. (Conclua a Campanha em cooperativa em Heroico ou mais difícil.)

Completem o modo campanha cooperativamente com um parceiro na dificuldade Heróico ou superior. Se jogarem na dificuldade Heróico não terão muita dificuldade. Se um dos jogadores morrer, renascerá ao pé do outro, contando que este não esteja sob fogo inimigo.  Aproveitem esta vantagem para reabastecer armas e munições (matando um dos jogadores ele renasce com armas e munições), para servir de isco, entre outros.

halo4-contact-the-domain-achievement     
Contact the Domain (Contate o Domínio) – 10 

Find a Terminal in the Campaign. (Encontre um Terminal na Campanha.)

Vejam a conquista “Terminus (Terminus)“.

halo4-terminus-achievement     
Terminus (Terminus) – 50 

Find all of the Terminals in the Campaign. (Encontre todos os Terminais na Campanha.)

Existem 7 terminais espalhados pela campanha (1 por capítulo). Terão que os activar a todos para desbloquearem a conquista. Poderão activá-los na ordem que preferirem e uma vez activados, poderão ver o seu conteúdo no halo waypoint (os terminais permitem-vos descobrir códigos para colocarem no waypoint e receber XP extra). Em baixo deixo um vídeo que mostra a localização dos 7 terminais.

halo4-digging-up-the-past-achievement     
Digging up the Past (Reminiscências do Passado) – 20 

In mission 1, find and access Chief’s record. (Na missão 1, encontre e acesse o registro do Chief.)

Esta conquista é bastante rápida de desbloquearem. Na 1ª missão mal comecem a andar com o Master Chief chegarão a um corredor com umas escadas de lado. Em vez de seguirem pelo corredor desçam as escadas e activem o terminal. Ao fazerem isto a conquista é desbloqueada. Em baixo deixo um vídeo para vos ajudar a visualizar melhor.

halo4-midnight-launch-achievement     
Midnight Launch (Lançamento Midnight) – 20 

In mission 2, get significant air in the Warthog at midnight. (Consiga espaço substancial no Warthog em midnight na missão 2.) 

Esta conquista requer que façam um salto de warthog exactamente à meia noite, ou seja quando o relógio da Xbox marcar as 00:00. Têm apenas um minuto para fazer um salto o que não é muito difícil se já se encontrarem em posição antes da meia noite. Uma vez posicionados esperem que o relógio dê as doze badaladas e façam o vosso salto, desbloqueando a conquista.

Caso não possam ou não queiram esperar até à meia noite, podem sempre alterar a hora da vossa Xbox. Para tal terão que estar offline (não ligados ao LIVE) e ir às definições de sistema, ao separador ‘Definições de Console’ e aí alterar a hora. Sugiro que coloquem pelo menos 5 minutos antes da meia noite, o que vos dará tempo de sobra para conseguirem ligar o jogo e se posicionarem com o Warthog. Deixo o aviso que se fizerem a conquista Offline, a mesma não ficará com uma data e hora associada ao perfil (para quem se importar com essas coisas).

Em baixo deixo um vídeo que mostra um método parecido ao de mudar a hora, mas que consiste apenas em mudar o fuso horário (adiando ou atrasando a hora, conseguindo assim fazer a conquista online), bem como um local para fazerem o salto de Warthog.

halo4-this-is-my-rifle-this-is-my-gun-achievement     
This is my Rifle, This is my Gun (Meu Fuzil, Minha Arma) – 20 

In mission 3, carry a UNSC weapon all the way through on Heroic or harder. (Na missão 3, transporte uma arma UNSC o tempo todo em Heroico ou mais difícil.)

Para esta conquista terão que levar uma arma UNSC até ao final da missão 3. Notem que começam com armas UNSC mas ao morrerem não renascerão com elas (se estiverem a jogar em coop). Também não existem munições para estas armas ao longo da missão, portanto terão que carregar uma delas sem munições até ao final.

Tendo em conta a dificuldade, o melhor método é mesmo jogarem com um amigo. Deste modo poderão renascer se forem mortos e o vosso amigo (jogador secundário) poderá proteger-vos e não vos deixar perder a arma.

Caso não tenham ninguém com quem jogar, podem também ligar um segundo comando e jogar em modo coop. No entanto controlam o 2º jogador e cheguem até ao final da missão. No final da missão, mesmo antes de a terminarem joguem novamente com o 1º jogador e acabem a missão. Deste modo conseguem a conquista facilmente.

A terceira hipótese e se quiserem o desafio extra, passa por jogarem completamente sozinhos. Nota que deste modo se morrerem recomeçarão o checkpoint mas manterão as armas que tinham na altura. Por isso desde que levem sempre uma arma UNSC convosco não deverão ter problemas em terminar a missão com essa arma. De resto as dicas são as mesmas. Bastante calma e tentem eliminar os inimigos à distância.

halo4-bros-to-the-close-achievement     
Bros to the Close (Irmãos Unidos) – 20 

Complete mission 4 without one preventable Marine death on Heroic or harder. (Conclua a missão 4 sem uma morte evitável de Fuzileiro em Heroico ou mais difícil.)

Na 4ª missão terão que conseguir salvar todos os marines (ou seja, não podem deixar nenhum morrer) em heróico para desbloquearem esta conquista.

Existem 2 grupos de marines que poderão salvar: um composto por dois e o outro composto por quatro marines. Podem começar logo no checkpoint Bravo, caso já tenham completado previamente a missão, o que torna a missão mais rápida a acabar. Outra dica útil passa por jogarem em coop. Ao serem 2 jogadores, é mais fácil conseguir desviar o fogo inimigo dos marines que terão que proteger, além de terem mais poder de fogo contra o inimigo.

Tendo em conta que começam o checkpoint com 2 marines atrás de vocês, uma boa estratégia passa por correrem logo para perto dos inimigos de forma a estes ficarem a disparar contra vocês, ignorando e salvando a vida aos vossos parceiros. Tiros certeiros com almas de longo alcance são uma boa estratégia, bem como tiros de perto com shotguns. Para esta conquista não poderão usar a táctica de ficar longe e ir matando, por isso terão que ser rápidos o suficiente a eliminar os inimigos mais de perto.

Em baixo deixo um vídeo para vos ajudar a visualizar melhor esta conquista:

halo4-mortardom-achievement     
Mortardom – 20 

In mission 5, steal a Wraith and use it to kill at least four enemy Wraiths on Heroic or harder. (Na missão 5, roube um Wraith e mate ao menos quatro Wraiths inimigos em Heroico ou mais difícil.)

Para esta conquista terão que roubar um Wraith (tanque inimigo dos Covenant) e dentro deste destruir pelo menos outros 4 Wraiths. A dificuldade desta conquista passa mesmo por conseguirem roubar o Wraith. Para tal, terão que conseguir matar o condutor do mesmo, ou fazer com que este saia do veículo. A melhor estratégia passa por dispararem um tiro carregado da Plasma Pistol (que podem apanhar logo no início do nível, num dos armários de munições dos Covenant) contra o Wraith. Este tiro irá imobilizar o tanque durante alguns segundos, dando-vos a oportunidade de eliminarem o gunner do Wraith (o Elite na turreta).

Ao fazerem isto têm agora 2 boas opções:
Ou entram dentro da turreta, o que fará com que o condutor abandone o veículo, dando-vos assim a hipótese de o roubar, ou então paralisam mais uma vez o tanque com a plasma Pistol e matam o condutor que se encontra num compartimento mesmo em frente à turreta (de preferência com golpes melee de forma a não danificar o veículo).

Uma vez o condutor fora do veículo poderão finalmente roubá-lo. Agora dentro do tanque basta destruirem mais 4 Wraith que estão espalhados ao longo do nível. Notem que precisarão de chegar a uma 2ª zona da missão para conseguir destruir os 4 necessários. Uma vez que não conseguem levar o Wraith que roubaram inicialmente para esse lugar, terão que roubar outro.

Podem sempre matar os vossos colegas de equipa controlados pela IA de forma a estes não destruírem os Wraiths inimigos. Isto torna a missão ligeiramente mais difícil (uma vez que estão a jogar em Heróico), mas ao menos garante que ninguém vos rouba os veículos a destruir.

Em baixo deixo um vídeo que usa esta técnica de usar a Plasma Pistol para imobilizar o Wraith e aproveitar esses segundos para conseguir abordar o mesmo.

halo4-explore-the-floor-achievement     
Explore the Floor (Explore o Solo) – 20 

In mission 6, trick or force a Hunter to fall to his demise. (Na missão 6, influencie ou force um Caçador a cair e morrer.)

Existem 2 hunters no final desta missão. Para pouparem tempo, comecem logo no último checkpoint – delta (se já tiverem completado a missão previamente) para não terem que passar toda a missão e de preferência joguem na dificuldade fácil. Antes de chegarem aos hunters terão primeiro que eliminar grunts, jackals e alguns elites. Um dos elite tem uma Fuel Rod (uma arma amarela que manda tiros de plasma explosivos). Apanhem esta arma pois ser-vos-á bastante útil para a conquista. Uma vez chegado ao pé dos hunters têm várias estratégias a adoptar.

Para chegarem à plataforma terão que passar uma ponte que desaparecerá uma vez passada. Se ficarem nesta ponte a atrair os hunters e tendo em conta o espaço apertado da ponte, terão uma boa hipótese de quando eles se lançarem contra vocês caírem para o abismo.

Se já tiverem passado a ponte, procurem algum dos hunters à beira do abismo e usem o vosso jetpack para o atrair para perto de vocês que estarão a voar sobre o abismo. Desta forma conseguem enganar os hunter a irem contra vocês e a caírem no abismo. Caso os dois hunter se encontrem longe dos limites da plataformas atraiam pelo menos um deles, aproximando-se do hunter que pretendem atrair (se estiverem longe eles dispararão contra vocês, em vez de irem lançados). Nesta altura o Fuel Rod ajuda bastante. Ao dispararem com esta arma e tendo em conta o escudo e a vida dos hunters, estes serão projectados para trás com a força do disparo. Portanto se conseguirem colocar um hunter à beira da plataforma e a técnica do jetpack não funcionar, usem o vosso Fuel Rod para dar o último empurrão. Notem que podem cair no abismo com o Hunter e mesmo assim desbloquear a conquista.

A conquista não é difícil, mas o tempo que podem perder a tentar fazê-la varia bastante. Em baixo deixo 2 vídeos que vos mostram o local e as técnicas descritas acima.

Técnica da Ponte

Atrair para a beira da plataforma

halo4-give-him-the-stick-achievement     
Give Him the Stick (Dê o Adesivo a Ele) – 20 

In Mission 7, in solo Campaign, take out both Hunters using only the Sticky Detonator. (Na missão 7, na Campanha individual, derrote ambos os Caçadores usando somente o Detonador Adesivo.)

Logo no início da missão um colega morrerá e deixará cair o Sticky Detonator. Apanhem a arma e continuem a missão. Mais à frente chegarão a uma sala com 2 hunters. Se estiverem a jogar na dificuldade fácil, 2-3 tiros chegarão para eliminar cada hunter. No entanto se preferirem podem atirar uma granada para cada um deles para os enfraquecer primeiro e depois usarem o Sticky Detonator para dar os golpes finais. Caso fiquem sem munições para a arma, podem ir até à divisão no fundo da sala que contém munições extra para o Sticky Detonator.

Em baixo deixo um vídeo para vos ajudar nesta conquista.

halo4-chief-smash-achievement     
Chief, Smash! (Chief, detona!) – 20 

In mission 8, kill 3 Crawlers in one hit with the Gravity Hammer. (Na missão 8, mate 3 Crawlers com um disparo do Martelo de Gravidade.)

Comecem a missão 8 no checkpoint Bravo. Joguem a missão normalmente até chegarem a uma sala (depois de entrarem num portal) com várias armas para escolherem. Desta sala levem o Martelo de Gravidade. Quando saírem desta sala terão um Promethean Knight à vossa espera bem como vários Crawlers (os inimigos que se parecem com cães). Nesta secção é possível matar 3 Crawlers com uma martelada, mas caso não consigam não precisam de ir a correr fazer load ao checkpoint, pois existe uma zona melhor que esta para a conquista.

Numa fase mais adiante chegarão a um local que terão que defender. Nesta zona aparecerão inúmeros Crawlers para vos matar. Esperem até que tenham uns 5+ Crawlers à vossa volta e tentem matar 3 com uma martelada.

Não é uma conquista difícil mas deixo em baixo um vídeo para vos ajudar.

halo4-not-some-recruit-anymore-achievement     
Not Some Recruit Anymore (Não É Mais Um Recruta) – 15 

Rank up your Spartan-IV to SR-5. (Avance seu Spartan-IV para SR-5.)

Vejam a conquista “Movin’ On Up (Avançando)“.

halo4-movin-on-up-achievement     
Movin’ On Up (Avançando) – 25 

Rank up your Spartan-IV to SR-20. (Avance seu Spartan-IV para SR-20.) 

Esta conquista requer que atinjam o rank (ou nível) 20. Recebem primariamente XP ao completarem jogos nos War Games ou no Spartan Ops (modos competitivo e cooperativo respectivamente). Recebem também XP ao completar os desafios diários, semanais e mensais, que poderão ver no menu do vosso jogo. Por fim podem ainda ganhar XP desbloqueando  recomendações ganhas ao atingirem certas metas, como por exemplo matar X inimigos com dada arma, ou conseguir X medalhas em jogos online entre outros.

Com tudo isto dito, não deverão levar muito tempo até atingir o nível 20 se jogarem War Games ou Spartan Ops, uma vez que durante estes jogos irão também desbloquear recomendações e completar os desafios.

halo4-i-u003c3-red-vs-blue-achievement     
I \u003c3 Red vs Blue (Vermelha vs Azul) – 15 

Win 5 War Games matchmaking matches. (Vença 5 partidas de organizar um jogo de Jogos de Guerra.) 

Necessitam de ganhar 5 War Games para desbloquear a conquista. War Games é o modo online competitivo do Halo 4. Esta conquista é desbloqueada facilmente com o tempo, quer joguem bem ou mal. Se tiverem mais dificuldades joguem em modos de Big Team Slayer, uma vez que as equipas são de maiores dimensões e tornar-se-á mais fácil.

halo4-hanging-on-the-combat-deck-achievement     
Hanging on the Combat Deck (Firme no Convés de Combate) – 30 

Win 20 War Games matchmaking matches. (Vença 20 partidas de organizar um jogo de Jogos de Guerra.)

Necessitam de ganhar 20 War Games para desbloquear a conquista. War Games é o modo online competitivo do Halo 4. Esta conquista é desbloqueada facilmente com o tempo, quer joguem bem ou mal. Se tiverem mais dificuldades joguem em modos de Big Team Slayer, uma vez que as equipas são de maiores dimensões e tornar-se-á mais fácil.

halo4-operation-completion-achievement     
Operation Completion (Conclusão da Operação) – 15 

Complete a Spartan Ops Mission on any difficulty. (Conclua uma Missão Spartan Ops em qualquer dificuldade.) 

Spartan Ops é o modo cooperativo do Halo 4. Consiste em vários episódios compostos por capítulos com um arco de história complementar à da campanha principal (segue as aventuras dos Spartans a bordo da nave Infinity). Para esta conquista apenas terão que completar uma das missões.

halo4-a-legendary-episode-achievement     
A Legendary Episode (Um Episódio Lendário) – 40 

Complete all chapters in Spartan Ops Episode 1 on Legendary difficulty. (Conclua todos os capítulos do Episódio 1 de Spartan Ops em dificuldade Lendária.)

Existem 5 capítulos no 1º episódio para passar. As dicas para esta conquista são as mesmas que tenho referido ao longo do guia. Joguem com vários parceiros para terem mais poder contra o inimigo, tentem eliminar os inimigos de longe e acima de tudo avancem com calma e cuidado e tentem manter o vosso escudo activo a toda a hora. Notem que no Spartan Ops quando morrem renascem logo, portanto podem também adoptar uma abordagem mais frenética e tentar ir mais para o meio da acção.

halo4-dedicated-to-crimson-achievement     
Dedicated to Crimson (Dedicado a Crimson) – 80 

Complete all chapters in the first 5 episodes of Spartan Ops on any difficulty. (Conclua todos os capítulos nos primeiros 5 Episódios de Spartan Ops em qualquer dificuldade.)

Cada episódio tem 5 capítulos e demora cerca de 1-3 horas a completar (dependendo da dificuldade). Para esta conquista poderão passar os episódios na dificuldade mais fácil.

halo4-crimson-alone-achievement     
Crimson Alone (Crimson Sozinho) – 20 

Complete a Spartan Ops chapter solo on Legendary. (Conclua um capítulo de Spartan Ops sozinho em Lendária.)

Apenas terão que completar 1 capítulo sozinho em Lendário no Spartan Ops para desbloquearem esta conquista o que não é muito difícil. A minha recomendação é o 3º capítulo do 1º episódio. Além de terem vidas infinitas terão vários veículos à vossa disposição o que torna bem mais fácil de completar.

halo4-roses-vs-violets-achievement     
Roses vs Violets (Rosas vs Violetas) – 20 

Find one of the RvB Easter Eggs in Spartan Ops. (Encontre um dos Easter Eggs RvB em Spartan Ops.)

Cada episódio do modo Spartan Ops contém 1 Easter Egg do Red vs. Blue (popular série online). Estes easter eggs consistem em modificações nos diálogos que ouvirão na missão e podem ser activados descobrindo um caixote num dos capítulos e disparar sobre eles.

Se forem fãs da série certamente gostarão de os ouvir todos portanto deixo em baixo uma playlist que mostra todas as suas localizações. Para a conquista apenas precisam de activar um.

halo4-no-one-left-behind-achievement     
No One Left Behind (Ninguém Ficou Para Trás) – 20 

Save at least one Marine in Chapter 3 of Episode 2 of Spartan Ops on Heroic or harder. (Salve pelo menos um Fuzileiro no Capítulo 3 do Episódio 2 de Spartan Ops em Heroico ou mais difícil.)

Esta conquista tem um método bastante fácil de se fazer. No início da missão, todos os marines são invulneráveis até salvarem o último grupo de marines. Aproveitem este simples facto e empurrem um ou mais marines para um penhasco que tem uma pequena plataforma para eles ficarem lá. Desta forma os soldados ficarão presos e não morrerão. Para a conquista apenas precisam de salvar 1, mas se usarem este método, aconselho a salvar pelo menos 2 não vá um cair do penhasco. Em baixo deixo um vídeo que mostra o local do penhasco e como fazer este método.

Caso prefiram jogar mais honestamente recomendo jogarem com uma equipa de 4 e andarem sempre perto dos marines (quando estes ficarem vulneráveis). Tentem também despachar ao máximo a missão e aproveitem os ghosts inimigos.

halo4-knight-in-white-assassination-achievement     
Knight in White Assassination (Knight no Assassinato Branco) – 20 

Assassinate a Knight in any Spartan Ops mission. (Assassine um Knight em qualquer missão Spartan Ops.)

Esta conquista faz-se facilmente no capítulo 4 do 1º episódio do Spartan Ops na dificuldade fácil. Para o vosso loadout da missão escolham a visão Promethean de modo a poderem ver os inimigos pelas paredes. Logo no início da missão, depois de activarem o 1º mapa e eliminarem os inimigos da vossa sala, terão um Promethean Knight à vossa espera no corredor. Antes de o confrontarem usem a vossa visão Promethean para o ver por entre as paredes. Quando ele se colocar de costas para vocês e a uma distância relativamente perto avancem para as suas costas e apertem o botão RB para o assassinarem e desbloquearem a conquista.

Em baixo deixo um vídeo para vos ajudar.

halo4-what-power-outage-achievement     
What Power Outage? (Que Falta de Energia?) – 20 

Complete Chapter 4, Episode 5 of Spartan Ops without losing a generator on Heroic or harder. (Conclua o Capítulo 4, Episódio 5 de Spartan Ops sem perder um gerador em Heroico ou mais difícil.)

Existem 2 bons métodos para fazer esta conquista.

Se forem jogadores experientes poderão tentar jogar o capítulo sozinhos, uma vez que a solo terão inúmeros Mantis à vossa disposição. Activem as turretas de defesa e posicionem-se entre os geradores que têm que defender. Quando o vosso mantis estiver com pouca vida saiam e vão buscar outro. Aproveitem este tempo também para reactivar as turretas caso estas tenham sido desactivadas.

A outra solução passa por jogar com amigos. A vários jogadores já não terão tantos Mantis, portanto a estratégia passa por usarem Warthogs, mais precisamente os Warthogs com os Gauss Cannons. Tentem posicionar os Warthogs entre os geradores e os inimigos e activem sempre as turretas de defesa. Se estiverem com uma equipa de 4 pessoas, não deverão ter problemas em conseguir desbloquear a conquista.

halo4-no-easy-way-out-achievement     
No Easy Way Out (Sem Saída Fácil) – 20 

In Ch 1, Ep 5 of Spartan Ops survive the enemy assault during the defense on Normal or harder. (No Cap. 1, Ep. 5 de Spartan Ops, resista ao inimigo durante a defesa em Normal ou mais difícil.)

Ao contrário da descrição, esta conquista apenas pode ser feita na dificuldade Heróico ou superior. E ao contrário do que possa parecer, poderão morrer as vezes que quiserem e mesmo assim desbloquear a conquista.

Numa parte mais avançada da missão, terão que carregar em 3 botões laranja, enquanto eliminam waves infinitas de inimigos. O segredo aqui passa por não activar o 3º botão e ficar a eliminar os inimigos, caso contrário a missão acabará e não desbloquearão a conquista. Ao fim de defenderem umas quantas waves, a conquista desbloquear-se-á. Poderão jogar sozinhos ou com parceiros e morrer sem se preocuparem, uma vez que renascem perto do combate.

halo4-the-challenged-achievement     
The Challenged (O Desafiado) – 10 

Complete a Challenge. (Conclua um Desafio.)

Vejam a conquista “The Challenger (O Desafiante)“.

halo4-the-challenger-achievement     
The Challenger (O Desafiante) – 20 

Complete 25 Challenges. (Conclua 25 Desafios.) 

Existem desafios diários, semanais e mensais que poderão fazer para ganharem XP extra. Estes desafios podem ser sobre um dos 3 modos de jogo (campanha, Spartan Ops ou War Games) e os requisitos que vos pedem não são nada por aí além na maioria das vezes. Obviamente, quanto maior a duração do desafio, maior o tempo que demorarão a completar. Um bom exemplo é um desafio mensal que consiste em fazer 117 jogos de War Games.

De qualquer das maneiras, se jogarem o jogo normalmente e forem fazendo umas partidas online de vez em quando não terão dificuldade nenhuma em fazer os 25 desafios.

halo4-armorer-achievement     
Armorer (Fabricante de Armaduras) – 5 

Change your Spartan’s armor in the Spartan Armor card. (Troque a armadura do seu Spartan no cartão de Armadura de Spartan.)

Para trocarem a armadura do vosso spartan basta irem ao Spartan Hub (botão Start), escolherem a opção ‘Personalizar’ e escolherem uma nova peça de armadura.

Notem que desbloqueiam a vossa primeira peça de armadura apenas do nível 8 (SR-8), portanto terão que jogar uns poucos War Games ou Spartan Ops antes de poderem desbloquear a conquista.

halo4-badge-achievement     
Badge (Distintivo) – 5 

Change your Emblem in the Spartan ID card. (Troque seu Emblema no cartão de Spartan ID.)

Para trocarem o emblema do vosso spartan basta irem ao Spartan Hub (botão Start), escolherem a secção de emblemas e trocarem por um diferente.

halo4-pwnd-achievement     
PWND – 5 

Change your Service Tag in the Spartan ID card. (Troque sua Etiqueta de Serviço no cartão de Spartan ID.)

Para alterarem o vosso tag de serviço basta irem ao Spartan Hub (botão Start), escolherem a secção de Service Tag escreverem uma nova.

halo4-what-a-poser-achievement     
What a Poser! (Que Pose!) – 5 

Change your Spartan’s pose in the Spartan ID card. (Troque a pose do seu Spartan no cartão Spartan ID.)

Para trocarem a pose do vosso spartan basta irem ao Spartan Hub (botão Start), escolherem a secção de personalização e alterarem a pose para uma diferente.

Notem que a primeira pose apenas desbloqueiam no nível 13 (SR-13), portanto terão que jogar uns poucos War Games ou Spartan Ops antes de poderem desbloquear a conquista.

halo4-the-cartographer-achievement     
The Cartographer (O Cartógrafo) – 5 

Create and save a Custom Map in Forge. (Crie e salve um Mapa Personalizado em Fornalha.) 

O modo Forge no Halo 4 permite-vos criar editar mapas e modos de jogo, para poderem jogar e partilhar com o resto da comunidade. Para esta conquista carreguem algum mapa, façam alguma alteração nele (podem colocar uma arma, meter algum objecto, etc) e finalmente gravem o mapa.

halo4-game-changer-achievement     
Game Changer (Alterador do Jogo) – 5 

Create and save a Custom Game type in War Games. (Crie e salve um tipo de Jogo Personalizado em Jogos de Guerra.) 

Para esta conquista vão ao modo de Jogo War Games, e seleccionem Custom Game (Jogo Personalizado). Escolham um tipo de jogo qualquer e de seguida vão às opções desse jogo e façam alguma alteração. Depois de alterarem alguma coisa carreguem no botão Y e guardem o novo modo de jogo, desbloqueando a conquista.

halo4-snapshot-achievement     
Snapshot! (Instantâneo!) – 5 
Save a Screenshot from the Theater. (Salve uma Captura de Tela do Cinema.)

No modo Theater poderão ver os vídeos dos vossos jogos recentemente jogados. Simplesmente seleccionem um dos vídeos, e durante a visualização do mesmo tirem uma fotografia e gravem-na.

halo4-the-director-achievement     
The Director (O Diretor) – 5 

Save a Film Clip from the Theater. (Salve um Clipe de Filme do Cinema.) 

No modo Theater poderão ver os vídeos dos vossos jogos recentemente jogados. Simplesmente seleccionem um dos vídeos, e durante a visualização do mesmo façam um pequeno clip e gravem-no.

halo4-sharing-is-caring-achievement     
Sharing is Caring (Compartilhar é Cuidar) – 5 

Upload a File to your File Share. (Carregue um arquivo no seu Compartilhamento de Arquivo.)

No vosso Spartan Hub (Botão Start) vão ao separador Definições e Ficheiros e aí escolham o vosso File Browser (Explorador de Ficheiros). Caso já tenham alguma imagem, vídeo, mapa ou modo de jogo guardado apenas terão que o seleccionar e fazer partilhar, desbloqueando a conquista.

Voltar ao Planeamento

Anúncios

Posted on 17 de Fevereiro de 2013, in Acção, First-Person Shooter and tagged , , , . Bookmark the permalink. 35 comentários.

  1. Mais um excelente guia feito por vocês!

    Penso em começar a jogar a série Halo, deveria seguir alguma sequência?

    Abraços e continuem com o ótimo trabalho!

  2. A saga do Master Chief começa no halo Combat Evolved (1ª Xbox e PC), depois segue pelo 2 (1ª Xbox e PC), 3 e 4 (ambos na 360).

    Uma vez que o 4 começa uma nova trilogia não perde nada em começar por aí, mas recomendo começar pelo primeiro da série.

    O Halo ODST acho o mais fraco da série, mas tem uma ou outra coisa interessante. Controla um marine em eventos paralelos aos do Halo 2. Varia um bocado as mecânicas porque neste já não tem o fato do Master Chief tornando-se muito mais vulnerável.

    O Halo Reach é uma prequela à trilogia, acabando onde o halo Combat Evolved começa.

    E por fim o Halo Wars sai do género FPS e vai para RTS. É interessante mas como é um jogo de consola não aprofunda nada por aí além o género, o que desilude quem gosta. Mas tendo em conta que é para uma consola até saiu um bom jogo.

    Para não me alongar deixo aqui o resumo:
    A minha sugestão seria pela ordem que saíram -> 1,2,3,ODST, Reach,4
    Mas se preferir antes a ordem cronológica -> reach,1,2,ODST,3,4

  3. Beleza Tairum, muito obrigado pelas informações, serão muito úteis!

    Abraços e continuem com o ótimo trabalho no site!

  4. Opa! Ótimo guia, agora vou começar a buscar as conquistas!!!

  5. valeu aí pelo guia vai ajudar muito!

  6. -EDITADO POR CHIEVEBOX-qando eu vo jogar algun jogo no modo infinity ele manda inserir um disco 2, e so compra e instala o disco 2 pra joga o modo infinity ??

  7. terá um guia para o borderlands 2?

  8. pra mim esse é o melhor site de conquistas,quais são os próximos guias?

    • Eu estou a fazer o guia do Spec Ops: The Line.
      Mas se quiser ajudar pode sempre contribuir com algum guia de conquistas 😉

      • Spec Ops, ta aí um jogo que quero pegar logo, é bom né tairum?

        • Em termos de jogablidade nem por isso. É bastante mediocre e a IA dos inimigos não é a melhor: ora são muito burros ora quase que vêem pelas paredes.

          No entanto o jogo brilha na historia e como esta é contada.
          Portanto sim, para mim valeu a pena. Não ao preço total mas assim a 50-75% de desconto vale a pena.

          • Então, pretendo pegá-lo via troca, um jogo usado de alguém, ou importar mesmo, que sai mais barato. Na verdade quero pegar porque li sobre o enredo, que é realmente bom, quero confirmar, valeu.

            A propósito, meu guia sobre Forza Horizon vai atrasar um pouco, mais por um bom motivo: comprei a DLC Rally e baixei a mais recente grátis, a 1000 Club, vou fazer um guia completo, com as 70 conquistas =)

    • Eu estou a tratar do guia do último DLC do Battlefield 3.

  9. Algum plano para o novo gears?
    posso ajudar ou fazer ele!

  10. poxa vcs nao sabem o qe de arma ta escondida junto com os destroços logo no inicio da missao 2 qando o Chief cai em Requiem la tam um bando de arma escondida la eu axei um ”rifle de precisao”, a ”sam’ e muitos rifles de batalha e rifles de assalto =D

  11. vai ter o guia do gears of war judgment?

  12. O Master Chief e um homem ou uma maqina ??

      • na verdade, nunca saberemos dizem que ele e um homem q viro maqina outros dizem q e uma maqina q virou homem .Pra min eu nao sei a resposta se ele fosse um homem seria mto fraco e morreria, se fosse uma maqina n teria sentimentos…

        • Master Chief é um soldado Spartan II. Um spartan é um ser humano que passa por processos de “melhoria”, por diversas cirurgias e quimicas diversas. Eles foram raptados quando crianças e desde entao treinaram para serem o auge da evoluçao humana. Eles tem super força, super agilidade, super resistencia, sao lideres naturais, e muitas outras coisas. Alem da armadura super pesada e super resistente que eles usam.

          Portanto, sim, Master Chief é um ser humano, que foi modificado geneticamente e psicologicamente

  13. Teve uma atualização de halo 4 que acrescentou algumas novas conquistas, só que ñ diz se elas são de DLC ou não

  14. Quero fazer uma pergunta: O que é preciso para ser um bom soldado Spartan? Por quê?

  15. por favor me repondam rápido!

  16. As conquistas da missão 4,5,6 não apareceram pra mim e eu já fechei o game. pq isso aconteceu ? vou ter que fechar novamente ??

    • Talvez porque você parou na metade e depois continuou ou mudou a dificuldade, tente iniciar a missão e terminar ela sem voltar pro menu de jogo que a conquista debloqueará!

  17. faz um guia de halo 3 pf,adorei o guia,ajudou muito

  18. Por um acaso alguém teve problema para passar da missão 4 para a 5? pois quando termino ela volta ao começo.